MARCADOR DE PÁGINAS ARTESANAL

MARCADOR DE PÁGINAS ARTESANAL

Quando publiquei aqui um texto sobre o marcador de páginas que criei a partir do rosto de uma boneca de porcelana quebrada, a Edméia deixou um comentário no qual me oferecia um marcador criado por ela. Claro que lhe escrevi imediatamente garantindo meu interesse pelo presente, (risos).

Daí, ao voltar de viagem, no início do ano, me deparo com aqueles avisos de chegada dizendo que eu teria que procurar o “objeto” na agência X dos Correios ou ele seria devolvido ao remetente. Pensei imediatamente nuns livros que eu havia encomendado de uma livraria no Rio Grande do Sul e tratei de ir à procura. O envelope era muito leve, entretanto, e seu conteúdo (surpresa!) era o marcador de livros oferecido pela Edméia!

Artesã mineira (de Vespasiano), Edméia tem se especializado na criação de uma artevoltada para os deficientes visuais a fim de que, pelo toque, esses possam “ver” o trabalho artesanal/artístico. Além disso, a artesã pretende – especialmente com os marcadores de páginas – provocar uma reflexão sobre a questão do negro no Brasil, desde a chegada dos navios negreiros (quando os negros chegavam a ser marcados com ferro) até os dias atuais, momento em que o negro se conscientiza da necessidade de educar-se para realmente se libertar e marcar – agora de uma nova maneira – a nossa História: “Só enfiados em meio às páginas dos livros, sejam eles de que temas forem, é que vamos nos libertar e marcar a História”, afirma Edméia, “desta vez com histórias bem sucedidas e vitoriosas. Não sem lutas, pois sem luta não há vitória”.

.

.
 .

O marcador Eleassim, portanto, como a artesã o batizou, nasce negro e cheio de “atitude”. Aqui em casa já marca o início de minha nova leitura:

.

.
.
O artesanato cultural e pedagógico desenvolvido pela Edméia pode ser encontrado pelo Facebook sob a logomarca (mineiríssima) da artesã: “Ó Pocevê”*. Além dos marcadores, lá você encontrará brincos, chaveiros, bonecas e essas charmosas bonecas gorduchas que eu, particularmente, amei!
.
.
 .
*Ó Pocevê – tradução para não mineiros: “Olhe para você ver”.
.
.
.
Beijo&Carinho,
.
Compartilhe esta página as redes sociais:


22 thoughts on “MARCADOR DE PÁGINAS ARTESANAL”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *