15 DICAS PARA INTERPRETAR TEXTOS

15 DICAS PARA INTERPRETAR TEXTOS

  1. Não se intimide com o tamanho do texto. Leia-o todo, procurando ter uma visão geral do assunto.
  2. Se encontrar palavras desconhecidas, mas conseguir entender o que está sendo dito, não interrompa a leitura, vá até o fim. Às vezes não é necessário utilizar o dicionário, pois o sentido da palavra fica claro no contexto.
  3. Leia novamente o texto e, agora sim, se achar necessário, sublinhe as palavras desconhecidas e procure-as em um dicionário. Saber o significado de um termo pode ampliar seu entendimento dele.
  4. Leia outras vezes o texto, se necessário, especialmente se for responder a perguntas sobre ele. Às vezes a primeira impressão que se tem sobre o texto é falsa e só se chega ao entendimento pleno dele após duas ou mais leituras atentas.
  5. Leia com perspicácia, observando os detalhes, percebendo o que vai dito nas entrelinhas – ou seja, observando até o que não é dito, mas fica sugerido.
  6. Fique atento(a) às mínimas palavras do texto. Elas não estão ali por acaso.
  7. Atenção ao que se pede. Às vezes, a interpretação está voltada para uma linha do texto; outras vezes, a questão está voltada à ideia geral do texto.
  8. Se o texto é longo, dividi-lo em partes para entender cada uma delas, separadamente, ajuda muito na compreensão.
  9. É possível que você discorde totalmente das ideias expostas no texto. Não permita que seu pensamento influencie seu entendimento daquilo que o texto diz. Claro que é possível discordar do texto e você pode, inclusive, se a questão solicitar isso, emitir sua opinião. Não se esqueça, entretanto, de que as alternativas, nas questões objetivas, são montadas de acordo com o pensamento expresso pelo autor.
  10. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procure a mais exata ou a mais completa.
  11. É possível que as alternativas não contemplem a verdade exata do texto. Não se preocupe com isso, mas procure a opção que melhor se enquadra no sentido do texto.
  12. Fique esperto(a) ao encontrar certos vocábulos que aparecem nas perguntas e que podem dificultar o entendimento daquilo que a questão espera de você: destoa, não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, etc.
  13. Às vezes o significado e a etimologia de uma palavra, ou mesmo sua semelhança com outra palavra, mais conhecida sua, denunciam a resposta certa.
  14. Mantenha-se em contínuo exercício de leitura e escrita. Quanto mais você ler e escrever, mais facilidade terá para interpretar textos nas provas e na vida.
  15. Sempre que possível, leia no papel. O texto virtual não prende nossa atenção como o texto impresso; isso, inclusive, já foi comprovado cientificamente.

 

Beijo&Carinho,

 

.

Compartilhe esta página as redes sociais:


4 thoughts on “15 DICAS PARA INTERPRETAR TEXTOS”

  • Olá, Jussara, concordo totalmente com o texto, ler mais de uma vez é fundamental para maior entendimento e, principalmente para emitir nossa opinião. Não ter pressa, jamais, melhor ler quando tivermos tempo e vontade.
    Beijo, uma feliz semana!

    • Olá, Taís. Pois não é? rs. Como diz uma amiga, a vontade é essencial. Creio mesmo que a cobrança da leitura em sala de aula, com atribuição de nota, é a grande responsável pelos leitores que o Brasil não tem. Abraço!

  • Oi Jussara, amei as dicas, concordo com você, ler um texto virtual é diferente do texto impresso, não me adaptei com os livros virtuais.
    Muitos beijos,Vi

    • Eu também não, Vi. Leio muito na internet, mas quando se trata de ler livros, ou poesia, preciso realmente do livro. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *