Coleção de presépios

quinta-feira, dezembro 24, 2015 Jussara Neves Rezende 12 Comments



Cerâmica vitrificada, artesanato chileno

Entre guirlandas, pinheiros iluminados e velhos gorduchos, de barba branca e roupa vermelha de inverno, opto pelo presépio como decoração natalina. Mas não por um apenas; por várias miniaturas, ao invés, pois já confessei aqui minha mania de colecionar determinados objetos. Nesse sentido o Pinterest tem me ajudado muito, pois minha ânsia de agregar as coisas belas que amo tem se aplacado, em muitos casos, com coleções virtuais que muito me alegram.

Palha e resina


Resina


Resina

Minha pequena coleção de presépios, entretanto, começou antes que existisse Pinterest, e continua crescendo, mesmo que eu não me preocupe em adquirir novos, porque família e amigos – porque sabem que eu gosto – vez por outra me presenteiam com algum.

Resina

Cerâmica, artesanato português

Madeira e resina

No meio da correria de fim de ano, dos inúmeros compromissos sociais que inventam e do extremo apelo ao consumo por todos os cantos, dá uma paz enorme olhar as figurinhas do presépio indicando a alegria pelo fato de Deus ter se feito menino, pobrezinho, necessitado de abrigo e de que o envolvessem em panos.

Em cristal

Resina


Resina

Embora digam por aí que Jesus pode ter sido um revolucionário de esquerda ou um cara legal que só pregava amor e que mesmo assim acabou não agradando e foi morto pelos inimigos que fez, a Bíblia diz que Ele nasceu para ser morto e que tudo que o levou à morte não foi mais que o cumprimento de antigas profecias a seu respeito.

Resina

Em gesso

Num ovo de mármore

Toda a Bíblia fala do plano de Deus para resgatar o homem do pecado e da morte (eterna) e sobre a necessidade de um justo ser morto em lugar dos pecadores a fim de que, reconhecendo sua condição e aceitando tal sacrifício, esses pudessem se reconciliar com Deus. 

Resina

Nordestino, de cerâmica


Em cristal, sob redoma de vidro

Se houvesse um justo (puro, sem pecado) qualquer, qualquer um que fosse: ou Maria, ou José, ou José de Arimatéia, ou outro qualquer do passado... qualquer um; ou se fosse possível se purificar no Purgatório (lugar que, segundo a Bíblia, não existe) ou ir se purificando através de inúmeras vidas (a Palavra de Deus afirma que só existe esta vida) Jesus não precisaria ter vindo. Mas como todos pecaram, a solução de Deus (para satisfazer sua justiça e para voltar a se relacionar com os homens sem ofender a própria santidade) foi enviar Jesus.

Em cabaças, artesanato mineiro com palha


Em feltro

Olho para as figurinhas felizes dos presépios e penso no alto preço que custou a Deus a salvação da minha vida. E só tenho a agradecer pelo Natal de Jesus, pelo verdadeiro presente que Ele é.

Em metal, pedra e tecido


 Para você, com carinho, meu desejo de um Feliz Natal!

Jussara

Obs.: Os presépios que ilustram este post fazem parte de minha coleção.  


Sobre a verdadeira história do Natal falei aqui. Aqui falei sobre bordado em ponto cruz com motivo natalino, aqui apresentei uma rápida comparação entre um poema meu e outro de Fernando Pessoa a respeito do Natal e, aqui, uma seleção de Árvores de Natal para quem ama livros.


12 comentários:

  1. Jussara, passei para desejar um Feliz Natal e agradecer as visitas ao meu Berço, ao longo do ano (na medida do possível). Obrigada pelo apoio, comentários, amizade.
    Que 2016 traga muitas alegrias e saúde.
    Beijinho de Boas Festas!
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    P.S. O novo site está muito organizado. Até tem data para as respostas aos comentários!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ruthia, pelos bons votos, pela amizade e pelo elogio a nova organização deste espaço.
      Na verdade não há datas certas para as respostas, não. É que estive viajando e não teria (realmente não tive) como responder antes), rs
      Abraço!

      Excluir
  2. Lindos! Mesmo ausente vim dizer:

    Hoje noite festejaremos o Natal!
    Que seja lindo e abençoado pra cada um!
    bjs, INTÉ! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chica!
      Força aí... que tudo esteja/fique bem com você(s)!
      Abraço!

      Excluir
  3. Jussara, que beleza de presépios!
    Desejo a você e sua família um Feliz Natal, repleto de Luz e Paz, e que o Ano Novo seja mais leve e alegre para todas!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Ando mesmo precisando de leveza e alegria! Que seja assim pra você também!
      Abraço!

      Excluir
  4. Ju, estou encantada! Cada um com sua particularidade e todos maravilhosos. Amo presépios e minha frustração foi não ter conseguido fazer um. Rs. Aboli o velho barbudo da decoração de Natal. Os outros itens mantenho porque tem o seu significado.
    Desejo que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor, cheio de harmonia e completo de paz. Feliz Natal!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jussara! Gosto muito de cada um deles!
      Estou certa de que para o ano que vem você consegue fazer o seu. Você viu o meu de feltro? Foi uma amiga de minha filha quem fez e me presenteou... Claro que amei!
      Abraço! Lindo 2016 pra você!

      Excluir
  5. lindos presépios amei, vim te desejar um Feliz Natal e um 2016 cheinhos de muitas bençãos bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigada, Dinha! Que 2016 seja realmente abençoado para você!

      Excluir
  6. Oi, Ju,

    Foi fechado o quadro de comentários ao post 'Conselhos a um jovem Poeta"? Não o consegui encontrar, talvez eu esteja distraída demais, rsrs.
    Acho que você disse tudo que cabe dizer sobre os poetas e sobre a obra. Fui lendo o texto e me lembrando de gente como Arthur Rimbaud e tantos outros que trilharam os mesmos caminhos.
    Quanto aos conselhos, achei-os muito apropriados!

    Um beijo e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, Marly, não sei... Eu não fechei :( Vou lá dar uma espiada... em todo caso, fico feliz que tenha gostado dos meus "conselhos", pois vira que mexe aparece alguém para aconselhar, rs
      Abraço!

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Volte sempre!