CLARICE GANHA ESTÁTUA NO RIO

CLARICE GANHA ESTÁTUA NO RIO

O bairro do Leme, na zona sul carioca, no qual a escritora Clarice Lispector viveu por 12 anos, inaugurou no último dia 15 uma estátua da escritora e de seu cão, Ulisses.

A ideia de homenagear Clarice partiu de Teresa Monteiro, professora de Literatura e biógrafa da escritora. Junto de Beth Goulart, que representou Clarice no teatro e apoiou o projeto, Teresa criou um abaixo-assinado para que a estátua fosse erguida.

“Foi um conjunto de forças”, portanto, segundo a própria idealizadora do projeto, o que levou à concretização da obra. O escultor Edgar Duvivier, inclusive, produziu 40 miniaturas de Clarice com o cachorro que, vendidas para admiradores da escritora, serviram para financiar a obra final, no Leme.

.

Fernando Frazão – Agência do Brasil

8

A escritora é uma das mais citadas como autora de frases que circulam na internet, muito embora grande parte dessas citações nunca tenha sido sequer pensada por Clarice, tão superficiais e clichês que são.

O mergulho nas profundezas do ser foi a grande fascinação da escritura clariceana que, nesse sentido, se constrói em torno da tentativa de ultrapassar a evidência concreta da realidade dos seres a fim de atingir o âmago onde se ocultaria a verdade das coisas, de cada um, da própria vida.

De personalidade introvertida, Clarice preferia viver longe do convívio social, razão para que muitos a considerassem excêntrica. A fama que lhe veio de forma avassaladora, em virtude da novidade de sua escrita introspectiva na literatura nacional, levou-a a isolar-se voluntariamente em um apartamento no Leme, onde viveu até sua morte, em 1977, em companhia de uma governanta, uma auxiliar doméstica e de seu cão, Ulisses.

Nascida na Ucrânia em 1920 (embora em seus registros biográficos conste, erroneamente, o ano de 1925), Clarice estava com 2 meses de idade quando seus pais emigraram para o Brasil; passou sua infância no Recife-PE e aos 12 anos se mudou com a família para o Rio de Janeiro, pano de fundo de suas obras.

8

Fernando Frazão – Agência do Brasil

 

No Rio, em dezembro de 2015, fiz questão de visitar o Jardim Botânico, tão citado – e frequentado – por Clarice. Há ali uma pequena aleia, que recebeu o nome da escritora, e os bancos que ali se encontram têm gravados trechos de sua lavra. Neste em que apareço, na imagem, a frase é a seguinte: “Sentada ali num banco, a gente não faz nada: fica apenas sentada deixando o mundo ser”:

.

.

Foto: Flávia Espinelli
8
8
Na próxima ida ao Rio, o Leme será parada obrigatória.
8
8
Beijo&Carinho,
8

8

8

Compartilhe esta página as redes sociais:


30 thoughts on “CLARICE GANHA ESTÁTUA NO RIO”

  • Sou um profundo apreciador da obra de Clarice, e adorei saber desta justa homenagem, assim como Caio Fernando Abreu, seus textos inundam a internet, o que eu acho ótimo, não fossem os textos falsos, enfim…amei a homenagem, amei teu post e a foto no banco…
    ps. Carinho respeito e abraço.

  • Oi Jussara, é a Vi, muito legal a população se movimentar para homenagear pessoas que fizeram coisas positivas pela nação.
    Nem imaginava que ela não havia nascido no Brasil.
    Sua foto no banco ficou show.
    Muitos beijos,vi

  • Oi Jussara, muito linda sua apresentação da homenagem com uma verdadeira aula de Clarice que tanto amamos e nos inspira.Tinha lido sobre esta decisão e ficou num lugar bom e creia que será respeitada pelos vândalos. Concordo na parada obrigatória na próxima ida ao Rio.
    Grato pela partilha.
    Meu abraço e boa semana para voce neste frio que baixou em Minas.
    Bjs de paz amiga.

    • Ô, Toninho, e como baixou frio por aqui, viu!?
      Obrigada, meu amigo!
      Também achei que o lugar escolhido foi muito bom e estou na torcida para queos vândalos sejam tragados da face da terra!
      Abraço!

  • Sentar-se num banco de jardim e deixar o mundo ser, acontecer, é lindo até à comoção. Essa Clarice merecia mais do que uma estátua.
    Lindas as fotos, raramente a vemos por aqui.
    Beijinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo

  • Olá, Jussara.
    Bonita homenagem, cria uma proximidade com a população em geral, talvez despertando interesses, na juventude que aflora, pela literatura, no travar de perto com uma dama da Literatura de Língua Portuguesa, não é? Pelo menos, fica a esperança 😉
    O Horto Florestal a que se refere é o novo nome do Jardim Botânico? Porque conheço a paixão que Clarice tinha pelo Jardim Botânico…
    Passava tardes, desde menina, ali, naquele espaço. Era no Jardim e na Quinta da Boavista – talvez por isso tenha tanta necessidade do verde, ainda que passados tantos anos 😉
    *Em relação à sua dúvida: a música "Smile" é cantada por Michael Jackson – é incrível como as músicas mudam de tom, dependendo da voz que as canta 😉

    bj amg e bom fds

    • Nossa, Carmem… se você não chama minha atenção ficaria errado lá no post. É o Jardim Botânico, sim! Que mania a minha de chama-lo de Horto :/
      Obrigada por me informar o cantor.
      Abraço!

  • Bela Homenagem!
    Jussara, Deixa eu te contar… Minha sobrinha recebeu a revisão do livro dela que tá quase pronto. Pra que? Quando ela viu os desenhos que ela fez a 2 anos atrás, pirou… "papai vou refazer esses desenhos ridículos, agora, ou então vc tira meu nome desse livro". kkkkkkkkkk ela agora aprendeu a desenhar tipo mangás. Meu irmão tá frito. Kkkk

    • kkkk. Pior é que é assim mesmo. Com o que a gente escreve também. Passado um tempo achamos que é tudo bobagem. O escrito deixa de ser a nossa pele.
      Abração!

    • Muito! Este país está a me desgostar de tal forma, que só mesmo uma coisa assim para me fazer acreditar que ainda pode valer a pena viver aqui…
      Abraço!

  • Jussara, bela texto sobre os lugares de Clarice no Rio! Criei o passeio O Rio de Clarice em 2008 e desde então passeamos pelo Jardim Botânico, Leme, Centro, Cosme Velho etc. A criação do “Espaço Clarice Lispector” foi um pedido do passeio. O Rio de Clarice quer divulgar o legado de Clarice e também estimular as pessoas a exercerem sua cidadania, cuidar da cidade. O desejo pela estátua começou em 2012, iniciativa de O Rio de Clarice com apoio do La Fiorentina de Omar Peres – encaminhamos ao prefeito uma solicitação mas não foi adiante., mas só conseguimos concretizar em 2016 com a parceria dos leitores de Clarice, do escultor Edgar Duvivier (vendeu 40 maquetes da estátua para custear os monumentos) e dos idealizadores da homenagem: nós mais Beth Goulart, Mariana Muller e Niura Antunes. Em nossa página no facebook todos podem acompanhar nossa agenda e participar do passeio O Rio de Clarice.

    • Que bom receber sua visita e comentário, Teresa. Obrigada por compartilhar informações sobre o passeio “O Rio de Clarice”. Estou certa de que encontrará aqui, entre os meus leitores, candidatos a passear também. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *