A verdadeira história de Natal e outros presépios encantadores

segunda-feira, dezembro 22, 2014 Jussara Neves Rezende 33 Comments






Embora ela estivesse prestes a dar à luz eles se puseram a caminho de Belém porque um decreto exigia que todos os cidadãos se cadastrassem em sua cidade de origem.
Era noite e Maria já sentia as dores do parto, mas a cidade estava cheia de peregrinos e o casal não encontrou quarto disponível na estalagem. O dono do lugar, condoído pela situação de Maria, ofereceu-lhes a estrebaria para passarem a noite. Ali, em meio aos animais dos hóspedes da estalagem, Jesus nasceu. Sua mãe o envolveu em panos e o colocou numa manjedoura.


Maria devia ser muito jovem, pois embora estivesse casada com José eles ainda não haviam mantido relações sexuais. Aquela gravidez era um mistério divino e fora anunciada a ela por um anjo. Ela se assustara, mas ouvida a explicação do anjo, rendera-se à vontade de Deus.


Ao perceber a gravidez de Maria seu marido pensara em abandoná-la; advertido, porém, em sonhos, para que não o fizesse, pois o que nela estava a ser gerado era fruto do Espírito Santo de Deus, José, ao acordar, fez o que o anjo lhe ordenara no sonho e colocou no menino o nome de Jesus – indicação do anjo que apontava a missão com que o menino santo nascia: salvar o povo de seus pecados.


Não, provavelmente não era dezembro. Devia ser verão no hemisfério norte, pois pastores perambulavam à noite com seus rebanhos e testemunharam um coral festivo de anjos e o brilho intenso de certa estrela que iluminava um caminho que resolveram seguir e que acabou levando-os até à estrebaria em que se refugiavam José, Maria e o bebê. 
Sábios do Oriente – estudiosos do céu e de antigas profecias –seguiram também a estrela e levaram presentes para o menino...




 ... a história continua... e é linda! Parece fábula, invenção? Mas não é. O menino marcou tão fortemente a História que a dividiu em antes e depois Dele e o mundo para a fim de comemorar a data escolhida como a de seu nascimento.




Deve ser triste para quem não crê comemorar uma data na qual não vê sentido. Deve ser triste comemorar uma data sem saber bem o que se comemora.  Por isso, entre os símbolos natalinos gosto muito do presépio que retoma essa história (a palavra presépio a significar, segundo o Aurélio, a estrebaria em que Jesus nasceu) e penso que ela deve ser contada aos nossos filhos (e netos) antes que para eles o Natal passe a significar apenas uma data para ganhar presentes.



A troca de presentes só tem sentido como extensão da felicidade de quem se reconhece salvo do pecado (e da morte eterna) através do sacrifício que anos mais tarde o homem Jesus faria ao morrer, sem culpa, no lugar em que deveriam morrer os pecadores como eu.


Parece muita ficção para você? Eu o(a) respeito, mas em nome da coerência, por favor, não comemore o Natal, pois é exatamente dessa história que ele trata. 
Parece um conto de fadas (no caso, de anjos)? Pois eu creio nele de todo coração e, menino, esse coração se alegra com a história e com as figurinhas dos presépios.




Jesus talvez pensasse nos céticos – que pensariam ser invenção a Sua história – quando disse que é preciso ser como criança para entrar no reino de Deus (Marcos 10:15).

Por isso eu desejo – com o meu coração menino – que o seu Natal seja verdadeiro e que – como criança – você simplesmente creia! 




Feliz Natal!

 Beijo&Carinho,

Jussara Neves Rezende



Obs.: Este texto foi publicado originalmente em 22.12.2012 aqui no blog, sob o título "15 presépios encantadores e a verdadeira história do Natal". Publico-o, novamente, dois anos depois, ilustrado com outros 10 presépios e algumas ligeiras alterações.
Créditos das imagens e mais presépios encantadores, você encontra no meu painel "Preciosos presépios", no Pinterest, aqui.
Quer ler por si mesmo(a) a história? Ela está registrada na Bíblia em: Mateus 1:18-25; Mateus 2:1-21; Lucas 1:5-56; Lucas 2:1-20.


33 comentários:

  1. Simplesmente maravilhosa essa história e os presépios! Gostei muito e vale ler e reler! beijos, FELIZ e abençoado NATAL! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Que presépios lindos e criativos!!
    E na história? Eu creio!

    Feliz e abençoado Natal, Jussara, para você e toda a sua família!

    ResponderExcluir
  3. A história de Jesus é linda! E tão simples e tão intensa...
    Um texto digno que ser postado novamente, claro...

    Jussara, querida, um Feliz Natal e um maravilhoso ano novo, repleto de realizações, saúde, paz, harmonia pra vc e sua família!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, minha querida!
    Essa história e essas imagens lindas dos presépios já são um lindo presente! Fiquei encantada com ambos... E que você tenha um Santo e Abençoado Natal junto aos seus, cheio de amor e muita luz, beijinhos, Katia.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, minha xará querida!
    Eu creio, e por isso faço questão de comemorar. Amo presépios e acho o verdadeiro símbolo do Natal. Todos lindos e criativos.

    Natal é o nascimento de Cristo. Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Que o seu Natal seja brilhante de alegria e iluminado de amor.
    Beijos.

    ResponderExcluir

  6. ⋯ ✰ ⋯
    ⋰ ⋮ ⋱
    °。✿⊱。。
    HOJE JÁ AS VESPERAS DE NATAL
    VENHO DESEJAR UM ABENÇOADO NATAL
    A VOCÊ E SUA AMADA FAMILIA.
    OBRIGADA POR TER ME VISITADO
    NO DECORRER DESSE ANO FAZENDO A DIFERENÇA
    NA MINHA VIDA COM SEU CARINHO.
    UM ANO NOVO DE REALIZAÇÕES
    DE SEUS SONHOS.
    CARINHOSAMENTE.
    EVA.
    ⋯ ✰ ⋯
    ⋰ ⋮ ⋱
    °。✿⊱。。


    ░░░(¯`:´¯)░Obrigada pelo
    ░░(¯ `•.\/.•´¯)░░░⋰⋰
    ░(¯ `•.(۞).•´¯)░(¯`:´¯) Carinho
    ░░(_.•´/\`•._)(¯ `•.\/.•´¯)
    ░░░ (_.:._).░(¯ `•.(۞).•´¯) Paz
    ░░░(¯`:´¯)░░(_.•´/\`•._) Amor
    ░(¯ `•.\/.•´¯)░░(_.:._). Compreensão
    ░(¯ `•.(۞).•´¯)░░░░ Amor
    ░░(_.•´/\`•._)░░ Só o amor Constroi.
    ░░░(_.:._)░░░░░
    Linda postagem com belíssimas imagens retratando Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Linda história do nascimento de Jesus. Hoje substituída pelo consumo de coisas inúteis. Mas tem o lado bom da troca e da solidariedade. Esse ano não queria nem luzes e árvores de natal, Alfredo me fez mudar de ideia. Vamos festejar a vida e a felicidade.Quero te desejar um ótimo natal e que seu novo ano venha cheio de coisas boas e que possamos nos encontrar no futuro.
    Bjos Deus ilumine a ti e a tua família..

    ResponderExcluir
  8. Olá Jussara,
    Belos presépios artesanais. Este texto é sempre atual, muito bem em "reaproveitar" :)
    Venho lhe desejar umas festas felizes com muita saúde e paz, não só nesta época, mas sempre, que é o que precisamos todos.
    bjo amigo

    ResponderExcluir
  9. Oi Jussara a imagem que me vem do Natal é justamente o presépio, que eu ajudava a montar sobre sacos de aniagem impregnado de grude e pó do minério de ferro de minha cidade. A areai branca e fina do rio e o musgo da mesma região.
    Acredito nos mistérios e deles vivi minha infância.
    Lindo postagem na partilha e que o Natal aconteça em seu coração e que o Menino do Presepio olhe por este mundo tão carente de amor..
    Meu abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  10. De tão linda, a história até parece inventada! Mas não é, como sabemos. Quanta beleza, quanto amor e quanta esperança há nela! E os presépios, que lindos e originais! Obrigado, Jussara, por este post, foi meu presente de Natal. Ótimas festas.

    ResponderExcluir
  11. Oi Jussara, é a Vi, eu estava lembrando dessa postagem, ela é muito boa , vale a pena reeditar.
    Que Deus continue iluminando seus caminhos, que Ele seja a nuvem para te guiar durante o dia e a coluna de fogo para te iluminar(Êxodo13:19)
    Feliz Natal, beijos,Vi

    ResponderExcluir
  12. Querida, desejo que tenhas um Feliz e abençoado Natal!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Ju, amiga querida!

    A história é linda... e o texto muito bom para ser reeditado infinitas vezes.
    Conheço bem seu amor pelos presépios, bem como sua coleção, que aumenta a cada ano. Faz lembrar-me de minha vó Ana, que fazia seu presépio parecer uma cidadezinha, tamanha a riqueza de detalhes e, embora, tudo fosse muito simples, tinha um encantamento peculiar, envolvendo a fé, a arte e a alegria, a cada nova casinha de barro que ela mesma fazia, todas coloridinhas... (herdei uma bem pequena, azul, que você conhece)

    Que a simplicidade e o Amor da Família de Nazaré continue fortalecendo cada vez mais nossas famílias...

    Afetuoso abraço!

    ResponderExcluir
  14. Amém! Que o verdadeiro sentido do Natal tenha chegado a todos os lares.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde amiga Jussara!
    Amei ler sobre o Natal dessa maneira que postou...Passando para deixar registrado meus votos de um 2015 recheado de bênçãos e ótimas realizações sempre!
    Que Deus continue nos abençoando sempre!
    Feliz 2015 ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡
    Bjokas da Bia!
    ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ju,

    Desculpe o atraso da visita, somada à correria dos últimos dias, tive trabalho extra, por conta do aniversário de uma das minhas filhas, rsrs. Eu nunca me esqueço da verdadeira história do Natal pois, sem dúvida, Jesus é a razão de tudo, né? rsrs. Belo texto e lindos presépios.
    Aproveito a oportunidade para desejar um fabuloso 2015 para você e os seus queridos, que seja um ano maravilhosamente bom!

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  17. Fizeste bem voltar a publicar este teu texto.
    Porque é muito bom.
    O Natal tem um significado diferente para cada pessoa.
    Para mim, por exemplo, que sou agnóstico, comemoro o nascimento de Jesus (porque ele existiu e teve uma enorme influência na humanidade) e também comemoro a família. Acho mesmo que o Natal é a festa da família. Mas isto é para mim...
    Querida amiga Jussara, espero que o teu Natal tenha sido muito bom. Desejo que tenhas um bom fim-de-semana e um Feliz Ano Novo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Lindo texto, lindos presépios...Que o Menino da Manjedoura, ilumine seu caminho e direcione seus passos, com bençãos para todos os dias! Eu creio e desejo que o Novo Ano, seja muito especial e repleto de alegrias!
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  19. O que fico triste é com o comercio desmedido desta
    época , creio em cristo ele nasceu para nos salvar de
    nossos pecados.
    beijinhos e boas festas.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei sua visão do Natal e amei as fotos dos lindos presépios da postagem!
    Fé = Sensibilidade

    ResponderExcluir
  21. Ti Auguro un anno splendente che ti regali i suoi riflessi più belli e i suoi raggi più caldi ogni giorno, come se il sole splendesse sempre. Buon 2015, e che sia come lo vuoi tu. Auguri.!

    ResponderExcluir
  22. Oi Jussara
    Uma linda história, contada com perfeição e ilustrada com os mais belos presépios que eu já vi. Amei todos, principalmente esse feito com palitos de picolé. Divinos de fato.
    Feliz 2015 e que neste ano você continue nos iluminando com tuas histórias e textos tão maravilhosamente escritos.
    Joana

    ResponderExcluir
  23. Oi Ju,passando pra te desejar feliz ano novo!
    Que 2015 seja cheio de realizações.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  24. Belíssima apresentação da história de Cristo. Feliz Ano Novo, cheio de alegria e realizações.
    Abração!

    ResponderExcluir
  25. Lindas inspirações de presépios.

    Gostei da história também. Sempre linda essa história.

    AnaVi
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Que lindo post, Jussara! Adorei.
    Nunca tive um presépio pra chamar de meu, mas me lembro qdo era criança e uma tia do meu pai tinha um enorrrrrme... e eu ficava admirando, olhando cada detalhe. Todo fim de ano eu ficava ansiosa pra rever aquele presépio.
    Feliz 2015 pra vc e sua família! Muita saúde e muitas conquistas, viu?!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  27. Oi, Jussara!
    Meus pais nunca veneraram o Papai Noel, como fazem os pais de agora que se esquecem do verdadeiro motivo do natal ou se não esqueceram, valorizam mais essa figura inescrupulosa, inventada para alimentar o capitalismo.
    A vinda de Jesus ao mundo tem toda uma simbologia sagrada que alimenta nossas esperanças a cada comemoração do seu aniversário.
    Que bom que republicou! Achei lindo o seu painel no pinterest!
    :)
    Feliz 2015!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  28. Querida Jussara, a sua forma de contar histórias é divina. Adorei os seus presépios.
    Aproveito para desejar um ano muito doce, cheio de alegrias e saúde, novos projectos e desafios. E que não nos percamos uma da outra. Feliz 2015.
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  29. Desejo que seu novo ano seja abençoado e repleto de alegrias!
    Um bejim e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  30. Oi Jussara, já estava sentindo falta dos seus coments por aqui e também lá no meu bloguito. Realmente ha muito que essa festa de Natal deixou para trás seu verdadeiro significado. Adorei a republicação e também as belas imagens que ilustram este post.
    Aproveito para desejar um ano de realizações para você e toda a sua família que este ano esta cheia de novidades nénão?
    Salve 2015, paz e saúde para todos nós. bj
    y

    ResponderExcluir
  31. Que postagem mais encantadora, a vinda de Cristo ao mundo é uma das coisas mais santas que existem.
    Pena muitos distorcerem né mesmo.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, Jussara!
    Que postagem maravilhosa. Também penso que o presépio tem que estar presente no Natal, afinal é disso que se trata.
    Além do bonito texto, os presépios são encantadores. Gosto tanto que também fiz um álbum no Pinterest com presépios. Vou visitar o seu.

    Um ano de bênçãos e realizações pra vc e todos os seus.
    Próspero 2015!

    Abraços,
    Márcia (Poções de Arte).

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Volte sempre!