MINIATURISTA – BREVE APRECIAÇÃO

MINIATURISTA – BREVE APRECIAÇÃO

Li na Web críticas negativas a respeito do romance Miniaturista (Presença, 2015), obra de estreia de Jessie Burton. Giravam elas em torno de uma suposta demora narrativa, bem como de uma pretensa falta do que fazer das personagens. Não concordo com isso. Nunca qualquer demora narrativa me impediu de apreciar um livro – desde que ele fosse bem escrito.

.

.

Apesar de muito jovens, tanto a autora do livro quanto à personagem principal me pareceram muito determinadas. A primeira, ao criar um romance de suspense permeado de questões muito humanas como amor, traição, vingança, o jogo social das aparências e a natural imposição da verdade. A segunda – Petronella – por lutar bravamente pelo seu casamento, a despeito de sua juventude, e por pleitear a defesa de seu marido (a quem aprendeu a amar muito além do ilusório amor romântico) mesmo quando a união de ambos se mostra inexequível. Essas características, por si sós, já não prometem uma leitura no mínimo interessante? Miniaturista, no entanto, é mais que isso, como sugerem os comentários do The Observer e da New York Magazine, abaixo transcritos, bem como da sinopse oferecida na própria orelha do livro.

.

 

.
Queixas a propósito de demoras narrativas (infundadas, reafirmo, neste livro – eu o li em três dias!) são comuns em adolescentes despreparados para a elaboração de certos textos, o que me lembra que são normalmente muito jovens os resenhistas escolhidos pelas editoras para divulgarem sua publicações.
.
Sinopse:
.
A autora:
.
.
.
Beijo&Carinho,
.
Compartilhe esta página as redes sociais:


16 thoughts on “MINIATURISTA – BREVE APRECIAÇÃO”

  • Olá Jussara,

    Por tudo que li nesta sua excelente apreciação pude concluir que se trata de uma ótima e envolvente leitura. A autora é mesmo muito jovem e, ao que parece, iniciou bem a sua carreira literária.
    Percebo mesmo que as Editoras se valem se resenhistas jovens e, talvez, sem preparo para uma análise mais profunda dos livros resenhados.
    Sua opinião, contudo, merece ser considerada, e, por isso mesmo, já anotei os dados do livro para incluí-lo em minha lista de leitura.

    Quanto às imagens que utilizo em minhas postagens são todas encontradas através do google imagens. Como gosto muito de arte, procuro por pinturas dos artistas que vou descobrindo em meus passeios pela internet. Você pode observar que quase todos que se utilizam de imagens tem o bom hábito de registrar a respectiva autoria. Assim, quando gosto, anoto o nome do autor e depois vou à pesquisa no google.

    Beijo.

  • Oi Jussara,
    Quero agradecer a visita e comentário lá no blog, fiquei super feliz, adoro escrever, e sei que vou aprender muito aqui. ´Sou também sua seguidora. Gostei da dica do livro, confesso que me interessei pela leitura. Um abraço.

    • Pois é, Lourdinha, este universo virtual é ótimo para trocarmos dicas de leitura, rs.
      Espero que você esteja certa e que meus posts a ajudem de alguma forma 🙂

  • Já tinha ouvido falar do romance " Miniaturista", mas ainda não o li, por isso não poderei dar uma opinião acerca do mesmo. Há demoras e "demoras narrativas…Saramago, por exemplo, "demora" muito bem a narrativa. O que importa, como dizes, é saber fazê-lo.
    Se Jessie Burton conseguiu criar personagens fortes e um enredo atraente e original, (a réplica em miniatura da casa onde Nella vive com um marido distante, evoca uma originalidade que trará possivelmente a toda essa "demora", o suspense na personagem do miniaturista, ou na personagem do marido…),desde que bem escrito, a aposta foi ganha.
    Certamente um livro a ter em conta. A mim, despertou-me o interesse.
    Abraço, Jussara.
    xx

  • A minha grande amiga Joana, do blog A Árvore dos Livros, apreciou muito a obra. Pelo que vejo, também foi o seu caso. Pelo que coloco o livro na minha lista…
    Beijinhos, um doce fim-de-semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

  • Bom dia, colega Jussara!
    Não conheço a obra nem a autora mas através de tuas palavras, pude imaginar quão bacana devem ser. 🙂
    Ei, moça!
    Passe lá em "GAM Dolls (2)" e confira minhas duas mais recentes postagens. Encante-se com duas lindas e especiais restaurações.
    Ficarei feliz com sua visitinha e comentário, sempre tão gentis.
    Tenha um lindo final de semana.
    Abração pra você! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *