O africano que fumou a Bíblia

O africano que fumou a Bíblia

O texto abaixo não é meu. Eu o recebi de uma amiga, por e-mail, e o reescrevi para postá-lo aqui. Não posso afirmar sua veracidade. Não consegui nem mesmo comprovar se as personagens envolvidas realmente existiram, nem se existe de fato um livro publicado pelo missionário Jimmy Williams em que se narra esta história. Mas ainda que seja tudo ficção, posso afirmar que a experiência transformadora da leitura da Bíblia é muito real – eu a vivo diariamente!

.

Jimmy Williams, missionário americano, realizou muitas cruzadas no continente africano e em seu livro conta a impressionante história de um africano, Oman Bobaic, um negro de 2,02 metros de altura, que com seu testemunho marcou profundamente a sua vida.

Numa de suas viagens missionárias ao Zimbabwe, Jimmy Williams conheceu Oman e, como sempre fazia, ofereceu-lhe uma Bíblia de presente. Com a maior sinceridade o africano disse ao missionário que iria fumar a Bíblia, pois o papel era perfeito para preparar o mirrole (cigarrilha africana).

Apesar de consternado com a afirmação, Jimmy olhou nos olhos de Oman e disse com firmeza:

– Posso concordar com isso, mas com uma condição.

– Qual?, quis saber o negro.

– A de que você leia cada página da Bíblia antes de fumá-la.

Oman ficou pensativo. Em sua cultura trato era trato; se ele prometesse teria que cumprir de fato.

– Está certo – concordou afinal –  Eu aceito. Vou ler cada página antes de fumá-la.

Numa cruzada evangelística no Congo, cinco anos após esse episódio, o missionário Williams reencontrou Oman Bobaic em meio a uma multidão. O negro, muito alto, acenava constantemente com as mãos para chamar a atenção do missionário. Este de fato procurou saber o que ele queria e chamou-o ao palanque onde ele proferiu este testemunho:

– Eu sou o homem que fumou a Bíblia numa cidade do Zimbabwe. Eu lhe disse que se você me desse a Bíblia eu iria fumá-la; mas aí você me desafiou dizendo que eu deveria ler cada página antes de fumar e assim eu fiz. Fui lendo e depois fumando. Li primeiro o livro de Gênesis e adorei as histórias. Depois li Êxodo, Números, Levítico, Deuteronômio… li e fumei todo o Velho Testamento. Quando comecei a ler o Novo Testamento algo começou a mudar dentro de mim. Eu não sentia mais vontade de fumar e comecei a chorar constantemente com os milagres de Jesus. Aquelas palavras foram entrando em meu coração, cada página ia mudando a minha vida. Li Mateus, Marcos, Lucas… No capítulo 3 de João, verso 16, li que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Dobrei meus joelhos, levantei as minhas mãos para os céus e entreguei a minha vida ao Senhor Jesus. A partir daquele dia me tornei um homem completamente transformado.

Ditas essas palavras, houve um grande mover de Deus naquele lugar e muitas pessoas se entregaram a Jesus.

.

.

 .
Beijo&Carinho,
.


26 thoughts on “O africano que fumou a Bíblia”

  • Oi, Ju,

    Eu creio no poder da leitura bíblica, pois já li e ouvi muitos testemunhos dando conta deste poder.
    Gostaria de encontrar este livro, embora já tenho lido vários relatos de casos – acontecidos na
    África inclusive -, que asseguravam o poder transformador das palavras bíblicas.

    Um beijo e bom dia!

  • É bem o que você disse, Jussara, em toda a 'extensão de suas palavras': "Mas ainda que seja tudo ficção, posso afirmar que a experiência transformadora da leitura da Bíblia é muito real – eu a vivo diariamente!". A experiencia transformadora da Bíblia é real e que você a vive todos os dias é verdadeiro. Sua vida o diz: dedicação, perseverança, força, simplicidade, aceitação etc. etc…. Quem, senão, a força do Amor verdadeiro que flutua nas páginas da Bíblia para permear todos os dias de sua vida? Que seja sempre assim!! Por seu "minasdemim" (como gosto desse 'título'!!), parabéns!!!! ("Sor" Pilar)

  • BOM DIA, COLEGA JUSSARA!
    QUE BELA HISTÓRIA. SOMOS ETERNOS MUTANTES, EVOLUINDO COM CADA NOVO APRENDIZADO. 😉
    EI, MOÇA!
    VENHA CONFERIR E 8ª E PENÚLTIMA POSTAGEM DA SAGA DE BONECAS QUE ESTOU A RESTAURAR.
    ENCANTE-SE COM MAIS UMA FOFA CRIAÇÃO QUE VAI ENCANTAR SEU CORAÇÃO.
    FICAREI MUITO FELIZ COM TUA VISITA E COMENTÁRIO.
    TENHA UMA LINDA TERÇA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! 🙂

  • Oi Jussara. Eu também creio na Palavra de Deus enviada para que nós, tenhamos a Salvação. Aqui em casa, meu marido, minha filha e eu lemos juntos a Bíblia, cada um tem a sua e conversamos sobre as passagens, refletimos cada mensagem juntos. E quando fazemos isso, lembro-me: "Quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles". Sentimos a presença maravilhosa de Deus sempre!
    Linda história esta do africano. Parabéns pela postagem!
    Beijos e uma semana proveitosa para você.

  • Oi, Jussara:
    que linda história. Se não for verdadeira, bem que poderia ser … eu creio firmemente que a Palavra de Deus tem esse poder. Obrigada por partilhar conosco.
    Irene Jardim

  • Oi, Jussara!
    O mirrole é um cigarro feito de guimbas de outros cigarros. O pobres na África costumam catar nas ruas e fazer novo cigarro. Bastante nojento e por isso quero crer que Omam Bobaic era uma pessoa miserável. Talvez você não ache referência na internet sobre essa "gíria" que tomei conhecimento em uma viagem que fiz à África.
    Lembro que em uma entrevista o Jô Soares comentou que alguém enrolava cigarros com páginas da bíblia e isso provocou grande protesto de algumas igrejas protestante, resultando em um abaixo assinado para que ele e os entrevistados se retratassem. Em outra ocasião, um vídeo no youtube também provocou indignação. Primeiro ele enrolou cigarro com a página da Bíblia e depois com a página do Alcorão para avaliar qual das religiões era melhor.
    Eu acho um absurdo usar as páginas da bíblia para esse fim e portanto, acho que o texto é falso. Até pq não consegui identificar o missionário em nenhuma página americana. Mas o texto prega uma boa mensagem e isso é mais do que válido.
    Boa semana!
    Beijus,

  • Sendo verdade ou não Jussara, a história é realmente bela.
    Também sou assídua leitora da Bíblia.
    Hoje faço algumas disciplinas bíblicas na faculdade de teologia. Amooo ler, entender, estudar.
    E a cada aula saio diferente, por vezes desconcertada.
    As atitudes de Jesus, a vida de tantos personagens presentes ali na Bíblia, tudo isso aguça minha curiosidade e vontade de estudar.

    Abraço.
    AnaVi
    filhadejose.blogspot.com

  • Oi Jussara, é a Vi, como disse Jesus : Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça.João 15:16, com certeza é o caso de Oman, que com seu testemunho tem produzido frutos.
    Amei.
    Beijos,Vi

  • Ainda que não partilhe da sua fé, acredito que muitos livros podem mudar a vida de uma pessoa e a mensagem da Bíblia é realmente inspiradora. Quem sabe veio preencher o vazio de infinito que morava no peito desse homem?
    Beijinhos, uma doce semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

  • Jussara , estudei em colégio de freiras e desde menina , nas aulas de religião , lia-se a Bíblia e interpreta-se seus ensinamentos . Assim , se a história que nos aponta é ou não verídica , pouco importa . O encontrar-se com a palavra Divina é uma benção , não é ? Beijos e boa semana .

  • Meu nome é Maria Raquel de Oliveira Souza. Escrevo poesias, letras de músicas, textos, etc. Tenho dois blogs: “Flor Magia & Poesia”, destinado às publicações das coisas que escrevo.
    “Meus Mestres, Meu Norte”… Esse é blog, é uma parceria com o amigo, Mauro José. Ele foi criado com a intenção de publicarmos tudo aquilo que nos encanta, ensina, orienta, traz paz, alegria, tranquilidade. Ajuda- nos em nosso despertar e crescimento espiritual. São frases, citações, ensinamentos, pensamentos, etc. de grandes sábios, mestres, pensadores. Se você gosta desses temas, ou gostaria de conhecer meus trabalhos, por favor, adicione nossos blogs, como amigos dos seus blogs. Com certeza faremos o mesmo. É uma excelente ferramenta de divulgação e expansão dos nossos trabalhos e ideias. Agradeço-lhe, de todo meu coração, por mim e pelo meu amigo Mauro José. Um grande abraço e que Deus o ilumine!
    E-mail de contato:
    Maria Raquel: [email protected]
    Mauro José: [email protected]

    http://flormagiaepoesia.blogspot.com.br/

    http://meusmestresmeunorte.blogspot.com.br/

  • Olá Jussara, adorei a história, eu acredito, pois tenho fé em Deus e sei ou sinto que ele opera milagres no homem, mas gosto de literatuira, e é uma história fantástica, quase uma parábola. Gosto de ler a Bíblia, acho que seja um livro sagrado, acredito nisso do fundo de meu coração. Sou negro e a África me interessa muito, em saber, conhecer mais através da blogosfera,mas não tive a sorte de encontrar umblog africano que possa me conectar e fazeramizade…meus últimos posts são praticamente testemunhos de minha relaçãocom asantíssima trindade, Deus,Jesus e EspiritoSanto. Não, não sou umbeato,mas rezo e oropara Deus, e sou feliz assim. Fou um imenso prazer ter chego neste blog. Deus sempre nos guia por caminhos que precisamos passar, então acho que encontrei mais um caminho aqui. Fiquemos na paz de Deus.
    ps. Carinho respeito e abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *