10 DICAS PARA A CONSERVAÇÃO DE LIVROS

10 DICAS PARA A CONSERVAÇÃO DE LIVROS

.

Ontem passei a tarde e parte da noite organizando meus livros nas estantes. De vez em quando eles precisam ser retirados e limpos individualmente e esse é um bom momento para separar aqueles que serão doados (a doação é que permite que eu continue a usar a mesma sala – há anos – como biblioteca), aqueles que precisam de um pequeno conserto ou de uma capa, aqueles que pretendo reler… normalmente gasto vários dias nesse trabalho e enquanto cá estou, a fazer companhia ao meu pai, penso nas duas pilhas que lá deixei, com diferentes destinos, à minha espera. Tenho, entretanto, aprendido a lidar com a ansiedade e ao invés de me martirizar por não poder concluir a tarefa, alegro-me por contar ao meu pai (ainda que ele não responda) sobre os livros que comprei e que logo estarão na pilha de registro. 

 

.
.
Lembrei-me ontem, enquanto organizava os livros por assunto, que depois de dar cinco dicas essenciais para organização de livros, prometi que em breve voltaria a esse tema. Pois cá estou. 
1. Antes de começar a leitura escolha um belo marcador de páginas. Evite usar clipes, pois amassam as páginas e, se esquecidos ali, deixam marcas de ferrugem. Nunca dobre as páginas para marcá-las; com o tempo o papel fica ressecado e a página tende a se quebrar onde foi vincada.
.
.
.
.
2. Ao folhear os livros evite abri-los num ângulo maior que 180 graus, pois isso vinca a lombada, enfraquece a encadernação – o que desalinha as páginas – e em alguns casos faz com que as folhas se soltem. Nesse sentido, evite também tirar fotocópias, pois o processo deixa os livros esgarçados.
.
.
.
.
3. Cuidado ao encapar seus livros. O uso de fita adesiva pode provocar manchas marrons na capa e na página de rosto, com a qual entra em contato. Aconteceu isso com o livro que estou lendo: O cemitério de Praga, de Umberto Eco.
.
.
.
.
4. Evite a fita adesiva também ao restaurar seus livros. Com o tempo a fita fica amarelada (o que provoca as manchas), perde a cola e o reparo se desfaz. Use cola branca ou procure um especialista.
.
.
www.homecouturestore.com
.
.
5. Evite grifar à caneta aquele trecho de que você gostou. Use lápis; será mais fácil remover o sublinhado caso você se arrependa de tê-lo feito. Eu uso lápis para meus grifos e anotações nas margens quando se referem a alguma pesquisa minha. Uso um lápis de cor que numa só ponta tem quatro cores para grifar aqueles trechos que me tocam pela pura beleza.
.
.
.
.
6. Guardar flores, papéis de bombom e similares dentro dos livros até pode ser uma ideia romântica, mas além de mancharem as páginas podem propiciar o aparecimento de fungos.
.
.
.
.
7. Um arranjo de flores ao lado de alguns livros é um belo motivo de decoração, mas não se descuide da possibilidade de os livros se molharem e ficarem com as páginas enrugadas para sempre. A esse respeito é bom também evitar comer e beber perto dos livros; estes são sensíveis à umidade e às manchas de gordura e chocolate (falo por experiência própria… rs), e tais manchas de comida podem atrair insetos.
.
.
.
8. Livros deixados no chão, à beira da cama, quando se vai dormir, são um brinquedo atraente para crianças pequenas e animais. Minha Lulu roeu a contracapa de um livro quando era filhotinha.
.
.
.
.
9. Espane semanalmente seus livros, na estante mesmo, com um espanador de plumas. Uma vez por semestre, ao menos, limpe-os com um pano seco, individualmente, reorganize-os, areje-os.
.
.
.
.
10. Livros são feitos para serem lidos. Guardar seus livros para que seus descendentes tenham o prazer que você teve ao lê-los é uma bela ideia, mas exige espaço, tempo e cuidados de conservação. Ninguém gosta de herdar um volume grande de livros malcheirosos. Para evitar o cheiro de guardado, vale a dica que já dei no post anterior sobre este assunto: empreste seus livros. O contato das páginas com o ar retarda a proliferação de micro-organismos nocivos ao papel ao passo que se mais pessoas lerem o mesmo exemplar ele receberá mais ar e estará menos propenso ao envelhecimento. E se você tem certeza de que não irá jamais reler determinado volume, é hora de doá-lo.
.
.
.
Para ler as cinco dicas essenciais, clique aqui.
.
.
.
Outros links para saber mais sobre o assunto:
.
.
.
.
Beijo&Carinho,
.
.
Compartilhe esta página as redes sociais:


37 thoughts on “10 DICAS PARA A CONSERVAÇÃO DE LIVROS”

  • Jussara minha querida, quanta dica valiosa! Pela quantidade de livros que já comprei, certamente teria toda essa preocupação para mante-los. Mas desde muito cedo minha vida vêm sendo meio nômade. O trabalho de meu marido sempre nos obrigou a mudanças constantes, e muitas vezes íamos para lugares muito distantes. Sempre acabei me desfazendo de meus livros. Com o tempo fui aprendendo que não dava para levar tudo comigo, então passava adiante, enfim, só me acompanhavam aqueles que realmente não conseguia me desfazer.
    Beijo querida,
    Denise – dojeitode.blogspot.com

  • Grande post, belas imagens e grandes dicas, mas na verdade eu devo ser das pessoas mais desorganizadas com os livros.
    Tenho livros em estantes, tenho livros em cima de móveis, livros em caixas que acabo por raramente abrir, e os que estão guardados só os arejo uma vez por ano, no verão. Realmente estou a pensar que será melhor oferecer muitos desses livros , porque não tenho espaço adequado para todos.
    xx

  • Dicas valiosas… Algumas mais difíceis de seguir (emprestar, doar…) outras mais fáceis.
    Em livros de estudo,também faço anotações a lápis e uso marca textos amarelo (não sai em cópias xerox e com o tempo some) e, quando limpo as estantes, antes de recolocar os livros,dedetizo com K-0trine.
    Um abraço!
    Egléa
    Egléa

  • Amei seu post! Muito útil…
    Eu sou louca por livros, tenho uma biblioteca grande em minha casa, ela ocupa o antigo quarto do meu filho.
    Tenho muito cuidado com eles, e me identifiquei com você na forma de grifar. Não resisto, quando o livro me agrada eu grifo muito e anoto…mas uso lápis preto e nas partes mais lindas uso o de quatro cores!
    Depois vou visitar os links que você sugeriu com mais calma
    Estou numa correria danada porque amanhã temos o último encontro do ano do Círculo.
    Bjs e um lindo final de semana!

  • Ju,
    Adorei as dicas e as imagens lindas e inspiradoras
    Eu organizo os meus por temas, os do marido,os meus, os das crianças ( que são muitos)
    Aqui nas escolas incentivam muito a leitura e fazem vários encontros com o autores durante um ano.
    Meus filhos acham o máximo, voltarem prá casa com o livro com dedicatória e autógrafo.
    Besitos e ótimo final de semana

  • Oi Jussara,
    Já tive todos esses 'acidentes' com livros.
    Quer ver uma coisa que me irrita muito?
    Pessoas que passam a tarde em livrarias lendo sem o menor cuidado.
    Nas grandes livrarias, tem os Cafés, sofás, sempre um local para leitura.
    Tem gente que lê com abertura quase 360º rs
    E depois os livros voltam para as estantes.
    Eu tenho o maior cuidado ao abri-los, acabo de ler e os livros continuam com 'cara' de novos.
    Mas já tive marcas de clips, folhas manchadas por pétalas de flores, o tal durex amarelo, mas tem tempo.
    Livros técnicos sempre foram 'marcados' , colocava abas, fazia anotações e depois quando mudava de período sempre tinha alguém atrás do meu livro rs
    Ainda tenho alguns com muitos registros.
    Ótimas dicas, emprestar é bom!
    Mas já tive livros que foram de uma maneira, passaram por várias pessoas e voltaram em estado de calamidade pública.
    As vezes prefiro dar!:)
    Hoje mesmo, fiz essa limpeza individual em alguns!
    bjs
    Ótimo finde!

  • Jussara,
    ainda bem que li esse seu post, lembrei que faz tempo que não dou uma limpeza nos meus livros. Eu costumo dar ou emprestar (que as vezes é o mesmo que dar, pois raramente eles voltam…rsrs…), lógico que os que não irei ler novamente. Pois tem alguns dos meus livros que não saem do meu alcance de jeito nenhum! E sempre que vou começar a ler um livro, coloco uma capinha de tecido, pego um marcador novo e aí sim posso degustar cada palavrinha do meu novo livro. E sempre com muito cuidado para não abri-lo demais e marcações só com lápis e bem clarinho para não marcar demais. Ando sempre com um livro ou dois na bolsa e com uma lapiseira também.
    Beijos
    Adriana

  • Oi Jussara, é a Vi, por essas e por outras, que gosto de pegar livros na biblioteca publica, porque ter livros dá trabalho.
    Quando a pessoa é dedicada e apaixonada, como você, ela pode ter uma coleção e formar uma biblioteca, mas se for relaxada como eu, o melhor é ir na biblioteca, ou quando comprar, depois de ler, doar para alguém.
    Muitos beijos,Vi

  • Bom dia Jussara.. nada como a criatividade não é.. pena que muitos livros estão sempre a encher estantes. quase nunca são lidos.. bibliotecas tem de monte disso.. eu tenho poucos em casa.. mas sempre são essenciais.. bjs e um lindo dia

  • Oi Jussara! Excelentes as dicas. Gostei demais das imagens tambem. Que vontade de ter uma poltrona dessas, rodeada de livros: so estender a mao pra escolher o proximo. Tenho lido muito mais livros emprestados do que comprados por mim (minha irma e cunhado sao compradores de livros praticamente compulsivos, entao vao me repassando os deles, rsrsrs) por isso preciso cuidar muito bem para devolve-los em bom estado. Gostei de saber que estou ajudando a conserva-los, arejando as paginas! Um abraço, e otimo fim de semana.

  • Dicas super bacanas, me lembrei que tenho que limpar os meus…adoro ler, tenho vários livros, mas sempre dôo para a biblioteca do SESC aqueles que sei que não irei ler novamente ou que não gostei. bjosss

  • Oi Jussara!
    Adorei essas ideias, guardar e conservar os livros é uma proesa…
    Há alguns dias meu marido encontrou uma bobina já com divisórias..já pensei na ideia dos livros . Assim ficam a mão e não esquecemos deles…^^.
    Obrigada pela visita, um ótimo domingo
    Paty

  • Querida Jussara, tenho alguns livros manchados de chocolate (ups) sobretudo da época da faculdade… Depois diga-me o que acho do livro do Umberto Eco. Já o li, é só para comparar opiniões.
    Beijinho, uma doce semana, já cheira a Natal cá em casa
    Ruthia d'O Berço do Mundo

  • Querida Jussara! Excelentes dicas e que tantas formas bacanas de guardar livros, até mesmo uma poltrona. Fico sempre encantada com as suas dicas. Beijo grande e ótima semana! Eunice Maria.
    efacilserfelizartesanais.blogspot.com

  • Oi Jussara,
    Gostei das dicas, mas confesso que não servem para mim, pois a primeira coisa que faço qdo compro um livro é abrir de um tanto que quebre a lombada para ficar mais fácil de folhear e risco o livro todinho, grifo tudo o que gosto, chego a fazer críticas nas margens. Quer me ver feliz, é pegar um livro lido por outr pessoa que tenha partes marcadas.
    Aproveite a semana.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

  • Oi Jussara,
    Obrigada!
    Ah, sempre fui crítica demais com tudo o que faço rs
    Já tive fases piores
    Mas cismei com o coitado do ginger mesmo.
    Eu adorei a guirlanda, primeira vez que bordei e o feltro para mim é uma aventura no mundo desconhecido rs
    O problema foi só com ele rs
    Sei que adora – me lembro da sua coleção – presépios.
    Me lembro de você quando vejo um legal!

    Obrigada!
    Pela arte da minha mãe também!
    bjs
    Ótima semana!
    Ainda estou inventando artes natalinas!

  • Olá Jussara,

    Ótimas dicas. Quem armazena livros em casa precisa cuidá-los adequadamente.
    De fato, livros são feitos para serem lidos e manuseados. Sou muito a favor da circulação dos livros. Emprestar, doar e abrir espaço para os novos. Já estou precisando separar alguns para doação, pois sei que já não me farão falta e que não pretendo relê-los. Talvez eu os "esqueça" em algum lugar que possam ser resgatados e lidos.
    Gostei muito das interessantes decorações para guarda dos livros que você usou para ilustrar o texto.

    Beijo e ótimos dias.

  • Oi, Ju,

    Eu também tenho que me desculpar pelas visitas atrasadas, rsrs. Estas dicas são muito boas, vi que cometo alguns dos "pecados" relatados, como o de usar, às vezes, fitas adesivas, para reparar os meus livros, rsrs.

    Um beijo e boa noite!

  • Nossa, tenho aflição de quem dobra página ou usa até a contra capa pra marcar a leitura!
    Não gosto de sublinhar, deixar anotações, nda!! kkkkkkkkkkkkk…
    Gosto dos meus livros como vieram, a não ser se tiver alguma dedicatória pra mim.
    Preciso dar uma olhada nos meus. Bem lembrado! rs
    Bjns
    🙂

  • Olá Jussara

    Obrigada por ter passado ontem, no blog e dar a sua opinião. Seu desejo pode se tornar realidade.Venha participar do SORTEIO / GIVEAWAY INTERNACIONAL e concorrer a um cupom de compras no valor de $40 para comprar um montão de coisas.

    AMIGA DA MODA by Kinha

  • Jussara, já cometi esses erros (kkk) e fui aprendendo com o desgosto pelos resultados negativos que você mencionou. Estou precisando dar uma organizada nos meus e separar os que não me farão falta, passando-os adiante. E essa é uma tarefa que só nós mesmos podemos realizar. Ótimas dicas você postou. Grande beijo!

  • Chegar aqui e deparar com suas dicas sobre como conservar, organizar e aprender a renovar é um presente afetuoso.Também guardo alguns porque percebi que de tempos em tempos gosto de rele-los, é surpreendente como mudamos de opinião, de necessidades, prioridades…Outra visão…
    Já não é mais difícil encontrar livros disponíveis virtualmente sem nunca terem sido impressos antes. Com a popularização do uso da internet pelo mundo, os e-books podem ser comprados por pequenos valores ou mesmo estarem disponíveis para download grátis, o que representa uma alternativa de divulgação para o trabalho de um autor, sem grandes recursos, para procurar uma editora que imprima sua obra, por exemplo. Isso é fato. Depois de algumas oficinas e cursos, descobri todos os melhores escritores da humanidade são pobres. Adeus livros impressos, se não os escritores do mundo vão morrer de fome.

    É sempre um prazer passar aqui, viu?! Meu blog ta paradinho…ô dó.
    A Valentina (minha netinha esta a coisa mais linda deste mundo). Vou guardar alguns livros especiais para ela. Se for retro como a vovó vai curtir de montão.
    Bj abraço carinhoso
    Yvone

  • olà Jussara
    como eu nao tenho uma sala para os livros, tenho sò uma pequena estante, os livros que jà li, e que não quero reler, ou vendo, ou coloco em uma caixa na garagem, porque minha estante è bem pequena, morro de pena de colocar os coitados na garagem
    mas não tem outro jeito.
    neste momento estou lendo um livro de Carlo Lucarelli, um ótimo autor italiano.
    te deixo a dica de um livro que li e amei de Carla Cerati, voce conhece ??
    amo so livros dela
    olhe aqui
    http://it.wikipedia.org/wiki/Carla_Cerati

    aproveite o restinho da semana

  • Olá Jussara

    Agora sim, problema resolvido e concurso no ar. Pode vir toda animadinha novamente.

    Venha participar do CONCURSO CULTURAL INTERNACIONAL. Vc poderá ganhar um cupom de $40, para gastar na loja virtual sammydress.

    AMIGA DA MODA by Kinha

  • Oi Jussara.

    Gostei de suas dicas sobre a conservação dos livros.

    Enviei um e-mai pra você sobre o Livro Viajante.
    A Mirys deve enviar pra você na próxima semana. Você é a última da lista e depois deve encaminha-lo pra mim.
    A autora do livro estará em Juiz de Fora dia 20 de dezembro mais ou menos.
    Queria entregar pra ela o livro com o nosso caderno de anotações …

    Li neste post que parece que não está em casa.
    Se quiser que ela envie o livro para outro endereço, para agilizar esse processo, fale comigo por email…

    Bjo

    Ana Vi

  • Oi Jussara, muito bom teu post. Por mais que a gente acha que está cuidando bem tem sempre uma coisa nova para aprender. Atualmente tenho pouquíssimos livros, doei todos para uma pessoa que adora livros e estava montando uma biblioteca. Achei que deveria dar porque vão povoar outros sonhos, fazer outras viagens. Fiquei com alguns de arte, de Cora Coralina e Clarisse Linspector. Esses são de cabeceira mas vou aproveitar tuas dicas e dar uma limpeza geral neles. Bjs
    Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *