CONSERVAÇÃO DE LIVROS

CONSERVAÇÃO DE LIVROS
.
.

Injuriada, queixei-me ao meu pai: “Por que as coisas estragam?”

A resposta que ele deu eu jamais esqueci:

“Se nós, que importamos mais que as coisas, também estragamos, por que elas não deveriam?”

Penso nessa resposta muitas vezes, em diferentes situações. Sua sabedoria, direta e simples, tornou-me mais desprendida, mais sábia. Se é inevitável que as coisas se estraguem não adianta arrancar os cabelos quando isso acontece, mas, sim, tratar de aproveitá-las o quanto for possível e tratá-las bem para que o tempo do aproveitamento dure mais..

..
.
.
Por saber que ambientes com pouca circulação de ar tendem à umidade e, assim, atraem mofo e insetos para os livros, sempre me preocupei em guardá-los em locais arejados. Descuidei-me, por outro lado, ao deixá-los expostos à luz solar, e muitas capas desbotaram. Assim, na tentativa de cuidar melhor desses objetos que amo – e que me transportam para reinos distantes e inimagináveis, salvando-me da vida – parti em busca de dicas para a conservação de livros e reuní uma pequena biblioteca a respeito. Irei aos poucos registrar aqui o que aprendi, mas como o assunto é quase interminável, impraticável para um único post, terei que voltar a ele em outras oportunidades.
.
.
.
.
As primeiras dicas, portanto, essenciais, são as seguintes:

1. Acomode os livros em um lugar arejado, mas cuide para que eles não fiquem expostos aos raios solares. Além de desbotarem as capas esses podem até oxidar o papel.  A luz artificial também pode ser danosa, mas os maiores estragos vêm mesmo daquela claridade despejada pela janela..

.

;
;
2. Não guarde-os em caixas, nem em salas pouco frequentadas, pois a falta de movimentação (no caso de um sótão, ou porão) facilita a aproximação de insetos, ao passo que o abafamento e o escuro (no caso das caixas) ocasionam umidade e mofo, traças e cupins.
.
.
.
.
3. Prefira as estantes de metal – aquelas de bibliotecas públicas. Certamente não são a opção estética mais adequada para a sua casa, mas são com certeza a melhor opção para os livros. Os insetos preferem as estantes de madeira.
.
.
.
.
4. Organize os livros em pé na estante, formando um ângulo reto com a prateleira, encostados uns nos outros e deixando um espaço entre eles e o fundo da estante a fim de prevenir a umidade e os insetos. Ao dispô-los lado a lado, evite espremê-los – para não haver atrito ao retirá-los –  ou deixá-los folgados demais para que não inclinem para os lados e acabem tortos. Se eles tenderem a ficar inclinados use aparadores – preciso urgentemente de aparadores!
;
;
.
5. Empreste seus livros. O contato das páginas com o ar retarda a proliferação de microorganismos nocivos ao papel e se mais pessoas, além de você, lerem o mesmo exemplar, ele receberá mais ar e estará menos propenso ao envelhecimento. Isto, é claro, se o próximo leitor também zelar pela integridade do livro. Mas se seu amigo é mesmo uma pessoa bacana, por que privá-lo dos mundos inexplorados que se encontram nas páginas daquele seu livro querido? Empreste!
;
;
.
.
.
.
.
Beijo&Carinho,
.

Compartilhe esta página as redes sociais:


33 thoughts on “CONSERVAÇÃO DE LIVROS”

  • Querida amiga Jussara

    Sabedoria dos pais,fica sempre na memória e a sua colocação é muito oportuna diante deste inverno que faz com que os ambientes fiquem mais frios. A decoração pós -moderna é uma linda idéia.

    Naveguei agora pouco dentro de suas postagens e fiquei encantada no meio de tanta preciosidade. Dentre tantas resenhas tão bem escritas, cujos livros você me convida a ler, hoje me deparei com Carlos Luiz Zafon. Em sua breve sinopse "Marina" deve ser um prato cheio para quem gosta de mistérios. Instigou-me.

    O seu jeito mineiro adorável de ser em o "Vocabulário Mineiro": Pópôpô
    Pópoquim . Amei.

    E em : Nem só de palavras vivem os poetas- poema-pílula de Hugo Pontes, lembrei-me também dos poemas concretistas de Pedro Xisto.
    Poema-pílula talvez seja para definir a minha dose prá só me engravidar de haicais ? (risos) E parafraseando:

    Um pé de Jaca
    no vaso de bonsai
    Um haicai ?

    E a minha jornada continua . Garimpando "Minas de Mim" com as suas postagens anteriores.
    Volto.

    Bejim

  • Nossa… adorei a resposta do seu pai! Tb não tinha pensado desta forma, e sem dúvidas ficará gravado na minha mente tb.
    Aqui em casa, sofro com a umidade. Mantenho as janelas abertas e tals, e mesmo assim, é inevitável. Fora a poeira. Por mais que eu limpe, na hora seguinte já começa a acumular… grrr! rs
    As que eu mais gosto, acabei deixando dentro de uma mala de viagem, com aquele anti-mofo de potinho, sabe? E vou mantendo assim. kkkkkkk!
    Adorei as dicas!
    Bjns
    🙂

  • Realmente, cheia de sabedoria a resposta do seu pai. Temos que aprender a aceitar a transitoriedade das coisas, e aproveitá-las bem enquanto as temos. Amei as fotos, lindíssimas e inspiradoras. Arquivei aqui, pro meu projeto de fazer uma biblioteca em casa. Por enquanto meus livrinhos têm que se conformar em ficar meio espalhados… Tenho livro até no guarda-roupas…
    Amei o post! Abraços!

  • SÁBIA RESPOSTA DE SEU PAI, COLEGA JUSSARA! NÃO HÁ VERDADE MAIS CERTA… 🙂
    ADOREI AS ESTANTES DA PENÚLTIMA FOTO. QUE LINDAS! NADA COMO UM LOCAL SEGURO E RESISTENTE PRA GUARDARMOS AQUELES QUE TUDO GUARDAM… 🙂
    QUANDO PUDER, VENHA VER MINHA NOVA ARTEIRICE, MOÇA. TÁ BEM BACANA! 😉
    TENHA UM LINDO DOMINGO E UMA ÓTIMA NOVA SEMANA. 🙂
    ABRAÇÃO PROCÊ!

  • Diga que você realmente ama,
    em todas as oportunidades.
    E só quem é amado, pode realmente abrir os braços
    e sentir o calor deste sentimento único.
    E se por acaso você quiser me amar,
    talvez eu transforme esse amor em amizade das mais pofundas.
    Queria ter a certeza de que apesar de minhas ausencias,
    alguém me valoriza de valor ao que realmente importa,
    que é meu sentimento,que é tudo para mim nessa vida.
    A vida é assim, um ciclo,
    uma viagem de trem e um incessante encontro e desencontro.
    Quem sabe seja por isso que ela é
    tão delicada e misteriosamente única e bela.
    Um feliz final de Domingo minha doce e linda amizade.
    Beijos com todo carinho,,Evanir..

  • Ju, eu tenho uma prateleira de livros embutida atrás de uma porta, num espaço de 20 cm entre o batente e a parede, é o tamanho certinho de um livro em pé. Quando chamei o marceneiro para realizar o projeto, ele me disse espantado: "Atrás da porta não dá para fazer nada!" Deu e ficou muito bom!

  • Vim retribuir o carinho e amizade! Adorei as dicas, já tive muitos livros, hoje não mais, meu filho tem alergias, e eu fiz doação para não ter o que juntar ácaros… Tenha um ótimo São João! Beijinhos…

  • Olá Jussara!
    Ótimas dicas, imagens lindas, inspiradoras, fiquei com vontade de pegar um livro e me sentar em uma dessas poltronas para ler.
    Abraços e uma abençoada semana!
    (¨`·.·´¨)
    .`·.¸(¨`·.·´¨)
    …. ×`·.¸.·´×

  • Lindas demais essas bibliotecas, Ju! Cresci vendo os livros do meu pai, que recebiam um carimbo "biblioteca Marco Aurélio", para que quem pegasse emprestado, depois de um tempo soubesse a quem devolver. Infelizmente muitos não voltaram. Engraçado como uns dão tanta importância a esses tesouros e outros nem ligam né? Aprendi a não pegar emprestado, mas se for necessário pegar, tratar muuuuito bem essas coisas. E aprendi também a gostar de ler, amo! =) Gosto que quero passar para os meus filhos! Bjinhos, flor, DEUS abençoe muito sua semana!

  • A vida é assim, um ciclo,
    uma viagem de trem e um incessante encontro e desencontro.
    Quem sabe seja por isso que ela é
    tão delicada e misteriosamente única e bela.
    Estou feliz por Deus me permitir
    estar visitando seu blog nessa viagem linda ,
    onde conheço tantos amigos e (as)entro em suas casas virtual
    e sou recebida com tanto carinho.
    Uma feliz semana minha doce e linda amizade.
    Beijos com todo carinho,,Evanir..
    Sua Amizade pra mim é tudo..

  • Olha só o absurdo aqui em casa… temos alguns livros guardados no banheiro.rsrs E na hora do banho é uma verdadeira sauna pra eles. Morro de dó.
    coisa de marido. E ninguém rela neles.

    Então vc fez o caldo! que máximo! Adorei saber.
    Tenho um de lentilha também bem bom.
    Uma ótima semana pra vc… porque a minha começou com chuva.
    Bjus

  • Oi Jussara!
    Puxa que dicar super boas… realmente precisamos aprender a conservar nossos amados livros de forma que permaneçam conosco em bom estado [até porque o preço está lá nas alturas!]… sabes que amei a tua dica de emprestar… realmente geralmente quem gosta de ler, acaba se apegando [demais] aos seus livros e vai colocando em prateleiras, mais prateleiras e assim vai… tenho aprendido com a Luma Rosa [aqui da blogosfera] a me desapegar daqueles livros que não vou ler mais… e realmente é um hábito que tenho conseguido por em ação: doar livros, emprestar sem data para voltar…
    Desculpa a demora em retornar para te visitar e deixar uma beijoka!
    Bjkas
    Mila

  • Tudo muito lindo e organizado!
    Aqui em casa é bem complicado, pois temos problemas com infiltração..
    E nesse tempo frio e chuvoso, acaba sempre "mofando" 🙁

    Vim retribuir sua visita e carinho..
    Grande beijo, Nina

  • Olá Jussara!!

    Aproveitando a pauta: hoje estou passando descaradamente para fazer uma divulgação do meu livro "Patos" que disponibilizei gratuitamente e democraticamente para download e leitura on-line aqui no meu blog. Agradeço muito a quem puder ajudar com a divulgação!

    Desculpe a invasão e obrigado pela oportunidade!

    Abraços,

    Rafael

  • Oiiiii Ju, ótimas dicas. Eu já fui uma leitora super assídua, ando em falta com minhas leituras. Tenho muitos livros que estragaram por pura falta de cuidado mesmo. Pensei numa estante de vidro, será que é bom?
    BjoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

  • Gostei das ideias, ótimas.
    Livros são demais, pena que um grande números de pessoas não os valorizam. Vivemos numa época em que muitos tem preguiça de ler. Que pena! Não sabem o que estão perdendo.

  • Olá, que ótimas dicas, tenho livros que quase não se consegue ler do rendado que as traças fizeram. De todas as dicas que destes vou segui essa do armário antigo, que lindo, vou fazer uma biblioteca escritório. Esse projeto já está quase fazendo aniversário, um dia coloco em prática.
    Obrigada pela linda mensagem de felicitação, só tenho a agradecer aos carinho e amizade, parece que nos conhecemos a muito tempo.
    Bjos e tenha uma ótima semana.

  • Oi oi Jussara,eu vou-te ser sincera: eu quando compro um livro,no final de o ler dou a alguém ou então se ninguém quiser,deito mesmo para o lixo. Eu gosto de ler mas quando termino gosto de dar espaço a outros. Espero que não leves a mal este meu comentário. Por falar em livros tenho cá mundo de cristal que não sei a quem pertence,não me consigo lembrar,e tenho cá também à volta da lua de julio verne. Se estiveres interessada em algum deles me diz que eu te envio de graça. Beijinhos e bom resto de semana!! http://mafaldinhaarte.blogspot.pt

  • Querida Jussara, correndo o risco de ser politicamente incorreta, eu não guardo livros. Melhor dizendo, guardo alguns livros, os clássicos, os com provas de qualidade dadas. Todos os outros que mensalmente compro, uma vez lidos, seguem sem hesitação nem pesar, para um centro de apoio cívico que possui uma biblioteca.
    As propostas de arrumação são lindas, especialmente a última.
    Beijinhos

  • Olá Jussara

    Saudades suas e deste cantinho lindo.
    Continuo sem tempo para visitar os amigos, pois aqui nos Estados Unidos, minha vida é super agitada.
    Adorei a sua visita, obrigada

    AMIGA da MODA by Kinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *