SIGNIFICADO DO NOME JUSSARA E ALGUMAS PUBLICAÇÕES

SIGNIFICADO DO NOME JUSSARA E ALGUMAS PUBLICAÇÕES

.

De origem tupi, o nome Jussara designa uma palmeira cujos espinhos serviam aos índios como agulhas para tecer. A coceira provocada pelo pó dessa palmeira é que gerou seu nome: ii’sara = coceira, comichão. Em virtude dessa origem, muitos dicionários de nomes, mais simplificados que aquele que cito aqui, dizem que o nome significa apenas “palmeira” ou “cheia de espinhos”.

Eu amo meu nome e sua origem tupi, embora prefira a versão romântica contada pelos meus pais: antes mesmo de se casarem, sem saber se um dia teriam uma filha, o nome já estava escolhido: Jussara = mistura de Juvenal e Nara.

.

.
 
A etimologia das palavras sempre me atraiu e o peso que um nome tem nos textos sagrados me alertou desde muito menina para as origens e significados dos nomes próprios. Assim foram pensados os nomes dos meus filhos e até de personagens que criei.
Sempre estive às voltas com um dicionário de nomes e ao adquirir o de Nelson Oliver, Todos os nomes do mundo, o mais completo que tenho, foi uma surpresa descobrir meu próprio nome – e sobrenome – usado como exemplo de “personalidade” com o nome Jussara:
.
.
.
..
OLIVER, Nelson. Todos os nomes do mundo. Rio de Janeiro, Ediouro, 2005.
.
.
.

 

Pouco antes da publicação de Nelson Oliver meu nome aparecera num outro dicionário, o que talvez explique como o autor descobriu minha existência. No Dicionário crítico de escritoras brasileiras, da magistral Nelly Novaes Coelho (de quem tive a honra de ser aluna durante meu mestrado na USP), que contempla as mulheres que escreveram no Brasil entre 1711 e 2001, meu nome é o verbete nº 660:.
 

 

.

 

COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico de escritoras brasileiras: (1711-2001). São Paulo, Escrituras, 2002.
.

 

Página do Dicionário
.
.
.

 

Sobre o meu livro de poemas, Minas de mim, citado por Nelly Novaes Coelho, falei aqui e aqui.
.

 


REZENDE, Jussara Neves. Minas de mim. Machado-MG:FM, 2001. 

.

 

Beijo&Carinho,

 

.

 

Compartilhe esta página as redes sociais:


43 thoughts on “SIGNIFICADO DO NOME JUSSARA E ALGUMAS PUBLICAÇÕES”

  • Oi Ju:
    1º PARABÉNS pelas citações – merecidas, diga-se de passagem – nos dicionários mencionados no seu post.
    Também me interesso pela origem dos nomes, e A-DO-RO o meu e o que escolhi pra minha filha (Marianna).
    Bom final de semana.
    Bjs.:
    Sil

  • Oi Jussara, puxa que história linda a do seu nome! Parece que seus pais já sabiam que você viria…
    Que coisa chique, ver o próprio nome como referência num dicionário! Parabéns!
    Bjs querida e ótimo final de semana

  • Jussara, adorei a aura de amor que cerca teu nome, pois foi escolhido há tanto tempo, com tanto amor pelos teus pais.Adorei ver teu nome no verbete.Legal!Parabéns! beijos,tudo de bom,chica

  • É ótimo saber o significado dos nomes, amo!!!
    Além dos livros, existem até programas que você pode baixar no seu pc, onde você digita qualquer nome, e ele te mostra o significado!
    bjssss e bom fim de semana!

  • Jussara , interessante a significação de seu nome . Mais ainda , a escolha de seus pais . E a consagração ao saber de seu nome num dicionário de escritoras brasileiras . Parabéns . Beijos

  • Boa noite Jussara 🙂
    Já estava com saudade de passar aqui!
    Gostei de saber a origem do seu nome,
    adorei saber que ele está em dois dicionários importantes.
    Bjs!

  • Jussara, querida

    Muito lindo o significado do seu nome, tanto pelos seus pais, como nos dicionários.

    Voce é uma pessoa muito inteligente, escreve muito bem, e foi muito merecida a publicação do seu nome. Parabéns!!!!!!!!!

    Jussara, eu vi sim os teus cumprimentos no blog, muito obrigada, voce é sempre muito gentil.

    beijo carinhoso e ótimo domingo

    Regina Célia

  • Eu já conhecia o significado e adoro meu nome. Exatamente assim com ss, já vi por aqui com ç.
    “Todo dia é uma ocasião especial. Guarde apenas o que tem que ser guardado: lembranças, sorrisos, poemas, cheiros, saudades, momentos.”
    Martha Medeiros

    Tenha uma linda semana!
    Bjos.

  • Oi Jussara!! Conheci um pouco mais sobre vc, muito interessante a origem do seu nome e do seu livro Minas de mim. A citação "Minas plena de mim",me fez pensar o quanto a gestação de um filho e a criação artística,literária estão próximas e nos levam a tal "plenitude".Bjs e ótima semana!!

  • Querida Jussara, adorei ler essa sua postagem, adorei saber a junção romântica do seu nome e também da origem e do que ele significa.
    Querida, obrigada por sua visita em Raminhos de Pano.Obrigada por suas palavras lá deixadas, olha eu estou me sentindo tão bem! É verdade que ainda estou inchada mas aquelas fotos com joelhos e braços dobrados ou esticado significa a minha primeira vitória 😉
    Abraço, Fernanda Maria.

  • Ju,

    Adoro suas visitas, eu que ando meio lerda, mas não esqueço das amigas. Sempre lembro de você 🙂
    Que chique nome no dicionário, hein ? Eu sempre gostei de saber significado de nomes, acho muito interessante.
    Quando ficava grávida, passava horas folheando livros de nomes, até decidir os nomes.

    Quanto ao trapilho, busque como fio de malha para crochê, já vi em loja on line.
    É uma delícia esse fio, o crochê cresce rapidinho, eu já viciei…rsrs…
    Besitos
    Besitos

  • É a primeira vez que te visito e fiquei logo a saber tudo sobre Jussara…
    Gostei muito ada explicação dada pelos teus pais.
    Parabéns pelo livro, ao qual desejo o maior sucesso.
    Beijo

    PS: obrigado por me teres convidado através do Google+. Só assim fiquei a saber do teu blogue.

  • Bonita a história que envolve a escolha de seu nome. Lembro que eu fiquei tremendamente indecisa ao escolher o nome de minhas filhas. Eram tantos que eu tinha em mente, fora os nomes sugeridos por familiares, as vezes eu ficava bem indecisa. Mas o importante é que elas gostam de seus nomes, que foram escolhidos com muito amor e carinho! Puxa Jussara que bacana esse reconhecimento ao seu trabalho, você merece! Parabéns!!!
    Beijo querida e uma linda semana,
    Denise – dojeitode.blogspot.com

  • Oi Jussara,

    Que chique, amei o post! É gostoso ver o significado dos nomes, eu gosto!
    Conheço uma "Juçara" ela diz que só ela no munda se chama Juçara com "ç"… rs!

    Beijos!

  • Oi, Ju,

    Antes de mais nada devo dizer que adorei a sua nova foto da página do perfil do blog, você está linda, minha amiga! rsrs.
    Quanto ao post, que coisa mais chique, ser citada num verbete e ter outras menções em livros! Mas eu acho
    que você é bem merecedora de todo reconhecimento, por isso mesmo te desejo muito sucesso.

    Um beijo!

  • Oi, Jussara!!
    Que chic você, heim? 🙂 Sabe que na minha infância passei muitas vezes por Machado, rumo à Areado, onde a minha madrinha morava. Nessa época o meu irmão sempre dizia que estudaria em Machado e ele acabou estudando em Lavras. Não sabia que você é do Sul de Minas.
    Muito bacana às referências ao seu nome e ao seu talento. Jussara pode ter muitas, mas agregado ao sobrenome, somente uma. Eu fico com as explicações dos seus pais e creio que eles não sabiam desse outro significado para o seu nome.
    Beijus,

  • Oi Jussara, é a Vi, com um nome tão expressivo, você só poderia fazer sucesso e ser citada por outros escritores.
    Passei ficar atenta com nomes, coisas que são mistérios, como Deus mudar o nome de algumas pessoas e a promessa de que teríamos um novo nome..
    Amei seu texto, sempre viajo lendo oque você escreve.
    Muitos beijos,Vi

  • Adoro seus escritos Jussara! Este livro dos nomes eu não conhecia, deve ser muito interessante, gostei de ver o significado de seu nome e é bem detalhado, um ótimo livro para consultas!
    Beijos e desejos de um ótimo dia em sua casa!
    CamomilaRosa

  • Que chique, fiquei muito feliz e honrada de ter uma amiga famosa. O significado do meu nome também é palmeira, deve ter mais coisas , pesquisei somente nos dicionários comuns. Parabéns e sucesso para esta linda e encantadora poetiza.
    Bjos tenha um ótimo dia.

  • Que bom que li esse post, sabia? Não que eu seja tão ligada assim aos significados dos nomes a ponto de sair pesquisando todos eles, mas me preocupei com isso ao escolher os nomes das minhas filhas. Não fazia questão de um significado poético, cheio de realeza, mas que ao menos não tivesse algo pesado, sombrio, maléfico! E quanto ao seu nome nas obras, que chique hein? Parabéns pelo reconhecimento!
    Beijos, Luciana

  • Menina, como você é famosa-rsrs. Chique demais!
    Gostei da versão romântica do seu nome. Que lindo ser desejada muito antes de existir nesse mundo.
    Parabéns, Jussara, você merece ser citada e reconhecida, pois é portadora de um rico currículo e esbanja talento em seus escritos.
    Está ótima na nova foto do perfil.

    Beijão.

  • Jussara, independente de seu significado, que desconhecia, você tem um lindo nome. E vê-lo mencionado em obras é motivo de orgulho e de reconhecimento. Basta ler seus escritos para se ter a convicção de que é muito talentosa.
    Está muito bem na nova foto do perfil, que logo notei ao entrar em seu espaço. Que brilhe, sempre. E que tenha um dia das mães muito especial. Bjs.

  • Estive aqui antes e li seu post, mas retorno para lhe confessar: já estava com saudade de você! Sei que anda ocupada. Quando soube que o filme sobre a Florbela estava para ser lançado em São Paulo, logo imaginei: a Jussara deve estar ocupadíssima para lançar o seu livro, aproveitando a oportunidade de marketing que o filme desencadeia. Não deu outra!
    Vou procurar o seu livro no site da editora. Muitos abraços!
    (quando escrevo sempre abraço no plural, mas agora estou enfatizando o número para suprir os abraços que não lhe escrevi durante a ausência prolongada rs rs).

  • Adorei ler sobre a origem Tupi de teu nome, e sobre o facto de já estar escolhido muito antes do teu nascimento. Um nome lindo, aliás. Também gostei de ler um pouco da tua poesia que ainda não tinha lido, e é excelente, tal como a tua formação.
    Só posso dar-te os parabéns por seres linda e talentosa. Gostei muito do poema "Minas de Mim".
    xx

  • Oi, Jussara, mais um item pro meu aprendizado. A gente sempre aprende com quem tem o que ensinar. Isso é típico seu e eu absorvo tudo.
    Obrigada, querida, e boa sorte sempre nos seus livros.
    Ótimo fim de semana, beijos

  • Nossa… que legal!!!
    Muito legal a citação do seu nome nos dicionários!
    O meu nome, Priscila, eu encontrei os seguintes significados: “a antiga”, “a velha”, “a venerável”.
    Meu pai dizia que escolheu meu nome por conta de Priscilla Presley já que ele era fã do Elvis.
    E minha dizia que escolheu por conta de uma patinadora artística.
    Também amo meu nome!

    Beijo!
    Pri
    http://www.arted-casa.blogspot.com

  • Tenho nascido no Brasil e morei em Jussàra (cidade do interior de Goiàs) atè a idade de 6 anos…quando meus pàis decidiram de voltar na Italia. Foi muito interessante descubrir o significado desse nome e sabér que è tambem nome de pessoa. Obrigada!
    Meu pai queria me dar o nome de IRACEMA, mamae fez desistir, porque em italiano o som leva à uma palavra boba mesmo. Vou tentar procurar um seu livro aqui na Itàlia.
    Felicidades.
    Agradeço minha maè para a previdencia, mas no meu ser, e para quem me ama e me conhece bem, eu sou Iracema…com toda a beleza desse nome Tupi guarani.

    • Simona, obrigada pelo comentário! Eu é que não sabia que existe uma cidade chamada Jussára no interior de Goiás. Adorei saber! Se quiser enviar-me seu endereço pelo e-mail que aparece em meu perfil, terei prazer em enviar-lhe o meu livro de poemas. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *