“O NOTÍVAGO” – IMPRESSÕES SOBRE A OBRA

“O NOTÍVAGO” – IMPRESSÕES SOBRE A OBRA
.

Eu havia escrito há tempos uma breve apreciação para um livro de poemas de Júlio Olivar – que conheci, praticamente um menino, a dirigir um jornal em minha cidade, com muito mais ideal que todo o essencial restante – e até havia me esquecido disso, pois o autor esteve ocupado como secretário de Estado da Educação e candidato a vice-governador de Rondônia e a publicação podia esperar. 

Assim, foi com uma alegria inesperada que encontrei O notívago em minha caixa de correio esta semana. Com um projeto gráfico muito interessante – o livro é pequenino: 20cm X 9,5cm – apresenta 58 poemas abertos pela caricatura do autor na primeira página, arte de Cleidson Freitas...

 

.
.
No prefácio da obra, Hugo Pontes (falei dele aqui) considera que o que Júlio Olivar se propõe em sua prosa-poética é “cantar o seu universo, a sua aldeia; contar seu sentimento de mundo em sua caminhada na busca de algo que todo ser humano anseia por encontrar: a sua origem, o sentido da vida, o seu papel na sociedade atual e o papel que lhe reserva o futuro”. Nesse sentido, diz Hugo, o poeta leva seu leitor a refletir que “a sociedade é feita de contradições”, ou não viveria o homem em permanente conflito toda a sua existência.
.
.
       Deixei vários objetos próximos para sugerir o tamanho do livro
.
.
O texto abaixo é o que escrevi a propósito da obra e que foi publicado na orelha do livro:
.
.
A leitura de O notívago recupera um delicioso mundo que já não existe – ou por ter ele se transformado ou por ter se tornado outra a visão que dele temos. Isso imprime no leitor a nostálgica sensação de ter perdido algo precioso e, sutilmente, a doçura de poder voltar a vislumbrá-lo.
Também para isso existem os poetas: para resgatar o que todos perdemos e, nesse resgate, propiciar a sublimação da nossa dor. “E(ternos) momentos eram aqueles lá de traz”, Júlio Olivar diz com acerto. Afinal, todas as nossas buscas não se resumem na tentativa de resgatar o que amamos? A paisagem da infância – dos nossos primeiros contatos com o mundo – os perfumes, sabores, as pessoas que amamos, nós mesmos como então éramos?
Além desse mundo redescoberto, certos jogos de palavras chamam atenção no seu texto. Ternura e
eternidade se fundem no lúdico “E(terno)”, enquanto o “C” de “depois de Cristo” – sem fazer essa referência – grafa a palavra “d.C(oca-Cola)”. Brincadeira séria esta que, consciente da escravidão a que as multinacionais submetem o terceiro mundo, se oferece sutilmente à denúncia dessa realidade.
Entre outros jogos, chama a atenção aquele que aproxima “pessoas” e “Pessoa”. Clara homenagem ao poeta português – que amo – e, ao mesmo tempo, recuperação da história portuguesa/brasileira e da história pessoal do poeta: “terrinha”, “além-mar”, “navegando”, “ancestrais”.
Também na obra pessoana se percebe o desajuste do poeta em relação ao mundo que estes versos de O notívago registram: “nasci no frio de junho para o mundo/ ele que, às vezes, parece não ir/ com a minha cara pálida”. Os poetas talvez existam por isto: por não se ajustarem ao mundo, por não caberem nele. Ou em razão de o mundo não caber nos poetas. Seja como for, salva-se a poesia.
Que O notívago cumpra seu papel de possibilitar pela reinvenção – como queria Cecília Meireles – a vida.  Que redescubra esquecidos mundos, que inaugure outros, verdade-sempre.
.
.
.
.
Lançado em comemoração aos 40 anos do poeta, neste junho, O notívago reúne poemas que, segundo o autor, “vêm desde a adolescência”. “São memórias”, diz Júlio, “descritas num tom poético, despretensiosamente”.  

Transcrevo abaixo duas dessas “memórias poéticas”:.

.

.
.
.
.

Em Rondônia, Júlio Olivar é membro da Academia Vilhenense de Letras e superintendente estadual de Turismo.

.

;

Imagem: acervo do autor
Contatos com o autor, aqui e aqui.
.
.
Beijo&Carinho,
.

 

 

Compartilhe esta página as redes sociais:


28 thoughts on ““O NOTÍVAGO” – IMPRESSÕES SOBRE A OBRA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *