Retratos surreais de Loretta Lux

quarta-feira, março 19, 2014 Jussara Neves Rezende 35 Comments



 
 
Tenho observado o uso cada vez mais frequente do termo “surreal” para significar algo absurdo ou irreal. A origem do vocábulo, entretanto, remete a uma realidade acima ou além daquilo a que comumente consideramos real. Segundo acredita-se, a palavra teria sido criada pelo poeta francês Guilhaume Apollinaire ao unir o prefixo “sur” a “réalisme” a fim de nomear uma das vanguardas estéticas de princípios do século XX. O termo surreal, portanto, refere-se aquilo que apresenta características próprias do Surrealismo, como a valorização do inconsciente e do subconsciente, do abstrato, do onírico ou instintivo. Nos termos de André Breton, líder do movimento, o Surrealismo pretendeu resolver a contradição “entre sonho e realidade” através da criação de uma “realidade absoluta, uma supra-realidade”.
 

 
 
 

 
 

Interessante encontrar traços dessa vanguarda artística na atualíssima arte da alemã Loretta Lux (Dresden, 1969). A artística plástica, formada pela Academia de Artes Visuais de Munique, na década de 90, é uma fotógrafa premiada e reconhecida mundialmente.


 
 
 

 

Seus retratos, conseguidos através de uma combinação de fotografia, pintura e manipulação digital, contemplam geralmente crianças e são mais que meramente fotografias, pois inauguram um universo imaginário em que as crianças fotografadas são metáforas da inocência e do paraíso perdido da infância.  


 
 
 
 
 

Suas imagens se caracterizam pelas cores suaves, mas principalmente pelos olhares das crianças retratadas, cheios de sentimentos ao mesmo tempo de força e fragilidade, de conflitos e sonhos, capazes de provocar no expectador dúvidas acerca das próprias certezas e sobre o real.



 

 

Pesquisei aqui, aqui e aqui.
 

Loretta Lux - Autorretrato


 

Comente, comente, comente... vou amar!

 
Abraço,
Jussara Neves Rezende
 
Recado: Agradeço a todos que têm sentido minha falta e deixado recadinhos preocupados com meu sumiço. Estou bem, mas com muito trabalho e muito cansada. Espero em breve estar por aqui/aí de novo! ;)

 

35 comentários:

  1. Puxa, sempre encontras coisas lindas pra compartilhar! Adorei esses retratos. Muito legais! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Imagens belíssimas! Gosto mais do que dos surrealistas históricos. Abraços, Jussara.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jussara, gostei da sua explicação sobre o surrealismo, mas as pinturas dela, embora bonitas, me passaram uma tristeza…
    Bjs querida e ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Oiii Jussara, que bacana este post, eu mesma uso muito a palavra surreal quando acho que algo é inacreditável, srrs adorei suas explicações quanto as obras apesar de extremamente bem feitas a mim causou um certo incomodo, achei meio sinistro os olhares das crianças, como assisto muitos filmes de suspense pude até associa-los a alguns srrs Bjossss

    ResponderExcluir
  5. Há qualquer coisa de paraíso perdido no olhar destas crianças. Não vejo ali alegria. No entanto os quadros são muito belos.
    xx

    ResponderExcluir
  6. Olá querida, Jussara

    Obrigada pela visitinha tão agradável, adoro suas palavras.

    Fiquei preocupada quando voce diz, ainda estar um pouco adoentada, Vai passar logo, né?

    Agora quanto ao post, achei lindo e fico admirada de ver tanta cultura em voce. Adoro o seu jeito de escrever e explicar.

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  7. é um trabalho super interessante , o que me deixa intrigada
    é a fisionomia das crianças.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Jussara amada, essas fotos me causaram uma certa inquietude. Sei lá, há algo de sinistro, não sei bem explicar... Obrigada pela visita, sempre!
    Beijo querida,
    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Hola Jussara muy buen post y muy bien explicado !,, me gustaron mucho esos retarlos de niños ,, que especiales y originales
    Besos

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Jussara :)
    Não conhecia o trabalho da talentosa Loretta Lux,
    achei fantástico.
    As imagens são bonitas de se ver, embora alguns rostinhos sejam tristes.
    Gostei de ler sobre o termo 'surreal'.
    Parabéns pela linda postagem!
    bjs.

    ResponderExcluir
  11. Aprendi muito com o seu texto de hoje. E percebo que muitas vezes utilizamos determinadas palavras e na verdade não conhecemos o seu sentido completo. Um lindo dia para você.

    ResponderExcluir
  12. Oi Jussara,

    Post interessante, as fotos são bonitas, mas meio tristes...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Bonitas mas me causaram certo mal estar... tanta tristeza... Aí, li os comentários acima... Que bom que outros também sentiram isto.
    Aprendi mais um pouquinho, obrigada!
    Um grande e carinhoso abraço!
    Egléa

    ResponderExcluir
  14. Hoje Dia Do Blogueiro..
    Venho te deixar meu abraço
    carinho e agradecimento
    por caminhar comigo .
    Que durante muitos anos ainda possamos
    caminhar juntos levando paz e amor.
    Beijos no coração .
    Evanir.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ju,

    Achei tão bom rolar agora a minha lista de feeds dos blogs e encontrar post novo seu! Eu tenho andado mais
    ou menos fora da Internet, devido à falta de tempo, por isso - vi agora - andei perdendo coisas postadas aqui, uma pena.
    Foi olhar essas fotos e pensar imediatamente em imagens dos sonhos, de coisas antigas e... sim, surreais, rsrs. A imagem das
    duas meninas asiáticas me evocam até mesmo fantasmas, embora elas sejam bonitinhas, rsrs. Acho que isso se deve às imagens
    que tenho guardadas na memória, vistas em filmes e outras obras, rsrs.

    Um beijo e boa tarde

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde amiga Jussara!!!
    Hoje aprendi muito aqui...sempre assim, chego e você me dá aulas...adoro!!!
    Lindas essas pinturas/fotos.
    Aproveito para lhe dar os parabéns pelo dia de hoje...é fiquei sabendo que hoje é dia do blogueiro...então parabéns para nós, rsrsrs
    Sucesso Sempre!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  17. Super interessante essa galeria de retratos. Não deixam ninguém indiferente.
    Você visitou a casa museu Salvador Dali, em Figueres, na costa levante de Espanha?
    Aconselho. Uma experiência única.
    Beijo, Jussara e tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  18. Amei estas fotografias, Jussara. Parabéns pelo post!!! Vc sempre compartilhando conhecimentos valiosos.
    Olha, como vc gosta de relicários, vem ver meu post de hoje. Fiz dois, um de caixa de sabonete Granado e outro de caixa de fósforos.
    Bjs, querida. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  19. Oi Jussara,

    entendí, estes retratos seguem a tendência surreal. Acho as expressões doentias, desta forma, não gosto desta linha! Gostei sim foi da informação, obrigadinha flor!

    Beijão,
    Lu

    ResponderExcluir
  20. Jussara,

    Visitá-la em seu belo sítio é sempre um momento de carinho e emoção. É sempre bom vê-la antenada ao entorno das coisas e do mundo, ao entorno da vida vivida.

    Você bem pontuou aqui um modismo atual: o uso da palavra "surreal". É até engraçado, mas, aonde você "vai", ouve ou lê a expressão "surreal". É como se essa palavra nunca tivesse existido, como se ela teria sido cunhada por agora, como se ela teria saído do forno "nas urgências comunicativas" do "então".

    Entretanto, eis aí você para colocar as coisas no lugar das coisas e relembrar os ápices. Eis aí você a se relembrar de um Apollinaire, de um Breton, e invocar toda uma corrente literária.

    Mais ainda: eis aí você a fazer uma ponte com essa talentosa Loretta Lux, cuja luz - permita-me esse trocadilho, ou pleonasmo (rs.) - é criar "metáforas da inocência e do paraíso perdido da infância", isto é, criar metáforas da dor e da desolação. O próprio autorretato da artista autentica isso: há ali um que de força e fragilidade, um orgulho diante daquilo que foi e do poderia ter sido.

    Abraços,
    Roberto.

    ResponderExcluir
  21. Incrível, não é? Eu não me conformo...é muito perfeito!

    Você já viu algo sobre o hiper-realismo? Um amigo meu segue esta linha de pintura e eu andei vendo outras....são sensacionais!!

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Jussara , estava sentindo a falta de suas publicações . Gostei do trabalho da artista alemã , embora o olhar das crianças seja ameaçador . Beijos

    ResponderExcluir
  23. Eu não conhecia o trabalho dessa artista e achei fantástico! fiquei na dúvida se eram fotos ou pintura, então é uma mistura disso...amei! bjossss

    ResponderExcluir
  24. Oi Ju,
    Eu não conhecia essa artista e adorei conhecer.
    Vou pesquisar mais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Um trabalho maravilhoso gostei demais do post.

    ResponderExcluir
  26. Jussara querida. Ainda que possa querer remeter para a inocência perfeita, essas imagens têm algo de perturbador que não consigo definir em palavras. Alguns desses olhares chegam a ser assustadores... talvez por essas crianças serem perfeitas demais?! Não há um mínimo de energia, de alegria, que é a essência da criança.
    Acha que estou a "viajar na maionese"?
    Beijinho, uma doce semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  27. OI QUERIDA
    Ju eu não conheço esse artista. Ficou lindo. Feliz começo de semanas. Bom gostaria de te comunicar o motivo porque ando sumidinha dei um jeitinho na coluna e não aguento muito tempo ficar senta diante do computador as vezes até me arisco rsrsrs mais qdo dói tenho que sair. Mais sempre que eu puder venho aqui matar a saudade de vc amiga.Um beijinho na tua alma,
    Ana

    ResponderExcluir
  28. Oi, Jussara! Minha impressão mais forte, é de que esses olhares vêem algo surreal...Como é surpreendente um segundo olhar pesquisador, o resultado muda...Só tinha visto crianças tristes na primeira vez...
    Beijinhos e boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  29. Jussara, excelente sua explanação. Embora a sensação que o trabalho dela nos passe seja coberta por inquietude, creio ter sido esse o objetivo da artista. E pleno de êxito. Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Jussara,
    Acho diferente, respeito o artista, mas não sei se gosto...
    Há algo estranho...
    Com certeza deve dar trabalho para ser feito, né?!
    Um bejim pra você e tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  31. Oi lindona, obrigada pelo comentário lá no meu cantinho (O Divino Pano), amei!!! Vou passar por aqui mais vezes, amo literatura..... e amo Minas pois minha mãe é de Caxambu, adoro aquele lugar.. Bjokas.
    Ale

    ResponderExcluir
  32. Gostei das fotos!
    Elas têm personalidade.

    ResponderExcluir
  33. Jussara, saudades de vc!!!!

    São incríveis esses desenhos/fotos. Perfeitos!!! Faltou um sorrisinho pois crianças sempre está disposta, né? Não param nunca!
    Uma linda semana,querida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá Jussara! Adorei o trabalho. Essa mistura real, surreal! Não tinha visto nada parecido ainda.
    Uma linda semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Adorei o post Jussara.
    As fotos são incríveis mesmo.

    Boa semana pra você!
    Abraço.

    Ana Virgínia

    filhadejose.blogspot.com
    aquitemflor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Volte sempre!