O PERFUME MAIS PRECIOSO

O PERFUME MAIS PRECIOSO
.
A arte da perfumaria é muito antiga. Há relatos bíblicos, provavelmente de entre os séculos 6 e 5 a.C., que se referem à arte perfumista do Egito e à composição de perfumes destinados a serem oferecidos sobre o altar e à unção de sacerdotes e de vasos sagrados. A mirra e o aloé, empregados no processo de embalsamamento, também eram usados apenas para perfumar.
.
.
.
.
.
.
A Bíblia relata que antes de ser apresentada ao rei Assuero, Ester ficou por um ano sendo tratada com óleo de mirra e com especiarias, perfumes e unguentos, ao passo que o rei Salomão, cuja liteira era perfumada de mirra, de incenso e de pós aromáticos, refere-se ao perfume de sua esposa como um “pomar de romãs”, de frutos excelentes como a hena, o nardo, o açafrão, o cálamo, o cinamomo e “toda sorte de árvores de incenso”, mirra, aloés e “todas as principais especiarias”.
.
.
.
 .
O perfume era considerado um valor, bastante elevado em alguns casos. Quando a pecadora quebrou um vaso de alabastro cheio de um precioso bálsamo e com ele ungiu a cabeça de Jesus, alguns dos que ali estavam acharam um desperdício. O bálsamo era tão valioso que poderia ser vendido “por mais de trezentos denários”, o equivalente hoje a mais de um ano de trabalho! Jesus, porém, não condenou a mulher. Ao contrário, considerou a perfumada oferta como um modo de preparar seu corpo para a morte que estava próxima.
.
.
.
 .
Também Maria, irmã de Lázaro (a quem Jesus ressuscitara dentre os mortos), ungiu com um bálsamo de nardo puro, “mui precioso”, os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E toda a casa, segundo o relato bíblico, ficou cheia do perfume do nardo.
Essas extravagantes demonstrações de amor pelo Senhor Jesus revelam o quanto o perfume é considerado precioso na Bíblia. O mais interessante, entretanto, é que ela (a Bíblia) também afirma que o próprio Cristo é, naqueles que são  Dele, um perfume agradável a Deus.
.
 
.
Antes de Cristo, cordeiros eram sacrificados para o perdão dos pecados. O cheiro das ofertas queimadas chegava a Deus e o perdão era concedido. Hoje, através de Jesus, considerado por Deus como Cordeiro puro e sem defeito, e da fé no sacrifício Dele, como feito em nosso lugar, é possível obter perdão da parte de Deus. Alias, de acordo com o texto sagrado, este é o único meio de se obter perdão. Assim, o mais que precioso perfume de Cristo enche todo o nosso ser, tal qual a casa de Lázaro um dia se encheu do perfume do bálsamo.
.
.
 A imagem em destaque é daqui. Esta última imagem eu encontrei aqui. Todas as demais são daqui.
.
.
Os textos bíblicos a que me refiro neste post são:
Êxodo 30: 23, 25 e 34; Ester 2: 12; Cantares 3: 6, 7 e 4: 13, 14; Mateus 26: 7; Marcos 14: 3 a 5; Lucas 7: 37; João 12: 3; 2 Coríntios 2: 14 a 16
.
.
.
Beijo&Carinho,
.
.

 

Compartilhe esta página as redes sociais:


23 thoughts on “O PERFUME MAIS PRECIOSO”

  • Olá

    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    http://www.josemariacosta.com

  • Dada a importância dos incensos e perfumes desde tempos antiquíssimos, como você tão bem nos esclarece, não é de estranhar que os portugueses tenham se abalado mar afora em busca das especiarias orientais. E hoje não é muito diferente, que o digam Natura, Boticário, só para falar nos mais próximos. Abraços.

  • Jussara, querida ! Muito obrigada pala visita e pelas palavras carinhosas, vou seguir o seu conselho com muito carinho.
    Perfume é tudo de bom, adorooooooooooo.
    Amiga, desejo que Deus sempre esteja do seu lado te protegendo e te iluminando, você é uma pessoa muito especial !
    Beijos
    Ângela

  • Post maravilhoso como sempre e imagens de babar !!!
    Você é especial demais e dou graças à Deus pela internet ter-nos apresentado !!!

    Obrigada pela presença sempre constante lá em casa, fico tão feliz quando a vejo, rsrsrs (eu também estou atrasada com as visitas, mas a gente vai levando, ssrs)

    Bjus 1000 minha querida

  • Oi, Ju!

    Eu também tenho estado muito ausente da Internet, e esta é a razão das minhas visitas atrasadas
    aos blogs queridos. Gostei muito deste post e achei interessante que as referências sejam todas
    bíblicas. Eu já li a Bíblia e conheço estas passagens; isso tornou a leitura do post ainda mais
    agradável, rsrs.

    Um beijo

  • Oi Ju

    Olha que eu não dava bola pra perfumes, mas agora com minha filha mocinha estou começando a gostar por causa dela, que curte tanto e eu acabo experimentando os dela. Marido e filho também adoram.
    Que interessante esta relação da bíblia com perfumes. Tmos muito o que aprender. Adorei o post, uma aula como sempre!

    bjo amiga
    ( também ando postando e visitando menos, estou mais no face, na pagina do blog)

  • Como sempre, um post muito bem documentado e argumentado! Podia escrever-se um tratado sobre o perfume. Como era usado em França, como substituto do banho, hehe. Mas o que eu gostava de saber mesmo é se vc leu "O Perfume", do Patrick Süskind… apesar de ter muitas passagens tenebrosas, acho assombroso como o autor conseguiu falar de cheiros de uma forma tão verosímil que quase sentimos o odor.
    Beijinho minha querida
    Ruthia d'O Berço do Mundo

  • Boa tarde amiga Jussara!!!
    E hoje aprendi um pouco mais sobre o perfume, confesso fora uma belíssima aula de história.
    Amei os vidros de perfumes…delicados, belíssimos…
    Tenha um final de semana repleto de bençãos!!!
    Bjokas…da Bia!!!

  • Oi jussara, belo post. Cheguei a colecionar uma revista que vinha com a história
    e uma réplica.
    Na Rússia na época dos Czares tem frascos de tirar o fôlego.
    Estes aí são belíssimos também.
    Para mim são obras de arte.
    Bom começo de semana.
    janicce.

  • Mais uma boa e perfumada partilha das raízes da fé católica.
    Ainda hoje o uso de incenso se faz presente, aqui por época da semana santa as casas são incensadas religiosamente e sincreticamente,
    Os perfumes e toda sua história que não temos noção de distancia, e o que me encanta é o labor nas embalagens que voce bem ilustrou Jussara.
    Que sejamos de almas perfumadas e que a vida nos seja leve.
    Linda postagem.
    Meu abraço mineiro de flor amiga.
    Bju

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *