Em dois lugares ao mesmo tempo

segunda-feira, março 23, 2015 Jussara Neves Rezende 29 Comments



Outro dia escrevi a uma amiga pedindo que desse por mim um grande beijo, com o olhar, na cidade de Lisboa, que eu amo. Ela está a viver temporariamente em Portugal a fim de desenvolver uma pesquisa. “Estou no Porto”, respondeu-me ela, “pois aqui vive o escritor que atualmente investigo, mas como também amo Lisboa em breve a olharei com olhos de quem beija, pode deixar”. Meu coração ficou de certo modo apaziguado, como se por um instante me fosse afiançada a oportunidade de mais uma vez olhar Lisboa.  
Vez por outra consigo instantes em lugares distantes do mundo para onde viajam amigos. Se alguém pensa em mim ao olhar os campos de lavanda na Provença, por exemplo, de certo modo para ali sou levada sem passaporte ou passagens por casas de câmbio.
Foi assim que me senti momentaneamente em Rio das Ostras, cidade litorânea do Rio de Janeiro, da chamada Região dos Lagos.  Já nessa região estive alguma vez, mas em Rio das Ostras, nunca. Nunca antes de Lúcia Senna me levar pra lá em forma de livro:


Lúcia Senna é cantora, gosta de arte, livros e objetos artesanais garimpados em viagens e me foi apresentada por um vídeo do Fernando Peixoto, sobre quem falei no post anterior. Desde então trocamos nossas artes pelos Correios: livro pra lá, CD pra cá... e descobri que, além do que o vídeo já me revelara, ela escreve bem, o que sempre me agrada nas pessoas:



Agradou-me muito saber do sucesso do Minas de mim entre a "mulherada", pois uma de suas características é mesmo sua clara mundividência feminina, o que talvez tenha sido responsável por ser ele citado no Dicionário crítico de escritoras brasileiras, de Nelly Novaes Coelho, sobre o qual falei aqui.


  
Sobre o livro Minas de mim, leia aqui, aqui e aqui.
Para conhecer Lúcia Senna, assista ao vídeo “Chez Lúcia Senna”, de Fernando Peixoto, aqui.

Muito bom conhecer pessoas bacanas como a Lúcia e como você que está sempre aqui, lê, comenta e me enche de carinho.

Com amizade o abraço da


Jussara


29 comentários:

  1. Que bom saber que andas agradando e passeando em vários lugares e mais, que todos gostam e te aprova,m! Linda semana! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA, COLEGA JUSSARA!
    QUE POSTAGEM BATUTA, UAI! FICO FELIZ EM SABER DO SUCESSO DO TEU LIVRO. ÉS UMA MENINA CAPRICHOSA E MERECES O DEVIDO RECONHECIMENTO. :)
    EI, MOÇA!
    VENHA ESPIAR QUE GRACINHA MINHA MAIS NOVA POSTAGEM, ESTÁ "PURA FOFURA", CONFIRA!
    FICAREI FELIZ COM TUA VISITINHA E COMENTÁRIO.
    TENHA UMA LINDA NOVA SEMANA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju
    Como me alegra cada vez que encontro seu comentario . sabendo que estivesse por lá. AMO
    Amei sua postagem , em muitos momentos também me sinto assim quando estou viajando ou mesmo em algum lugar inusitado pois é.
    Quanto ao seu livro quero ler sim ( e também quero seu autografo )
    Beijos minha querida !!!
    Deus lhe abençõe
    Sempre

    ResponderExcluir
  4. Olá Jussara, comecei a ler o post e não podia acreditrar no que lia, mas independe de acreditar ou não, um texto lindo, uma troca generosa e concreta entre seres humanos, bem humanos e sensíveis...muito apropriado o título do post...deu uma curiosodade de ler este livro...quanta sensibilidade de tua amiga, mas impressionante tuas palavras como: "Outro dia escrevi a uma amiga pedindo que desse por mim um grande beijo, com o olhar, na cidade de Lisboa, que eu amo....Meu coração ficou de certo modo apaziguado, como se por um instante me fosse afiançada a oportunidade de mais uma vez olhar Lisboa."
    Adorei tua forma de ver e sentir com olhos alheios, uma experiência e tanto para mim, que te descobri por acaso navegando na net e não consigo mais deixar de dar uma olhada aqui.
    ps.Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
  5. Jussara,
    que delicia saber que a sua poesia encanta tantas e tantas mulheres por aí. O seu livro é mesmo apaixonante. Lindas poesias. E é mesmo adorável viajar sob os olhares de outras pessoas. E saber que a pessoa naquele local, lembrou de você. Adoro ser lembrada! E ainda ser lembrada pelos escritos deve ser melhor ainda!
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  6. Estava com saudades docê, moça! Como sempre, delícia de texto!
    Lucia Senna? Senna? Não sabia que havia pedaço da família lá no Pará. Voz gostosa mesmo!
    Um abração!
    Egléa

    ResponderExcluir
  7. Jussara, você tem uma forma de se posicionar que proporciona uma agradável leitura. Esse jeito de passear é poético e especial. As palavras de Lúcia Senna me deixaram entusiasmada e gostaria de ter o livro. Posso adquiri-lo através de você, como fiz com Florbela? Amei sua obra e a dedicatória carinhosa. Confesso que não tinha um olhar fundamentado sobre a escritora, limitando-me a apreciar, encantada, seus versos. Você me abriu o leque com a rica abordagem que fez. Não se trata de um livro que se esgota e se guarda. Certamente, voltarei a ele muitas outras vezes porque não se consegue apreender o resultado de toda a pesquisa que realizou e de sua minuciosa análise, de uma só vez. Parabéns! Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Jussara , venho retribuir sua carinhosa visita ao meu espaço e parabenizá-la pelo post , sempre perfeito . É bom ter amigos que a levam para os mais variados lugares . Todos sabem de sua excelente companhia . Beijos e boa semana .

    ResponderExcluir
  9. Oi Jussara, são esses felizes encontros que fazem o encanto da vida!
    Que lindas mensagens vocês andam trocando...
    Bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ju,

    Eu sempre achei mágica a troca existente entre o escritor e o leitor e você encontrou leitoras
    que imediatamente fizeram-se fãs, rsrs. Isso só vem aumentar o meu desejo de ler este livro!
    Parabéns pelo sucesso, que ele aumente, pois você o merece!

    Um beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Olá, Jussara! Tão especial ter amizades assim, que retornam o carinho dedicado! Eu, leiga de tudo, venho me deliciar com os contos, os encantos transmitidos nesse espaço tão inspirador...De certa forma, também é minha viagem para fora do mundo costumeiro das agulhas e tecidos.
    Beijinhos e boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  12. Oi Jussara, é a Vi, também passeio por ai pelo que as amigas escrevem e fotografam, claro que não na mesma intensidade que você..
    Por isso que ler os blogs das amigas é tão bom, (e tem gente que não valoriza), podemos conhecer outras cidades, estados e até países, visitar museus, teatros, conhecer as pessoas pelas suas emoções, sofrimentos, alegrias( conhecer a alma)..
    Você é especial e merece o carinho que recebe.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju.
    Eu viajo através de olhares de outras pessoas, e acabo me apaixonando por muitas coisas através desses olhares. É sempre muito bom vir aqui. Me faz muito bem e você merece o sucesso e carinho que recebe. Bom final de semana!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  14. Fico feliz com o seu sucesso!
    Viajei " à boleia" dos seus olhos para Rio de Ostras.
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Viajamos através do olhar, através da leitura, através desta imensa janela abera que é a Net.
    Parabéns pelo seu sucesso.
    Beijinhos Maria

    ResponderExcluir
  16. Me ha encantado el texto! Un beso.
    http://www.solaanteelespejo.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Jussara!
    Que deliciosa amizade que a literatura uniu! Assisti ao vídeo e gostei de sentir a presença da Lúcia Senna. Além de ter bom gosto literário, tem bom gosto musical!
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  18. Oi Jussara,
    Quando algum amigo vai para um lugar litorâneo, costumo brincar: dê um mergulho por mim, acho que é algo parecido com esse olhar de seus amigos por você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Jussara,
    Desculpe-me pela ausência, mas tenho acessado os blogs pela manhã, do meu serviço. A internet lá restringe alguns blogs e eu não sei direito pq. O seu está entre os blogs bloqueados. Agora estou aqui.
    eu adoro viajar e, embora eu tenha amado Portugal, não conheço o Porto. Meu marido está com problemas na coluna e nós estamos meio presos, enqto isto não s resolver, não tenho como alçar altos vôos, mas estou sentindo uma falta imensa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Querida Jussara, que saudade daqui... Sumi, alcei novos voos... solo! Mudei de vida radicalmente, meu casamento acabou e estou vivendo desde janeiro nos Estados Unidos. Estou de volta, e com muita coisa para compartilhar... Beijo querida, aos poucos vou botando em dia minhas visitas,❤

    ResponderExcluir
  21. Estes encontros virtuais sempre rendem boas histórias. Vão sendo construídos devagarinho e quando percebemos tomam conta do nosso coração.

    ResponderExcluir
  22. Olá!!!
    Me emocionei com o post. Ah! preciso ler este livro.
    Como boa mineira que é sempre atenciosa e carinhosa, perceba que isso ( tocar o coração das pessoas) é um dom.
    Parabéns pelo sucessso.
    bj.

    ResponderExcluir
  23. Oi Jussara
    Bom ter amigo , melhor ainda eles compartilham suas aventuras.
    lindas imagens adoro Portugal.
    beijinhos e uma feliz páscoa.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Jussara, é a Vi, passando para desejar a você e sua família uma Páscoa abençoada.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  25. É sempre bom vir aqui e ter a certeza de ler um bom texto, uma boa história ou um causo que nos prenda.
    Uma ótima semana pra vc, um beijo, um abraço e sorriso nos lábios, sempre!

    ResponderExcluir
  26. Que fantástico. Eu também adoro gente que escreve bem, é uma sintonia que não se explica. Então, como se chama a sua amiga que está aqui no Porto a fazer investigação? Se ela precisar de alguma coisa, pode contactar-me. Lá diz o ditado, amigo do meu amigo... Porto fica a meia hora da minha cidade.
    Beijinhos, uma linda semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  27. Jussara

    Parabéns pela página.

    Se puder visite o Plenitude, blog reiniciado por um professor aposentado por laudo médico e que deseja escrever, ainda que como aprendiz, sobre a Fé e a Natureza.

    Desejo muita alegria em sua jornada.

    Cláudio.

    www.verevida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. oi Jussara,

    Que troca mais linda!! como é bom quando encontramos pessoas que partilham das mesmas afinidades que a gente!!
    Então quer dizer que estaischeia de novidades?? que bacana o casamento da filha, o filho saindo do ninho... aí este coração de mãe vai sofrer de saudades!! Mas é a vida que segue, orgulho deles construirem seus caminhos com certeza!
    Falando em depósito ( eu enetendo) , minha casa ta meio zuada como diz minha filha. Só que tenho um canto perto da piscina que tá cheio de coisas. Tem uma geladeira aui na frente da churrasqueira atrapalhando a vida, era muito pesada pra levar pra cima.Comprei meus eletromestico em novembro cansada de ver os preços aumentarem. Comprei td junto com entrega pra dezembro e meu apê era pra ficar pronto em fevereiro. Bem já ta atrasada e eu devo estr aperdendo meses preciosos da garantia com eles encaixotados.Parece que vamos receber as chaves no fim do mes e daí vai mais um mes até eu ajeitar tudo pra mudar. Não resisti as almofadas.

    BJo querida, obg pela visita!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Volte sempre!