A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NATAL E OUTROS PRESÉPIOS ENCANTADORES

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NATAL E OUTROS PRESÉPIOS ENCANTADORES
.

Embora ela estivesse prestes a dar à luz, eles se puseram a caminho de Belém porque um decreto exigia que todos os cidadãos se cadastrassem em sua cidade de origem.

.

.
.
Era noite e Maria já sentia as dores do parto, mas a cidade estava cheia de peregrinos e o casal não encontrou quarto disponível na estalagem. O dono do lugar, condoído pela situação de Maria, ofereceu-lhes a estrebaria para passarem a noite. Ali, em meio aos animais pertencentes aos hóspedes da estalagem, Jesus nasceu. Sua mãe o envolveu em panos e o colocou numa manjedoura.
.
 
.
 

Maria devia ser muito jovem, pois embora estivesse casada com José eles ainda não haviam mantido relações sexuais. Aquela gravidez era um mistério divino e fora anunciada a ela por um anjo. Ela se assustara, mas ouvida a explicação do anjo, rendera-se à vontade de Deus.

 
.
.

Ao perceber a gravidez de Maria, seu marido pensara em abandoná-la; advertido, porém, em sonhos, para que não o fizesse, pois o que nela estava a ser gerado era fruto do Espírito Santo de Deus, José, ao acordar, fez o que o anjo lhe ordenara no sonho e colocou no menino o nome de Jesus – indicação do anjo que apontava a missão com que o menino santo nascia: salvar o povo de seus pecados.

 

.
.

Não, provavelmente não era dezembro. Devia ser verão no hemisfério norte, pois pastores perambulavam à noite com seus rebanhos e testemunharam um coral festivo de anjos e o brilho intenso de certa estrela que iluminava um caminho que resolveram seguir e que acabou levando-os até à estrebaria em que se refugiavam José, Maria e o bebê.

 

.
.

Sábios do Oriente – estudiosos do céu e de antigas profecias –seguiram também a estrela e levaram presentes para o menino…

… a história continua… e é linda! Parece fábula, invenção? Mas não é. O menino marcou tão fortemente a História que a dividiu em antes e depois Dele e o mundo pára a fim de comemorar a data escolhida como a de seu nascimento.

 
.
.

Deve ser triste para quem não crê comemorar uma data na qual não vê sentido. Deve ser triste comemorar uma data sem saber bem o que se comemora.  Por isso, entre os símbolos natalinos, gosto muito do presépio, que retoma essa história (a palavra presépio a significar, segundo o Aurélio, a estrebaria em que Jesus nasceu) e penso que ela deve ser contada aos nossos filhos (e netos) antes que para eles o Natal passe a significar apenas uma data para ganhar presentes.

.

.
 

A troca de presentes só tem sentido como extensão da felicidade de quem se reconhece salvo do pecado (e da morte eterna) através do sacrifício que anos mais tarde o homem Jesus faria ao morrer, sem culpa, no lugar em que deveriam morrer os pecadores como eu.

 

.
.

Parece muita ficção para você? Eu o(a) respeito, mas em nome da coerência, por favor, não comemore o Natal, pois é exatamente dessa história que ele trata.

 

.
.

Parece um conto de fadas (no caso, de anjos)? Pois eu creio nele de todo coração e, menino, esse coração se alegra com a história e com as figurinhas dos presépios.

 
.
 
Jesus talvez pensasse nos céticos – que pensariam ser invenção a Sua história – quando disse que é preciso ser como criança para entrar no reino de Deus (Marcos 10:15). Por isso eu desejo – com o meu coração menino – que o seu Natal seja verdadeiro e que – como criança – você simplesmente creia!
 
 Beijo&Carinho,
. 
 
Observação: Este texto foi publicado originalmente, aqui no blog, sob o título “15 presépios encantadores e a verdadeira história do Natal”.
Créditos das imagens e mais presépios encantadores, você encontra no meu painel “Preciosos presépios”, no Pinterest.
Quer ler por si mesmo(a) a história? Ela está registrada na Bíblia em: Mateus 1:18-25; Mateus 2:1-21; Lucas 1:5-56; Lucas 2:1-20.
 
Compartilhe esta página as redes sociais:


35 thoughts on “A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NATAL E OUTROS PRESÉPIOS ENCANTADORES”

  • A história de Jesus é linda! E tão simples e tão intensa…
    Um texto digno que ser postado novamente, claro…

    Jussara, querida, um Feliz Natal e um maravilhoso ano novo, repleto de realizações, saúde, paz, harmonia pra vc e sua família!
    Beijos

  • Olá, minha querida!
    Essa história e essas imagens lindas dos presépios já são um lindo presente! Fiquei encantada com ambos… E que você tenha um Santo e Abençoado Natal junto aos seus, cheio de amor e muita luz, beijinhos, Katia.

  • Bom dia, minha xará querida!
    Eu creio, e por isso faço questão de comemorar. Amo presépios e acho o verdadeiro símbolo do Natal. Todos lindos e criativos.

    Natal é o nascimento de Cristo. Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Que o seu Natal seja brilhante de alegria e iluminado de amor.
    Beijos.

  • ⋯ ✰ ⋯
    ⋰ ⋮ ⋱
    °。✿⊱。。
    HOJE JÁ AS VESPERAS DE NATAL
    VENHO DESEJAR UM ABENÇOADO NATAL
    A VOCÊ E SUA AMADA FAMILIA.
    OBRIGADA POR TER ME VISITADO
    NO DECORRER DESSE ANO FAZENDO A DIFERENÇA
    NA MINHA VIDA COM SEU CARINHO.
    UM ANO NOVO DE REALIZAÇÕES
    DE SEUS SONHOS.
    CARINHOSAMENTE.
    EVA.
    ⋯ ✰ ⋯
    ⋰ ⋮ ⋱
    °。✿⊱。。

    ░░░(¯`:´¯)░Obrigada pelo
    ░░(¯ `•./.•´¯)░░░⋰⋰
    ░(¯ `•.(۞).•´¯)░(¯`:´¯) Carinho
    ░░(_.•´/`•._)(¯ `•./.•´¯)
    ░░░ (_.:._).░(¯ `•.(۞).•´¯) Paz
    ░░░(¯`:´¯)░░(_.•´/`•._) Amor
    ░(¯ `•./.•´¯)░░(_.:._). Compreensão
    ░(¯ `•.(۞).•´¯)░░░░ Amor
    ░░(_.•´/`•._)░░ Só o amor Constroi.
    ░░░(_.:._)░░░░░
    Linda postagem com belíssimas imagens retratando Jesus.

  • Linda história do nascimento de Jesus. Hoje substituída pelo consumo de coisas inúteis. Mas tem o lado bom da troca e da solidariedade. Esse ano não queria nem luzes e árvores de natal, Alfredo me fez mudar de ideia. Vamos festejar a vida e a felicidade.Quero te desejar um ótimo natal e que seu novo ano venha cheio de coisas boas e que possamos nos encontrar no futuro.
    Bjos Deus ilumine a ti e a tua família..

  • Olá Jussara,
    Belos presépios artesanais. Este texto é sempre atual, muito bem em "reaproveitar" 🙂
    Venho lhe desejar umas festas felizes com muita saúde e paz, não só nesta época, mas sempre, que é o que precisamos todos.
    bjo amigo

  • Oi Jussara a imagem que me vem do Natal é justamente o presépio, que eu ajudava a montar sobre sacos de aniagem impregnado de grude e pó do minério de ferro de minha cidade. A areai branca e fina do rio e o musgo da mesma região.
    Acredito nos mistérios e deles vivi minha infância.
    Lindo postagem na partilha e que o Natal aconteça em seu coração e que o Menino do Presepio olhe por este mundo tão carente de amor..
    Meu abraço de paz e luz.

  • De tão linda, a história até parece inventada! Mas não é, como sabemos. Quanta beleza, quanto amor e quanta esperança há nela! E os presépios, que lindos e originais! Obrigado, Jussara, por este post, foi meu presente de Natal. Ótimas festas.

  • Oi Jussara, é a Vi, eu estava lembrando dessa postagem, ela é muito boa , vale a pena reeditar.
    Que Deus continue iluminando seus caminhos, que Ele seja a nuvem para te guiar durante o dia e a coluna de fogo para te iluminar(Êxodo13:19)
    Feliz Natal, beijos,Vi

  • Ju, amiga querida!

    A história é linda… e o texto muito bom para ser reeditado infinitas vezes.
    Conheço bem seu amor pelos presépios, bem como sua coleção, que aumenta a cada ano. Faz lembrar-me de minha vó Ana, que fazia seu presépio parecer uma cidadezinha, tamanha a riqueza de detalhes e, embora, tudo fosse muito simples, tinha um encantamento peculiar, envolvendo a fé, a arte e a alegria, a cada nova casinha de barro que ela mesma fazia, todas coloridinhas… (herdei uma bem pequena, azul, que você conhece)

    Que a simplicidade e o Amor da Família de Nazaré continue fortalecendo cada vez mais nossas famílias…

    Afetuoso abraço!

  • Boa tarde amiga Jussara!
    Amei ler sobre o Natal dessa maneira que postou…Passando para deixar registrado meus votos de um 2015 recheado de bênçãos e ótimas realizações sempre!
    Que Deus continue nos abençoando sempre!
    Feliz 2015 ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡
    Bjokas da Bia!
    ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ ♡

  • Oi, Ju,

    Desculpe o atraso da visita, somada à correria dos últimos dias, tive trabalho extra, por conta do aniversário de uma das minhas filhas, rsrs. Eu nunca me esqueço da verdadeira história do Natal pois, sem dúvida, Jesus é a razão de tudo, né? rsrs. Belo texto e lindos presépios.
    Aproveito a oportunidade para desejar um fabuloso 2015 para você e os seus queridos, que seja um ano maravilhosamente bom!

    Um beijo e bom fim de semana

  • Fizeste bem voltar a publicar este teu texto.
    Porque é muito bom.
    O Natal tem um significado diferente para cada pessoa.
    Para mim, por exemplo, que sou agnóstico, comemoro o nascimento de Jesus (porque ele existiu e teve uma enorme influência na humanidade) e também comemoro a família. Acho mesmo que o Natal é a festa da família. Mas isto é para mim…
    Querida amiga Jussara, espero que o teu Natal tenha sido muito bom. Desejo que tenhas um bom fim-de-semana e um Feliz Ano Novo.
    Beijo.

  • Lindo texto, lindos presépios…Que o Menino da Manjedoura, ilumine seu caminho e direcione seus passos, com bençãos para todos os dias! Eu creio e desejo que o Novo Ano, seja muito especial e repleto de alegrias!
    Beijinhos, Ana

  • Ti Auguro un anno splendente che ti regali i suoi riflessi più belli e i suoi raggi più caldi ogni giorno, come se il sole splendesse sempre. Buon 2015, e che sia come lo vuoi tu. Auguri.!

  • Oi Jussara
    Uma linda história, contada com perfeição e ilustrada com os mais belos presépios que eu já vi. Amei todos, principalmente esse feito com palitos de picolé. Divinos de fato.
    Feliz 2015 e que neste ano você continue nos iluminando com tuas histórias e textos tão maravilhosamente escritos.
    Joana

  • Que lindo post, Jussara! Adorei.
    Nunca tive um presépio pra chamar de meu, mas me lembro qdo era criança e uma tia do meu pai tinha um enorrrrrme… e eu ficava admirando, olhando cada detalhe. Todo fim de ano eu ficava ansiosa pra rever aquele presépio.
    Feliz 2015 pra vc e sua família! Muita saúde e muitas conquistas, viu?!
    Bjns
    🙂

  • Oi, Jussara!
    Meus pais nunca veneraram o Papai Noel, como fazem os pais de agora que se esquecem do verdadeiro motivo do natal ou se não esqueceram, valorizam mais essa figura inescrupulosa, inventada para alimentar o capitalismo.
    A vinda de Jesus ao mundo tem toda uma simbologia sagrada que alimenta nossas esperanças a cada comemoração do seu aniversário.
    Que bom que republicou! Achei lindo o seu painel no pinterest!
    🙂
    Feliz 2015!!
    Beijus,

  • Querida Jussara, a sua forma de contar histórias é divina. Adorei os seus presépios.
    Aproveito para desejar um ano muito doce, cheio de alegrias e saúde, novos projectos e desafios. E que não nos percamos uma da outra. Feliz 2015.
    Ruthia d'O Berço do Mundo

  • Oi Jussara, já estava sentindo falta dos seus coments por aqui e também lá no meu bloguito. Realmente ha muito que essa festa de Natal deixou para trás seu verdadeiro significado. Adorei a republicação e também as belas imagens que ilustram este post.
    Aproveito para desejar um ano de realizações para você e toda a sua família que este ano esta cheia de novidades nénão?
    Salve 2015, paz e saúde para todos nós. bj
    y

  • Bom dia, Jussara!
    Que postagem maravilhosa. Também penso que o presépio tem que estar presente no Natal, afinal é disso que se trata.
    Além do bonito texto, os presépios são encantadores. Gosto tanto que também fiz um álbum no Pinterest com presépios. Vou visitar o seu.

    Um ano de bênçãos e realizações pra vc e todos os seus.
    Próspero 2015!

    Abraços,
    Márcia (Poções de Arte).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *