PRESENTES PARA QUEM AMA LIVROS

PRESENTES PARA QUEM AMA LIVROS

Nem sempre livros são o melhor presente para quem ama ler. Digo por experiência própria: compro mais livros do que consigo ler e minha pilha de livros à espera de leitura é interminável. Assim, a menos que você saiba que o(a) leitor(a) a quem deseja presentear realmente não possui aquele livro X e gostaria muiiiito de lê-lo, aconselho-o(a) a procurar um presente alternativo. Melhor isso que aumentar a pilha alheia com um livro que talvez nem seja do interesse de seu(a) amigo(a).

Para alegria dos bookworns, entretanto, o mercado a cada dia oferece novas possibilidades de se cercar de pequenos objetos que remetem ao universo da leitura. Há até lojas especializadas em geeks ou nerds – os CDFs de antigamente – carinhas alheios à moda e à vida social, mergulhados em seus livros, seriados e coleções. Assim, se você precisa presentear alguém com essas características, vá por mim… essas lembranças alternativas são ótimas e, dependendo de suas habilidades, é possível até que você mesmo(a) crie um mimo especial e único que fará a alegria de quem o receber.

Geek desde sempre, sou apaixonada por objetos que remetem à leitura. No Pinterest, coleciono uma série deles num painel que chamei de “Paixões de quem ama livros”. De lá selecionei algumas dessas paixões. As mais comuns. Em breve compartilharei outras mais, mas você pode vê-las de uma vez aqui, se quiser.

.

Marcadores de páginas são sempre bem vindos

 

Aparadores para livros
.
Uma clutch em formato de livro

 

Uma caneca que não deixa dúvidas…

 

Um colar com um pingente especial

 

Uma bela escultura

 

Um espelho para interruptor ou tomada

 

Um mini livro
Uma almofada com estampa de livros

 

 

Pesos para papéis servem também como peso de porta. Ou vice-versa.

 

Capinha charmosa para celular

 

Camiseta com estampa alusiva
.
.

Antes de me despedir, preciso dizer que bookworn é uma palavra inglesa que, literalmente, significa “traça”, aquele inseto que se alimenta de tecidos e de papel e que, por causa disso, é um perigo para os colecionadores de livros, pois depois de tomar posse de um deles a traça só o abandona depois de tê-lo devorado inteiro. Por isso a palavra passou também a designar amantes de livros, que também devoram, num outro sentido, as páginas amadas.

.

Beijo&Carinho,
.

Compartilhe esta página as redes sociais:


14 thoughts on “PRESENTES PARA QUEM AMA LIVROS”

    • Eu até já li alguns ebooks, Betty, e embora tenha gostado das histórias, não gostei nada do "meio". Ainda bem que os livros físicos não deixaram de existir! Gosto demais de ler, mas gosto – creio que na mesma proporção – dos livros enquanto objetos… palpáveis, cheiráveis, beijáveis… rs. Pura paixão! 🙂

  • Jussara, que delícia de postagem! Não sabia o significado de bookworn. Nunca tive o hábito de presentear com livros, embora goste demais de recebê-los. Não importa que se somem aos que ainda tenho para ler, só o fato de vê-los na estante, à minha espera, já me dá prazer (rss). Aliás, já lhe disse que amei seu livro "Minas de mim" . Vou lá concorrer ao "Breve lua". Entre suas belas sugestões, a escultura muito me atrai, pois objetos de decoração me encantam.
    Eu não respondo comentários nos meus blogs, mas quando sei que algum amigo tem esse hábito, volto para ler o que escreveu. Foi bom você avisar. Bjs.

    • Que bom que gostou da postagem, Marilene!
      Saber que tenho livros à minha espera me dá prazer também, mas ultimamente tenho me sentido preocupada de não ter tempo de ler, antes de morrer, todos os livros que tenho… daí uma certa aflição ao olhar a pilha que não pára de crescer, rs

  • Olá Jussara,

    Tive grata surpresa de receber sua visita. Estava com saudades de sua presença por lá.
    Concordo com você quanto ao risco de presentear com livros quando não se conhece o tipo de leitura apreciada pela pessoa ou, se no momento, tal pessoa já está com uma longa lista de livros à espera de leitura. Também não é agradável quando se presenteia com um livro que a pessoa já leu ou possui, dando a ela o trabalho de providenciar a troca.
    As opções alternativas que você selecionou são muito interessantes. Gostei principalmente do aparador e da escultura. Fui até ao painel do pinterest que você mencionou e até salvei a página para passear por lá depois.
    Parabéns pelo livro! Vou lá me inscrever.

    Feliz Natal para você e familiares. Que seja de bençãos, paz e coroado de alegrias.
    Maravilhoso 2016, com muito sucesso e realizações gratificantes, além de saúde e paz.

    Felizes Festas!

    Até breve!

    Beijo.

  • Oi, Ju,

    Antes que me esqueça, quero deixar registrado que gostei muito do novo cabeçalho do blog, com o seu nome em letras cursivas; é a sua assinatura? rsrs.
    Achei bem legais as sugestões de presente para os book lovers, algumas me agradariam com certeza. Digo algumas porque eu sou chata com relação a detalhes, por exemplo, gosto de marcadores de páginas, mas só do tipo que suja pouco (os convencionais ou de materiais que absorvem pouca poeira). E assim é com tudo, rsrs.

    Beijo e boa semana!

    • Ainda não é a minha assinatura, Marly, mas tenho planos nesse sentido…
      Sobre marcadores, gosto de todos (porque sou muito gulosa, rs), mas também prefiro os tradicionais, pois os de tecido – não exatamente pelo pó – costumam me arrepiar, rs

  • Boa a sugestão de presentear com "acessórios literários" aos amantes da leitura e, assim, não contribuir para a pilha dos livros "a ver" (me lembra da coluna de débitos das antigas cadernetas de fiado).
    Vou adotar, doravante, esta prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *