NINHO DE PÁSSARO

NINHO DE PÁSSARO

Embora eu tenha espalhado casinhas de pássaros pelas varandas e pelo quintal de minha casa, nunca consegui que um passarinho quisesse nelas morar. Mais sucesso obtive com um comedouro para aves – frequentado por canários da terra, bigodinhos, coleiros, rolinhas e pardais – e com um bebedouro de água doce (diariamente trocada) procurado por caga sebos e colibris.

Alegra-me o coração – de uma maneira que acho difícil explicar – saber que esses pássaros estão livres para ir aonde quiserem, mas que procuram pelo comedouro, logo pela manhã, certos de ali encontrarem nova porção de quirela de milho. Sua presença é tão certa que chego a acreditar que de cima das árvores, para além do muro de minha casa, eles me espreitam e aguardam para, em bando, virem tão logo eu renove a bocada do dia.

Numa dessas manhãs, enquanto trocava a água dos beija-flores, descobri no canto de uma viga do telhadinho do quintal, um ninho de rolinha de onde a passarinha me encarava compenetrada.

Chovia a cântaros, para além do telhado, mas sob ele a rolinha repousava enquanto no comedouro o macho buscava a refeição.

Momento de puro encantamento, a partir do qual passei a controlar até mesmo minha respiração ao sair ali, tal o medo de assustar a jovem mãe sobre os ovinhos.

Hoje, dia ensolarado, aviso com cuidado à passarinha que irei fotografá-la para perpetuar a alegria de tê-la ali. Ela se entrega ao click, mesmo sem concordar muito, o olhar ressabiado em meus gestos.

Os meus olhos desvio logo, para não perturbá-la, e entrego-me à matutina tarefa de alimentar pássaros e aguardar o que será.

 

 

Beijo&Carinho,
.
.

 

Compartilhe esta página as redes sociais:


34 thoughts on “NINHO DE PÁSSARO”

  • Oh, mas que lindo, Jussara! No mê passado, tivemos uma visitinha dessa e a rolinha só foi embora depois que os filhotinhos já estavam fortes para voar. Ficamos morrendo de saudades… Publiquei até fotos no FB… Meu quintal é uma festa de pássaros… Amo!Toda tarde faço pipoca de panela para minha filha e eu e a reserva dos pássaros é garantida. Acredita que eles já sabem a hora e ficam esperando? Fico super feliz com isso!!!
    Beijos e ótima semana para você.

  • Que delícia de texto. Me peguei sorrindo ao ler e quase escutar sua voz contando a história.
    A passarinha olhando pra foto tá o máximo!
    Te amo, minha escritora favorita.
    Beijos,

    Ângela

    • Se mesmo conhecendo a história você gostou do texto é porque ele deve realmente ter algum valor, não é? rs
      Obrigada por ser (quase sempre) a primeira leitora dos meus escritos.
      Te amo!

  • Boa tarde, colega Jussara!
    Que privilégio receber aves no quintal, né? Por aqui, das vezes que casais fizeram ninhos, não se deram muito bem mas às vezes, tentam a sorte.
    Ei, moça!
    Passe lá em "GAM Dolls (2)" e confira a nova restauração que eu fiz.
    Aproveito pra te convidar a participar do meu "Concurso Cultural de Aniversário de 4 anos do meu blogue". O link está bem no começo da barra lateral direita. Só clicar e participar.
    Ficarei feliz com tua visita e comentário, sempre tão gentis.
    Tenha uma linda nova semana.
    Abração pra você! 🙂

  • Que belezinha Ju! Aqui em casa, já tivemos um ninho de beija – flores, preso às folhas de um vaso de samambaia. Os filhotes voaram dentro de exatos vinte e um dias. Agora,tem varios beija-flores colhendo o néctar das flores, então, fico pensando, se algum dos visitantes, seria algum daqueles filhotes. . . Tomara que sim! Abraço!

  • Oiiii Jussara! Que bom te ler novamente! Estive muito ausente dos blogs no ultimo ano por falta de tempo, inclusive do meu! Agora estou atualizando minha lista de blogs amigos para reativar o contato! Muitos amigos já não blogam mais! Fico feliz que ainda esteja por aqui! Vou levar o link do seu blog para minha lista! Quanto a postagem, já morei em casa que as rolinhas faziam ninhos, mas vez ou outra os filhotes caiam do ninho e apesar dos nossos esforços acabavam morrendo, eu ficava incomodada pois minha filha sofria muito! Mas é a natureza né! Bjossss

    • Oi Kellen, que bom tê-la aqui!
      Acho uma pena que alguns amigos não bloguem mais, pois o Facebook é muito superficial para o meu gosto…
      Acabei de dizer a uma amiga que fico super preocupada em dias de ventania por imaginar que pássaros e ninho despenquem no "abismo".
      Imagino o quanto sua filha devia sofrer, tadinha!
      Abraço!

  • Pois é, Jussara, são estas pequenas/grandes coisas, de um modo difícil de explicar, que mais profundamente mexem connosco.
    Gostei muito do post, do que dele transparece…

    Uma boa semana 🙂

  • Eu vivo de atrair os pássaros e os tenho pelo jardim e janela do Apto. Mesmo nesta selva barulhenta. As rolinhas já estão viciadas e vem na janela.No jardim o Ben-te-vi e o sanhaço assustados só expiam. Beija-flor faz festa e borboletas raríssimas vem.Mas é mito bom acordar com eles por ali e com seus cantos matinais.
    Abraços amiga e bom fim de semana neste paraíso.

  • São vivências únicas, mesmo que se repitam uma e outra vez.
    Sei bem o que é ter aves nidificando ali, ao nosso lado, debaixo de nossos olhares e do êxtase contido, para não perturbar 😉
    Eu preciso do contacto com a natureza e, em especial, com essas criaturas aladas e, vou tendo a sorte de os ter por perto, de uma maneira ou de outra: mesmo agora, a viver em apartamento, sou vizinha de uma floresta magnífica, altamente povoada e até chego a ser visitada por uns atrevidos que me vêm espreitar ali de cima, do murinho da varanda 😉

    bj amg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *