MARCADOR DE PÁGINAS FEITO COM BONECA DE PORCELANA

MARCADOR DE PÁGINAS FEITO COM BONECA DE PORCELANA

O nome da boneca era Colette. Eu a comprei numa banca de jornais há mais ou menos um ano, dentro do primeiro fascículo de uma revista com bonecas colecionáveis, de porcelana, com trajes de época. Ela viveu desde então encarapitada em cima de uma pilha de suéteres de onde despencou na última semana num acidente terrível que beirou o suicídio.

Era inevitável que dele saísse com membros quebrados; de fato todo o lado esquerdo do seu pequeno corpo ficou fraturado. Sofri pouco, confesso, perto do que teria sofrido em outros tempos, mas a certa altura da vida você já sofreu tanto, por dores tão mais significativas, que pode suportar sem grandes dramas a perda de uma boneca.

Se minha mãe e eu nos desassemelhamos em algo é que ela tem o dom de curar objetos partidos, ao passo que eu carrego o incorrigível defeito de odiar pequenas trincas e esfolados. Ela insistiu comigo para que colasse as partes quebradas da boneca, mas eram muitas, tão miúdas, que por pouco não ajuntei tudo e joguei no lixo de forma a sepultar Colette, ainda que seu rosto continuasse perfeito e seu chapéu nem tivesse saído do lugar apesar da longa queda.

 Talvez tenham sido justamente o pequeno chapéu e o nome francês da boneca a me levarem à experiência de recriá-la: ando numa fase de encantamento pelos campos de lavanda da Provença (risos).

Pois bem, com a ajuda de um grampeador e de cola branca, fixei o pescoço e as pernas da boneca num pedaço de papel cartão. Minha mãe ajudou revestindo o papel com um tecido que escolhemos em sua caixa de retalhos e, assim, criou um longo vestido para a boneca que, transformada em marcador de páginas, passou a se chamar Cosette, nome da jovem e linda personagem do livro de Vitor Hugo, Os miseráveis, que estou a ler no momento.

.

 .
  .
Beijo&Carinho,
.
Compartilhe esta página as redes sociais:


33 thoughts on “MARCADOR DE PÁGINAS FEITO COM BONECA DE PORCELANA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *