Presentes para quem ama livros

domingo, dezembro 13, 2015 Jussara Neves Rezende 14 Comments



Nem sempre livros são o melhor presente para quem ama ler. Digo por experiência própria: compro mais livros do que consigo ler e minha pilha de livros à espera de leitura é interminável. Assim, a menos que você saiba que o(a) leitor(a) a quem deseja presentear realmente não possui aquele livro X e gostaria muito de lê-lo, aconselho-o a procurar um presente alternativo. Melhor isso que aumentar a pilha alheia com um livro que talvez nem seja do interesse de seu(a) amigo(a).
Para alegria dos bookworns, entretanto, o mercado a cada dia oferece novas possibilidades de se cercar de pequenos objetos que remetem ao universo da leitura e há até lojas especializadas em geeks ou nerds, os CDFs de antigamente, carinhas alheios à moda e à vida social, mergulhados em seus livros, seriados e coleções. Assim, se você precisa presentear alguém com essas características, vá por mim... essas lembranças alternativas são ótimas e, dependendo de suas habilidades, é possível até que você mesmo crie um mimo especial e único que fará a alegria de quem o receber.
Geek desde sempre, sou apaixonada por objetos que remetem à leitura e no Pinterest coleciono uma série deles num painel que chamei de “Paixões de quem ama livros”. De lá selecionei algumas dessas paixões. As mais comuns. Em breve compartilharei outras mais, mas você pode vê-las de uma vez aqui, se quiser.
Antes de me despedir, preciso dizer que bookworn é uma palavra inglesa que, literalmente, significa “traça”, aquele inseto que se alimenta de tecidos e de papel e que, por causa disso, é um perigo para os colecionadores de livros, pois depois de tomar posse de um deles a traça só o abandona depois de tê-lo devorado inteiro. Por isso a palavra passou também a designar amantes de livros, que também devoram, num outro sentido, as páginas amadas. 

Marcadores de páginas são sempre bem vindos


Aparadores para livros



Uma clutch em formato de livro

Uma caneca que não deixa dúvidas...


Um colar com um pingente especial

Uma bela escultura

Um espelho para interruptor ou tomada

Um mini livro

Uma almofada com estampa de livros



Pesos para papéis servem também para marcar páginas

Capinha charmosa para celular

Camiseta com estampa alusiva 




Beijo&Carinho,

Jussara




Esta é a última semana para garantir sua participação no sorteio de um exemplar do meu mais recente livro de poesias, o Breve lua. Clique aqui para participar. Ou encomende o seu aqui.






14 comentários:

  1. Jussara, eu amei o post.
    E é a mais pura verdade,na duvida é melhor
    ir pra outra alternativa que remeta a leitura.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, quem ama livros sabe disso, não é mesmo, Cris?
      Abraço!

      Excluir
  2. Oi Jussara,
    Eu adoro ler, mas marcadores já não me servem mais, pois só leio ebooks no meu tablet.
    Adorei as ideias.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até já li alguns ebooks, Betty, e embora tenha gostado das histórias, não gostei nada do "meio". Ainda bem que os livros físicos não deixaram de existir! Gosto demais de ler, mas gosto - creio que na mesma proporção - dos livros enquanto objetos... palpáveis, cheiráveis, beijáveis... rs. Pura paixão! :)

      Excluir
  3. Jussara , venho agradecer sua visita ao meu espaço e fazer minhas as suas palavras , no que tange ao amor aos livros físicos . Dai ter adorado suas sugestões . Beijos e boa semana .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Marisa! É um prazer tê-la aqui!

      Excluir
  4. Jussara, que delícia de postagem! Não sabia o significado de bookworn. Nunca tive o hábito de presentear com livros, embora goste demais de recebê-los. Não importa que se somem aos que ainda tenho para ler, só o fato de vê-los na estante, à minha espera, já me dá prazer (rss). Aliás, já lhe disse que amei seu livro "Minas de mim" . Vou lá concorrer ao "Breve lua". Entre suas belas sugestões, a escultura muito me atrai, pois objetos de decoração me encantam.
    Eu não respondo comentários nos meus blogs, mas quando sei que algum amigo tem esse hábito, volto para ler o que escreveu. Foi bom você avisar. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da postagem, Marilene!
      Saber que tenho livros à minha espera me dá prazer também, mas ultimamente tenho me sentido preocupada de não ter tempo de ler, antes de morrer, todos os livros que tenho... daí uma certa aflição ao olhar a pilha que não pára de crescer, rs

      Excluir
  5. Olá Jussara,

    Tive grata surpresa de receber sua visita. Estava com saudades de sua presença por lá.
    Concordo com você quanto ao risco de presentear com livros quando não se conhece o tipo de leitura apreciada pela pessoa ou, se no momento, tal pessoa já está com uma longa lista de livros à espera de leitura. Também não é agradável quando se presenteia com um livro que a pessoa já leu ou possui, dando a ela o trabalho de providenciar a troca.
    As opções alternativas que você selecionou são muito interessantes. Gostei principalmente do aparador e da escultura. Fui até ao painel do pinterest que você mencionou e até salvei a página para passear por lá depois.
    Parabéns pelo livro! Vou lá me inscrever.

    Feliz Natal para você e familiares. Que seja de bençãos, paz e coroado de alegrias.
    Maravilhoso 2016, com muito sucesso e realizações gratificantes, além de saúde e paz.

    Felizes Festas!

    Até breve!

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vera! Fiquei feliz de que tenha se interessado pelo meu Pinterest. Eu amo muito aquele espaço!

      Excluir
  6. Oi, Ju,

    Antes que me esqueça, quero deixar registrado que gostei muito do novo cabeçalho do blog, com o seu nome em letras cursivas; é a sua assinatura? rsrs.
    Achei bem legais as sugestões de presente para os book lovers, algumas me agradariam com certeza. Digo algumas porque eu sou chata com relação a detalhes, por exemplo, gosto de marcadores de páginas, mas só do tipo que suja pouco (os convencionais ou de materiais que absorvem pouca poeira). E assim é com tudo, rsrs.

    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não é a minha assinatura, Marly, mas tenho planos nesse sentido...
      Sobre marcadores, gosto de todos (porque sou muito gulosa, rs), mas também prefiro os tradicionais, pois os de tecido - não exatamente pelo pó - costumam me arrepiar, rs

      Excluir
  7. Boa a sugestão de presentear com "acessórios literários" aos amantes da leitura e, assim, não contribuir para a pilha dos livros "a ver" (me lembra da coluna de débitos das antigas cadernetas de fiado).
    Vou adotar, doravante, esta prática!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Sylvio! Eu tenho procurado fazer o mesmo.
      Abraço!

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Volte sempre!