FRANGO JECA

FRANGO JECA
.
“Mineiro tem mania de colocar milho em tudo”, reclama uma de minhas primas. Ela também é mineira, mas depois de passar mais de trinta anos em São Paulo às vezes não se adapta aos nossos usos e costumes.
Não sei se realmente os mineiros acrescentam milho a tudo; à parte o exagero de minha prima, a verdade é que ela não gosta de milho verde na mesma proporção em que aqui em casa gostamos desse ingrediente.

Uma das receitas ma-ra-vi-lho-sas em que o milho verde faz bonito é a do Frango Jeca. Tenho-a há quase duas eternidades anotada em um de meus vááários cadernos de receitas e não me lembro bem onde/quando a consegui, mas sei que pousadas  e restaurantes bacanudos de Beagá* e seu entorno oferecem a iguaria em seus cardápios. Além disso, uma busca no Google, ainda hoje, revelou-me variações inúmeras do mesmo prato.

.

.

.

.

O nome – Frango Jeca – é sem dúvida uma referência ao modo caipira de cozinhar, pois o Jeca Tatu, personagem de Monteiro Lobato (Urupês, 1918), acabou por se tornar representante do caipira de modo geral, ainda que a intenção do autor tenha sido a de tecer um retrato do habitante da região do Vale do Paraíba – SP, distinta por seu atraso à época da publicação da obra.
O personagem – pobre, ignorante e avesso aos hábitos urbanos de higiene – um dos mais populares de Lobato, incomodou a elite intelectual da época, acostumada a uma visão romântica do homem do campo.

O milho verde – o lado Jeca desta receita – é o responsável pelo sabor incomparável desse frango refogado. As rodelas de milho verde são para “comer rezando”, como dizem alguns, ou para “lamber os beiços”, como dizem os caipiras.

.

.

 

Eis a receita:.

 

 
.
.
.
.
.
.
*Beagá : abreviatura carinhosa de Belo Horizonte, capital mineira.
.
.
.
Beijo&Carinho,
.
Compartilhe esta página as redes sociais:


53 thoughts on “FRANGO JECA”

  • É… REALMENTE TUA PRIMA NÃO APRECIA O CEREAL, POR ISSO, A HIPÉRBOLE. AMO MILHO, É UM ALIMENTO COMPLETO, SABOROSO, ÍMPAR PORÉM, NÃO O PONHO EM TUDO. UMA, POIS NÃO COMBINA COM TODO TIPO DE PRATO. CADA RECEITA, É UMA RECEITA E OUTRO MOTIVO, É O CUSTO E ACESSIBILIDADE. MILHO NATURAL, NEM SEMPRE HÁ E OS DE VIDROS, LATAS OU SACHÊS, NÃO TEM O MESMO SABOR, NÉ?
    MAS QUE MILHO É TUDO DE BOM, AH É! 🙂
    ADOREI ESSA RECEITA. ACHEI UMA "CHIQUEZA", UAI!
    TENHA UM LINDO FINAL DE SEMANA, CONTERÂNEA JUSSSARA.
    ABRAÇÃO GG GIGANTE PROCÊ! 😉

  • Olá Jussara
    Como boa mineira gostei muito deste franguinho. E o milho verde só faz aumentar essa delícia.
    O melhor da vida é você saber que alguém conseguiu dar um sorriso graças a sua bondade, e saber que esse sorriso fez com que a liberdade de ser feliz se aflorasse por onde quer que você tenha passado e deixado o seu sorriso repleto de carinho e afetividade.
    Tenha uma semana plena de amor e harmonia
    Estou lhe oferecendo um “selo destaque”. Será uma honra se você aceitá-lo. Pegue-o na lateral esquerda do meu blog
    Beijos e carinhos
    Gracita
    ” gracita mensagens”

  • Oi, Jussara!!
    Não sei se já te contei que sou mineira e não conhecia essa receita. Quando falamos que alguém é "Jeca" é o mesmo que chamar essa pessoa de caipira. Seu frango seria caipira… imagino se cozido no fogão de lenha… ai… ai… é mesmo de lamber os beiços!!
    Inusitado o milho cortado em rodelas! Será que é o sabugo que dá gosto especial? Eu sempre coloco cebola nos molhos pois é esse ingrediente que faz engrossar o caldo, além de fazer muito bem para o coração.
    Vou testar sua receita e depois digo o que achei!
    🙂
    Beijus,

  • Querida, não sou fã de milho, confesso. Tudo por causa de um prato angolano que a minha mãe me obrigava a comer em pequena. Por isso não acho piada à pamonha e outros doces (portugueses também) à base desse ingrediente.
    Mas o que adoro são estórias, pelo que agradeço dar-me a conhecer a personagem do Monteiro Lobato, esse Jeca Tatu!! Tudo tem uma explicação, hehe.
    Beijinho, um doce fim-de-semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    P.S. Vou espreitar o haicai já de seguida

  • Hummmmmmmmmm este franguinho com milho que eu amo, me deu agua na boca, na próxima vez que eu for fazer frango aqui em casa, com certeza farei esta receita, pois ela está muito apetitosa.
    Beijos e fique com Deus.
    Ângela

  • A explicação do prato e as fotos estão deliciosas. Fiquei com água na boca e vou fazer nesta semana a receita que você, gentilmente, compartilhou.
    Já que o tema da postagem é mineirice, despeço-me ao estilo de uma amiga: "um abraço, um beijo e um pão de queijo!"

  • Oi Jussara. Aqui no Nordeste, costuma-se usar milho em algumas iguarias. Mas o consumo do cereal mesmo é na canjica, pamonha, bolo, cuscuz e come-se o milho cozido ou assado, preferencialmente na fogueira, em época de festa junina.
    Eu gosto muito de milho. Só não gosto de milho enlatado.
    Amei este post!
    Beijos.

  • Jussara,
    vc me salvou do dilema que me assombra todo fim de semana: o que preparar para o almoço caseiro;tá resolvido.Sabadão ao frango-jeca.Supimpa, minha senhora!

    À medida que ia lendo tua narrativa,os sabores de Minas iam me chegando.Lembrei-me dum maravilhoso frango com quiabo que comi em Ouro Preto.
    Minas é um prato cheinho de tentações.
    Doce noite aí.
    Bjos mil,
    Calu

  • Oi, Ju,

    Quando solteira eu fazia demais frango com milho (geralmente com os grãos debulhados). Sempre apreciei este prato.
    O meu marido, no entanto, o preferia sem o milho, então fui deixando a receita de lado. Mas a sua versão veio me despertar lembranças saborosas, e vou fazê-la com certeza, rsrs.

    Um beijo!

  • Ju, obrigada pelo carinho, por suas palavras, pessoas como você são amigos e companheiros de viagem pela vida.
    Agora dá licença que vou prá cozinha, senti um cheirinho.
    Que receita boa, sorridente, né?…rsrs… E a Jeca sou eu, que nem conhecia.
    Adoro milho e todas as sua derivações, angu, curau, pamonha, milho refogado, bolo…
    Deve ser mania de mineiro mesmo.
    Já sei o que fazer no domingo.
    Amanhã vou a caça, aqui é raríssimo milho em espiga e custa 1.65 o pacote com 2 ( caiu da cadeira?).
    Besitos

  • Cara..zóio…tudo lindio..rs
    A receita…bem essa não li, não tenho o dom querida.
    Mas tenho certeza que estava de "comer rezando" (eu falo assim….rs).
    Adoro milho…e com certeza ia amar essa gostosura.
    Beijinhos…

  • Bom dia amiga virtual Jussara, uma ótima sexta pra ti.
    Sou vegetariano mas minha esposa apreciaria muito sua receita, vou mostrar a ela mais tarde. Sabia que gosto muito do mês de junho por causa das delícias feitas com o milho?! Rsrsrsrsrs.
    Fui lá conhecer o blog de sua amiga Elisa e conferir seu inspirado haikai. Você captou a essência, parabéns.
    "inverno no fim…
    pinto em flor a cerejeira,
    tela vira jardim…"

    inverno no fim…
    pinto em flor a cerejeira,
    tela vira jardim

    • Milton
      Obrigada pela visita e por prestigiar o haicai da Jussara. Você viu que quão bela construção?. Te convido para tentar. É só começar. Vou em breve visitar o seu blogue. Como sempre estou atrasada nos comentários.

      Um lindo domingo para você e sua família.
      Um abraço.

  • Olá Jussara,

    Por incrível que possa parecer não conheço este Frango Jeca, apesar de ser mineiríssima.
    Na verdade, não me dou muito bem com a cozinha. Quando gosto de uma receita eu salvo ou copio e tento convencer a minha secretária doméstica a executá-la.
    Adoro milho e tenho certeza de que este prato é delicioso. Já que os restaurantes daqui de Beagá têm esta iguaria em seus cardápios, vou matar minha vontade em um deles. É mais cômodo para quem não leva jeito para cozinhar-rsrs.

    Vi seu haicai lá na Elisa. Bela estréia! A postagem dela ficou linda e com aroma da Primavera.

    Excelente final de semana.

    Beijo.

  • Oi, Jussara! Adoro milho verde, de todos os jeitos…E o franguinho aqui de casa, só pode ser feito na panela de ferro, peguei mania, gosto, paixão por ela, rsrs…Essa receitinha já vai pro caderno, ficar na fila de experimentação…Adorei, obrigada!
    Beijinhos, Ana

  • Jussara,
    Gosto muito da culinária mineira, mas os pratos que não levam milho. Lembro de uma vez que fui a Arraial d'Ajuda-BA e fomos a um restaurante de comida mineira. Provei o mexidão e amei. Amor a primeira garfada!

    Beijo querida e obrigada pelo seu comentário lá no blog. Sua opinião é muito importante, sempre! Um ótimo final de semana.

    Denise – dojeitode.blogspot.com

  • Jussara,
    A receita agradou-me, de tal forma que fui atrás do link para ver como se faz o tempero. Pareceu-me fácil, mas deparei com um problema: o que é um "um punhado de cheiro verde"?

    Abraço

  • Oi Ju, amei a receita, se bem que não sou muito amiga de frango, mas o povo aqui de casa gosta rs.
    Tem cara de que ficou mutcho bom!!

    Eu já gosto de milho verde na espiga, sabe… Cozidinho, bem molinho com um pouquito de sal.

    adorei a blogada, lindona!

    beijão e bom findi

  • Tenho andado ausente infelizmente
    mais de alguma forma lutando.
    Eu sei , que no mundo teremos grandes aflições
    com fé e muita garra vou seguindo com grande luta
    minha viagem.
    Deus abençoe seu Domingo
    e da sua família.
    Beijos no coração , Evanir.
    Bem , que já sabia , que a melhor comida do Brasil é de Minas Gerais.
    Ano , que vem vou saber de perto isso tudo amada.

  • Olá Jussara!
    De passagem para agradecer a sua amável visita ao meu blog deparo-me com um blog interessantíssimo!
    Adorei a referência à personagem do Monteiro Lobato no seu texto e, para além de Literatura também tenho interesse por culinária. Aqui em Portugal costuma dizer-se que o milho é para as galinhas…:-) mas eu gosto desde que não seja em grandes quantidades. Quem sabe não tento essa receita?…:-)
    xx

  • Oi Jussara
    Você me convida a fazer esta receita de frango Jeca ( que já sei que é deliciosa) , pois aqui todos adoram milho seja curau,pamonha, bolo de milho,canjica e até milho cozido debulhado e temperado com sal,vinagre,alho ,cebola,etc.

    Obrigada mais uma vez por ter enriquecido a minha página com seu maravilhoso haicai. Inauguraste com muita propriedade.
    Adoreeeei.
    Um lindo domingo para você.
    bjs

  • Hmmmmmmmmmmmmmm….
    Nem me mostre esse frango…. aqui em casa sou eu que vou pra cozinha, mas não é uma atividade que gosto. Mas pra não morrer de fome, cozinho… meia boca.
    Até sinto o cheiro desse frango jeca… hmmmmmmmmm, Jussara!!!!

    Vou lá na Elisa. Menina, escrever haikai é difícil demais!

    Beijos

  • Bom dia,
    menina que delicia esse frango jeca, adorei, sou louca por milho, se me deixarem também uso em tudo, minha filha é a chata reclama mas come tudo e repete. Já anotei para fazer. Tenho me exibido demais com o teu tempero, ontem falei para uns amigos fazerem, ficam comprando esses prontos é muito salgado.
    Bjos e tenha uma ótima semana.

  • Jussara,
    Obrigado pelo esclarecimento sobre a receita. Para poder experimentar, vou tentar encontrar milho verde que se preze, já que esse ingrediente é muito importante na receita.

    Beijo 🙂

  • Adorei saber do milho verde batido, eu faco um frango parecido mas nunca usei o milho batido. Na proxima vou seguir tuas dicas, adoro frango sempre e milho verde tambem, juntando os dois tem que dar muito certo mesmo. Bj

  • Você deu uma aulinha sobre a origem verdadeira do personagem de Monteiro Lobato, que tem merecido interpretação diferenciada. Gosto muito de milho, eis que acostumada a essa nossa comida sensacional. Mas não me arrisco na cozinha, pois naquele espaço sou uma negação. O blog da Elisa é um espaço encantado e admiro seus belos haicais, suas fotos, vídeos… Li o seu e ficou lindo. Só arrisquei um, que nem merecia ser postado, em atenção a um irrecusável pedido dela. Bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *