As cores do Brasil

domingo, junho 15, 2014 Jussara Neves Rezende 24 Comments

 
 

  
Muita gente ignora, mas a escolha do desenho e das cores da Bandeira do Brasil antecede a independência do país, pois já estavam presentes no projeto elaborado por Debret, em 1820, a pedido de D. João VI.
O Decreto que em 1822 instituiu a bandeira e o brasão nacionais não esclarece sobre os possíveis significados das formas e cores adotadas, mas no ano seguinte um diplomata do Brasil teria explicado, em Viena, que o verde era uma referência à casa de Bragança, da qual fazia parte D. Pedro I, ao passo que o amarelo simbolizaria a casa de Habsburgo, à qual pertencia D. Leopoldina.
Nenhum decreto, após a República, definiu oficialmente o significado de cada cor e forma. Com o tempo, contudo, popularizou-se a interpretação de que o retângulo verde simboliza nossas matas e florestas, o losango amarelo representa nosso ouro e demais minérios e a esfera azul representa a imensidão do nosso céu estrelado. As estrelas, propriamente, indicam os estados do país.
 
A inscrição “Ordem e Progresso”, escrita em verde, abrevia o princípio positivista proposto por Augusto Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o progresso por fim”. Sobre essa inscrição, assim declarou o escritor Euclides da Cunha: "O lema da nossa bandeira é uma síntese admirável do que há de mais elevado em política".
 
É lamentável, entretanto, que o povo brasileiro – que ama essa bandeira – precise do estímulo de um campeonato de futebol para hasteá-la. Cansados da corrupção na política – tão distante do ideal expresso por Comte – acabamos por confundir as cores da nossa nacionalidade com aqueles que, investidos de poder para nos representarem, fazem uso delas.
 
Comente, comente, comente... vou amar!
 
Beijo&Carinho, 
Jussara

 

24 comentários:

  1. Oi Jussara, concordo com você mas ainda acredito que haverá um dia que teremos orgulho em hastear essa bandeira. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  2. Jussara,

    Você disse tudo. De fato, se pensarmos bem, ainda estamos longe de fundar uma "nação", na melhor acepção da palavra.

    Abraços,
    Roberto

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE, COLEGA JUSSARA!
    SUPER BACANA ESSA POSTAGEM. ADOREI SEU PONTO DE VISTA. É BEM POR AÍ, INFELIZMENTE.
    TENHA UMA LINDA NOVA SEMANA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  4. COLEGA... ACABEI DE VER TEU COMENTÁRIO NO MEU CONCURSO CULTURAL PORÉM FALTARAM ALGUNS DETALHES.
    ELE DEVE CONTER: NOME, E-MAIL, CIDADE/ESTADO, O KIT ESCOLHIDO E A RESPOSTA.
    ESTOU COPIANDO E COLANDO AQUI O QUE VOCÊ ESCREVEU PARA QUE TORNE A COMENTAR, COM OS ITENS FALTANTES, OK? DAÍ, PUBLICO O COMENTÁRIO CORRETO. ;)
    Dona Gam, voltei para participar: A arte é cor, som, ritmo, movimento, beleza. Ao escolher cor e ritmo para as minhas artes, embelezo as tardes e festejo a vida que se desdobra em festa. Quero o kit 1! Abraço, Jussara
    ARRUME ENTÃO, TÁ?
    OBRIGADA POR PARTICIPAR. FIQUEI FELIZ COM VOSSA PRESENÇA.
    ABRAÇÃO! :)

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga Jussara!!!!
    Vim retribuir a visita e o carinho, pois você vai ser avó algum dia e quem sabe ainda tenho a honra em fazer uma touca, kkkkkk!!!!!
    Quanto ao seu post de hoje, você falou tudo, em um texto com palavras bem colocadas, e possível de entender, parabéns, pois sempre você escreve maravilhosamente claro. E digo que, pessoas como eu, que tem pouco costume de ler, entende perfeitamente o que você quis transmitir!!!!!!!!!

    BJS!!!!! E ótima semana!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei Jussara sempre venho aqui e fico sabendo um pouco mais, amo, gostei mesmo , bjkas amiga boa semana pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Querida Jussara, desconhecia a origem das palavras da vossa bandeira. Interessante quererem integrar um princípio político, neste caso de Auguste Comte, mas aposto que 90% dos brasileiros não faz a mais pálida ideia do significado. Essa ligação da bandeira com o futebol é muito comum, acontece aqui em Portugal, sobretudo nos campeonatos da Europa. Será triste reduzir a pátria a um desporto? Mas se até a palavra pátria significa coisas diferentes para pessoas distintas!
    Beijinho, uma doce semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  8. Nossa bandeira e suas cores, linda! Sempre nos ensinando ou relembrando fatos! Gostei! bjs,chica

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Jussara.. grato pela sua presença.. sobre a nossa bandeira.. já pude ver num video da eubiose eles comentarem sobre ela.. e ela sim vai muito mais além.. tudo tem um sentido iniciático.. e esse tal descobrimento.. nada contra o que se ouve e lê.. mas tenho um livro em pdf que fala sobre a pedra da gavea e inscrições fenicias que remontam muito mais tempo da história deste nosso brasil.. se desejar tb procure no youtube por vida inteligente e lá consta uns dois videos que são a história secreta do brasill.. melhores informações estão no site
    mosaicosdonovociclo.com.br

    estava fora do ar não sei se voltou mas pode salvar audios e procurar pelos video no youtube.. abraços e até sempre

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju!

    Eu tive aulas de educação moral e cívica, então já conhecia estes detalhes, sobre a nossa bandeira, rsrs.
    Eu também lamento muito que os nossos símbolos e mesmo que o nosso patriotismo estejam tão em baixa.
    Particularmente acho o Brasil um país magnífico, que só necessita que o povo tome ciência disso, para deslanchar de
    vez. Mas sei que ainda teremos de vencer muitos obstáculos, sobretudo os ligados às noções de moral e ética, para
    chegarmos a isso.

    Um beijo e uma linda semana para você, minha amiga!

    ResponderExcluir
  11. Amei, Jussara!
    Em algum lugar eu já havia lido/ouvido esta explicação para as cores. Gosto das duas.
    Nas minhas pesquisas e aprendizados artesanais tenho frequentado alguns blogs estrangeiros (principalmente canadenses) e o patriotismo ululante deles me deixa com um pouco de inveja.
    Por favor, me responda uma coisa: se a árvore simbolo do Brasil é o ipê amarelo porque a que representou o Brasil, na abertura da Copa, foi a araucária?
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderExcluir
  12. Jussara, adorei seu post, super instrutivo. Pena que não podemos considerar o Brasil uma nação, na acepção da palavra.
    Boa semana prá você. Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Muito oportunos os seus comentários sobre este amado símbolo da nossa pátria! A propósito de outro símbolo, o hino nacional, estive há pouco tempo numa escola pública, onde se fez um cerimonial com o hino nacional. Cantado? Não. Reproduzido num toca-disco! E as crianças e adultos presentes nem se levantaram das cadeiras! Senti-me ridículo na minha postura marcial de sentido com a mão no peito. Soube que existe um decreto estadual determinando o canto do hino nas escolas, mas poucas o cumprem. Algo se perdeu. Ainda sobre o mesmo assunto, foi bonito ver durante a Copa das Confederações e agora na abertura da Copa, os nossos atletas e os torcedores cantando o hino - à capela - até o final. Algo ainda subsiste.

    ResponderExcluir
  14. Oi Jussara,
    Eu sou uma das que ignoravam essa informação,
    e gostei de aprender.
    Vc tem razão, o povo brasileiro é tão desiludido com a política,
    que só um campeonato futebolístico, estimula hastear as cores do Brasil.
    Como sempre, muito bom seu post.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Jú querida, eu já conhecia o significado não relacionado matas, ouro...Concordo com sua reflexão...nossa Pátria, infelizmente calça chuteiras e grita gol. E no fim, ninguém reclama e quem reclama, logo se cala e se deixa levar por essa hipocrisia de Copa do Mundo...e eu pergunto:de que mundo???Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Jussara, que pena que a maioria das pessoas não honre os símbolos da nossa bandeira, principalmente os políticos…
    Perdeu-se o costume de hastear a bandeira e cantar o hino nacional nas escolas, talvez porque isso lembre a época da ditadura, mas acho isso ruim. Aprender a honrar os símbolos nacionais é necessário para a consciência de cidadania.
    Nosso país ainda precisa evoluir muito.
    Bjs querida e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  17. Olá, Jussara!
    Aqui em casa temos uma pequena bandeira brasileira no armário do Márcio,, eu até, já usei em uma postagem do blog....apenas isso...Não damos o devido valor.
    Em relação ao gráfico das corujinhas, ele foi tirado da internet, quando é tirado de alguma revista eu consigo dividir na impressora, neste caso fica complicado.Sinto muito, gostaria de ajudar!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Jussara! Sempre aprendendo por aqui...Admiro nossas cores, ainda espero ver essa bandeira representando verdadeiramente as palavras nela escritas!
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  19. Aprendendo e adorando saber com vc Jussara! Bandeira linda e com frase poderosa que um dia espero sera totalmente real!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  20. Estes símbolos da pátria deveriam representar o nosso amor ao país e, infelizmente, sós os vemos quando o pais calça uma chuteira. Uma pena.

    ResponderExcluir
  21. Oii Jussara, lembro de estudar a respeito na escola mas confesso que já tinha me esquecido, valeu! Bjosss

    ResponderExcluir
  22. Está tudo muito desacreditado mesmo Jussara, tomara que um dia a situação mude!
    Adorei saber das cores.
    Obrigada pela visita lá na obra do meu apê. Ando ocupada pesquisando as coisas pra lá e
    qdo vejo o dia passa correndo.

    bjus querida, ótimo FDS pr ati ;)

    ResponderExcluir
  23. Lembro que quando criança a bandeira era respeitada e sempre hasteada com todo respeito.
    Ainda vamos ver uma mudança real no sentimento de pátria em todos os sentidos e que assim
    possamos ter a política como ciência e não um passo para a locupletação.

    Belo trabalho Jussara.
    Meu terno abraço mineiro.

    ResponderExcluir
  24. Ju,
    Adorei aprender mais um pouco da bandeira. Eu só conhecia a versão das matas, ouro, etc...
    A minha tá pendurada na sacada, junto com a espanhola, apesar da Espanha já estar fora.
    Essa é uma das vantagens de ter duas nacionalidades, torcer por 2 países na copa, pelo menos se um sai, sobra o outro.
    A outra é que a gente pode falar mal de 2 presidentes...kkk...
    Besitos e ótimo final de semana

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Volte sempre!