AS CORES DO BRASIL

AS CORES DO BRASIL

Muita gente ignora, mas a escolha do desenho e das cores da Bandeira do Brasil antecede a independência do país, pois já estavam presentes no projeto elaborado por Debret, em 1820, a pedido de D. João VI.

O Decreto que em 1822 instituiu a bandeira e o brasão nacionais não esclarece sobre os possíveis significados das formas e cores adotadas, mas no ano seguinte um diplomata do Brasil teria explicado, em Viena, que o verde era uma referência à casa de Bragança, da qual fazia parte D. Pedro I, ao passo que o amarelo simbolizaria a casa de Habsburgos, à qual pertencia D. Leopoldina.

Nenhum decreto, após a República, definiu oficialmente o significado de cada cor e forma. Com o tempo, contudo, popularizou-se a interpretação de que o retângulo verde simboliza nossas matas e florestas, o losango amarelo representa nosso ouro e demais minérios e a esfera azul representa a imensidão do nosso céu estrelado. As estrelas, propriamente, indicam os estados do país.

A inscrição “Ordem e Progresso”, escrita em verde, abrevia o princípio positivista proposto por Augusto Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o progresso por fim”. Sobre essa inscrição, assim declarou o escritor Euclides da Cunha: “O lema da nossa bandeira é uma síntese admirável do que há de mais elevado em política”.

É lamentável, entretanto, que o povo brasileiro – que ama essa bandeira – precise do estímulo de um campeonato de futebol para hasteá-la. Cansados da corrupção na política – tão distante do ideal expresso por Comte – acabamos por confundir as cores da nossa nacionalidade com aqueles que, investidos de poder para nos representarem, fazem uso delas.

 

 

 Beijo&Carinho,

.

.

 

Compartilhe esta página as redes sociais:


24 thoughts on “AS CORES DO BRASIL”

  • Jussara,

    Você disse tudo. De fato, se pensarmos bem, ainda estamos longe de fundar uma "nação", na melhor acepção da palavra.

    Abraços,
    Roberto

  • COLEGA… ACABEI DE VER TEU COMENTÁRIO NO MEU CONCURSO CULTURAL PORÉM FALTARAM ALGUNS DETALHES.
    ELE DEVE CONTER: NOME, E-MAIL, CIDADE/ESTADO, O KIT ESCOLHIDO E A RESPOSTA.
    ESTOU COPIANDO E COLANDO AQUI O QUE VOCÊ ESCREVEU PARA QUE TORNE A COMENTAR, COM OS ITENS FALTANTES, OK? DAÍ, PUBLICO O COMENTÁRIO CORRETO. 😉
    Dona Gam, voltei para participar: A arte é cor, som, ritmo, movimento, beleza. Ao escolher cor e ritmo para as minhas artes, embelezo as tardes e festejo a vida que se desdobra em festa. Quero o kit 1! Abraço, Jussara
    ARRUME ENTÃO, TÁ?
    OBRIGADA POR PARTICIPAR. FIQUEI FELIZ COM VOSSA PRESENÇA.
    ABRAÇÃO! 🙂

  • Olá amiga Jussara!!!!
    Vim retribuir a visita e o carinho, pois você vai ser avó algum dia e quem sabe ainda tenho a honra em fazer uma touca, kkkkkk!!!!!
    Quanto ao seu post de hoje, você falou tudo, em um texto com palavras bem colocadas, e possível de entender, parabéns, pois sempre você escreve maravilhosamente claro. E digo que, pessoas como eu, que tem pouco costume de ler, entende perfeitamente o que você quis transmitir!!!!!!!!!

    BJS!!!!! E ótima semana!!!!!!!

  • Querida Jussara, desconhecia a origem das palavras da vossa bandeira. Interessante quererem integrar um princípio político, neste caso de Auguste Comte, mas aposto que 90% dos brasileiros não faz a mais pálida ideia do significado. Essa ligação da bandeira com o futebol é muito comum, acontece aqui em Portugal, sobretudo nos campeonatos da Europa. Será triste reduzir a pátria a um desporto? Mas se até a palavra pátria significa coisas diferentes para pessoas distintas!
    Beijinho, uma doce semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

  • Bom dia Jussara.. grato pela sua presença.. sobre a nossa bandeira.. já pude ver num video da eubiose eles comentarem sobre ela.. e ela sim vai muito mais além.. tudo tem um sentido iniciático.. e esse tal descobrimento.. nada contra o que se ouve e lê.. mas tenho um livro em pdf que fala sobre a pedra da gavea e inscrições fenicias que remontam muito mais tempo da história deste nosso brasil.. se desejar tb procure no youtube por vida inteligente e lá consta uns dois videos que são a história secreta do brasill.. melhores informações estão no site
    mosaicosdonovociclo.com.br

    estava fora do ar não sei se voltou mas pode salvar audios e procurar pelos video no youtube.. abraços e até sempre

  • Oi, Ju!

    Eu tive aulas de educação moral e cívica, então já conhecia estes detalhes, sobre a nossa bandeira, rsrs.
    Eu também lamento muito que os nossos símbolos e mesmo que o nosso patriotismo estejam tão em baixa.
    Particularmente acho o Brasil um país magnífico, que só necessita que o povo tome ciência disso, para deslanchar de
    vez. Mas sei que ainda teremos de vencer muitos obstáculos, sobretudo os ligados às noções de moral e ética, para
    chegarmos a isso.

    Um beijo e uma linda semana para você, minha amiga!

  • Amei, Jussara!
    Em algum lugar eu já havia lido/ouvido esta explicação para as cores. Gosto das duas.
    Nas minhas pesquisas e aprendizados artesanais tenho frequentado alguns blogs estrangeiros (principalmente canadenses) e o patriotismo ululante deles me deixa com um pouco de inveja.
    Por favor, me responda uma coisa: se a árvore simbolo do Brasil é o ipê amarelo porque a que representou o Brasil, na abertura da Copa, foi a araucária?
    Um abraço!
    Egléa

  • Muito oportunos os seus comentários sobre este amado símbolo da nossa pátria! A propósito de outro símbolo, o hino nacional, estive há pouco tempo numa escola pública, onde se fez um cerimonial com o hino nacional. Cantado? Não. Reproduzido num toca-disco! E as crianças e adultos presentes nem se levantaram das cadeiras! Senti-me ridículo na minha postura marcial de sentido com a mão no peito. Soube que existe um decreto estadual determinando o canto do hino nas escolas, mas poucas o cumprem. Algo se perdeu. Ainda sobre o mesmo assunto, foi bonito ver durante a Copa das Confederações e agora na abertura da Copa, os nossos atletas e os torcedores cantando o hino – à capela – até o final. Algo ainda subsiste.

  • Oi Jussara,
    Eu sou uma das que ignoravam essa informação,
    e gostei de aprender.
    Vc tem razão, o povo brasileiro é tão desiludido com a política,
    que só um campeonato futebolístico, estimula hastear as cores do Brasil.
    Como sempre, muito bom seu post.
    Bjs!

  • Jú querida, eu já conhecia o significado não relacionado matas, ouro…Concordo com sua reflexão…nossa Pátria, infelizmente calça chuteiras e grita gol. E no fim, ninguém reclama e quem reclama, logo se cala e se deixa levar por essa hipocrisia de Copa do Mundo…e eu pergunto:de que mundo???Beijos.

  • Oi Jussara, que pena que a maioria das pessoas não honre os símbolos da nossa bandeira, principalmente os políticos…
    Perdeu-se o costume de hastear a bandeira e cantar o hino nacional nas escolas, talvez porque isso lembre a época da ditadura, mas acho isso ruim. Aprender a honrar os símbolos nacionais é necessário para a consciência de cidadania.
    Nosso país ainda precisa evoluir muito.
    Bjs querida e ótimo final de semana

  • Olá, Jussara!
    Aqui em casa temos uma pequena bandeira brasileira no armário do Márcio,, eu até, já usei em uma postagem do blog….apenas isso…Não damos o devido valor.
    Em relação ao gráfico das corujinhas, ele foi tirado da internet, quando é tirado de alguma revista eu consigo dividir na impressora, neste caso fica complicado.Sinto muito, gostaria de ajudar!

    Grande abraço!

  • Está tudo muito desacreditado mesmo Jussara, tomara que um dia a situação mude!
    Adorei saber das cores.
    Obrigada pela visita lá na obra do meu apê. Ando ocupada pesquisando as coisas pra lá e
    qdo vejo o dia passa correndo.

    bjus querida, ótimo FDS pr ati 😉

  • Lembro que quando criança a bandeira era respeitada e sempre hasteada com todo respeito.
    Ainda vamos ver uma mudança real no sentimento de pátria em todos os sentidos e que assim
    possamos ter a política como ciência e não um passo para a locupletação.

    Belo trabalho Jussara.
    Meu terno abraço mineiro.

  • Ju,
    Adorei aprender mais um pouco da bandeira. Eu só conhecia a versão das matas, ouro, etc…
    A minha tá pendurada na sacada, junto com a espanhola, apesar da Espanha já estar fora.
    Essa é uma das vantagens de ter duas nacionalidades, torcer por 2 países na copa, pelo menos se um sai, sobra o outro.
    A outra é que a gente pode falar mal de 2 presidentes…kkk…
    Besitos e ótimo final de semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *