As leitoras de Vladimir Volegov

terça-feira, novembro 29, 2016 Jussara Neves Rezende 7 Comments


É impressionante a capacidade de Vladimir Volegov, artista plástico nascido no interior da Rússia, de retratar a figura humana. A época em que perambulou pela Europa, ganhando dinheiro a pintar retratos nas ruas de grandes cidades como Barcelona, Berlim e Viena, foi certamente decisiva para o aprimoramento desse talento natural já notado desde a adolescência.






Sua paleta de cores vibrantes associa-se aos traços simultaneamente delicados e marcantes das figuras que retrata e o resultado disso são imagens de uma sensibilidade atemporal.
É notável sua preferência pela figura feminina e, em especial – o que despertou meu interesse por sua obra – por jovens leitoras.




Na seleção que apresento aqui, observe que todas as mulheres estão às voltas com um livro: a maior parte delas totalmente absorvida pela leitura, embora algumas apareçam distraídas com alguma coisa que as faz abandonar o livro.




Eu gosto especialmente da primeira tela, que retrata a leitora de vestido laranja. Toda a pintura é muito linda: o cenário é bonito, as pinceladas são perfeitas – chegam mesmo a sugerir a água nas bordas da fonte e as dobras do vestido –, a jovem é linda e parece real. A terceira tela parece uma fotografia: a moça, de traços perfeitos, semelha estar olhando para quem procura analisá-la. 





Não gosto da leitora de blusa azul de frente para o mar, pois a posição em que se encontra me parece artificial demais; a última leitora, por outro lado, eu amo: sua maneira de ler é a mesma com que minha filha estuda desde sempre e neste exato momento estou a sentir saudades dela.
E você, gostou especialmente de alguma tela?

Beijo&Carinho,

Jussara


Obs.: Mais telas de Vladimir Volegov e telas de outros pintores que também retratam leitores podem ser encontradas em meu painel "Ler é uma arte", no Pinterest. Acesse aqui.

7 comentários:

  1. Oi Jussara,

    Lindas obras!
    Eu sou fã desse pintor também!

    Gosto de todas, inclusive a de frente para o mar, me parece refletir sobre o que está lendo dando uma pausa e olhando para o mar.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ju,
    A que mais gostei foi a sentada na relva. É como gostaria de estar fazendo agora mesmo. Se bem que a que está sentada na porta de casa é bem real! Adorei as pinturas!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Oi Jussara, é a Vi, lindas telas, fica difícil escolher uma,mas a moça do chapéu me chamou atenção pela luz e sombra sobre o corpo dela, gostei dela mexendo no cabelo, mas sera que ela lia mesmo, já que o vento levantou a pagina?
    Bom fim de semana,beijos,Vi

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, colega Jussara!
    Que lindas pinturas. A que mais gostei foi a da leitora com um sombrinha, apreciando além da leitura, as rosas ao seu redor. :)
    Ei, moça!
    Tem postagem nova lá em "GAM Dolls (2)". O conteúdo está super bacana, confira!
    Ficarei feliz com sua visitinha e comentário, sempre tão gentis.
    Tenha uma linda nova semana.
    Abração pra você! :)

    ResponderExcluir
  5. Muita paz e saúde no natal e em todos os dias do ano! Que o verdadeiro sentido do amor seja presente em todos os momentos, sempre! Felicidade. Ives Vietro

    ResponderExcluir
  6. Cultura costurada com sensibilidade, usando tintas e letras!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Volte sempre!