VOCÊ VIU O PASSARINHO AZUL?

VOCÊ VIU O PASSARINHO AZUL?
.
Minha bisavó era o tipo de avó aconchegante que hoje não se encontra mais. Era baixinha e gorda, de cabelos curtos e brancos, e usava vestidinhos simples e retos que variavam apenas na estampa, sempre a mesma nas minhas lembranças.
.
8
.
8
Na época em que vivemos na mesma casa eu amava passar horas em sua companhia a ouvir as histórias de assombrações e castelos, que ela contava tão bem, além de suas memórias de infância que pareciam, aos meus ouvidos de menina dos anos 70, como vindas de outro século (praticamente, pois ela nasceu em fins do século XIX), de um tempo sem automóveis, sem luz elétrica ou telefone. Eram histórias recheadas de cavalos, carroças, estradas
poeirentas, bonecas feitas de trapos e sabugos de milho e namoros arranjados.
.
8
.
8
Vinda desse tempo, minha bisavó era analfabeta, dona, porém, de uma sabedoria de chás e rezas e de um rosto bonito que eu admirava, agarrada como era a ela, feliz de analisar as manchas de idade em seus braços e a finura de sua pele.
.
8
.
8
Talvez seja esse encantamento que eu sentia pela beleza anciã de minha bisa que garanta que hoje eu não tema o envelhecimento e encare com a naturalidade possível – num mundo que pensa o contrário – o corpo que se/me
transforma no colo aconchegante que eu mesma pretendo ter para os meus netos.
Mais de uma vez, chegando eu feliz da escola ou de alguma brincadeira, ela me perguntou eu vira o passarinho azul…
.
8
.
8
Do estranhamento inicial com a pergunta, passei a entender, com o tempo, que o passarinho azul simbolizava leveza e alegria, bem como a liberdade, cheia possibilidades, de minha vida que apenas começava. Muito mais tarde soube que ver (realmente) um passarinho azul é considerado um presságio de sorte, mas no tempo de minha bisavó o passarinho azul era só uma imagem da felicidade que era tão naturalmente minha.
.
8
.
 8
As imagens que ilustram este post me foram gentilmente cedidas por Leonor Machado, dona do blog “A arte como ofício” (que recomendo) – recheado com seus desenhos, aquarelas e seu olhar artístico e poético sobre flores e paisagens. Os pássaros são um tema recorrente em sua obra. Leonor é professora aposentada e se confessa apaixonada por “todas as formas de arte”. Vive em Matosinhos (cidade em que também viveu Florbela Espanca) bem ao lado do Porto, em Portugal.
8
8
8
Beijo&Carinho,
8
Compartilhe esta página as redes sociais:


46 thoughts on “VOCÊ VIU O PASSARINHO AZUL?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *