HAIGA E HAICAI

HAIGA E HAICAI
.
O haicai é uma composição poética muito breve, de apenas três versos, que valoriza a concisão e a objetividade ao flagrar – como num quadro – um instante digno de nota.
Tradicionalmente se faz acompanhar de uma ilustração: um desenho simples ou uma pintura que complementa a ideia exposta no haicai. Haiga (pronuncia-se haigá) é o nome que se dá a essa imagem que ilustra o haicai.
Elisa Campos, como já mostrei aqui, costuma ilustrar os seus com fotografias capturadas com a mesma sensibilidade usada na criação de seus versos. Por isso sou mais que felizarda por possuir um de seus haicais, feito com exclusividade para mim:
.
.
boneca de pano
imóvel no
velho móvel
refaz minhas tranças

 

.
.
A haiga aqui é a fotografia de uma de minhas bonecas. Elisa havia me pedido essa imagem para ilustrar um post, mas ela acabou voltando para mim em forma de caneca. Não é linda?
.
.
.
.
Nessa outra caneca, presente também da Elisa, uma fotografia de uma das bonecas de Siu Ling Wang, das quais falei aqui. Não é muito carinho?
.
.

Nesta última imagem as duas canecas já no cantinho de minha casa onde hoje moram.

 

 

Obrigada, Elisa, pelos presentes. Obrigada pela sensibilidade de sua poesia!
.
.

 

 

Beijo&Carinho,
.
Compartilhe esta página as redes sociais:


20 thoughts on “HAIGA E HAICAI”

  • Jussara,
    Conheci o Haicai aqui no seu cantinho e depois li mais sobre o Haicai no livro Vida do Paulo Leminski que tem a biografia do Bashô o criador do Haicai. Amei a caneca e o haicai que nela tem. Muito delicado o presente. Lindo mesmo. Parabéns!
    Beijos
    Adriana

  • Jussara querida, já conhecia os haicais, havia visto alguma coisas na casa de minha sogra, ela é japonesa. Mas ainda não conhecia Elisa Campos. Fui até o post anterior e me encantei com o que vi. Quanta sensibilidade! Acho que jamais conseguiria expressar tanta coia em tão poucas palavras. Lindo demais! E obrigada Jussara pela visita, adoro!
    Beijo querida e boa semana,
    Denise – dojeitode.blogspot.com

  • Sempre admirei a capacidade de síntese dos haicais, sem que se perca a inspiração poética, a profundidade, as reticências que estimulam a nossa imaginação. Infelizmente, não fui abençoada com o dom da poesia. Sou uma mera leiga nesta matéria, uma ignorante que se maravilha com a ela.
    Engraçado: a minha mente liga os haicais a desenhos em papel de arroz… foi um pequeno choque ver essas canecas. Ainda que sejam lindas.
    Beijinho, querida amiga. Infelizmente a sobrecarga de trabalho continua, não faço ideia quando conseguirei postar novamente. De qualquer forma, fico muito grata pela sua visita e carinho.
    Ruthia d'O Berço do Mundo

  • Eu lembro quando vc ensinou sobre o Haicai, aliás aqui eu sempre aprendo muito !!!

    Adorei a sua caneca. eu também tenho várias, mas as minhas são de porquinhos, srrsrs (aliás a minha estante de mini porquinhos é igualinha a sua, só que pintei de vermelho, srrsrs)

    Bjus 1000 querida e que sua semana seja maravilhosa !!!

  • Jussara:
    Antes de comentar seu post, vim de mostrar a semelhança entre a princesa Aurora e a Rapunzel: ambas passaram muito tempo isoladas do mundo e do contato humano.
    Uma porque adormeceu e a outra porque ficou trancafiada na torre.
    E eu não tô "braba" com você.
    Muito pelo contrário, fico agradecida por ter me permitido compartilhar seu post na sinopse semanal.
    Agora sobre o haicai, eu fico impressionada com quem tem a capacidade de sintetizar emoção, pensamento e sentimento em tão poucas palavras.
    Isso é um dom divino que eu não possuo.
    Bjs.:
    Sil

  • Oi, Ju,

    Acho que com os haicai a gente pode aprender um pouco sobre clareza e síntese,
    na transmissão de uma idéia, através da escrita, né? rsrs. A suas canecas são lindas,
    é preciso ser querida, para ganhar presentes assim.

    Um beijo

  • É muita emoção querida Jussara. A minha voz ficou embargada outra vez, pois não mereço tanto carinho assim. É você querida amiga (doutora em literatura) quem merece todo carinho do mundo. A sua sensibilidade e habilidade em descrever a arte do haikai me deixou muito feliz. Sempre digo que (eu como aprendiz) é que aprendo com você. Suas postagens de rica e rara beleza sempre me encantam. Fico sempre maravilhada com os seus cantinhos da casa tão delicadamente arrumados. Adorei ver as canecas aí . Que bom que gostou (quem faz as estampas é minha sobrinha Iara). Muitooo Obrigaaadaaaaa. Dias sempre de luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *