Viajar pela leitura - selo literário

segunda-feira, fevereiro 11, 2013 Jussara Neves Rezende 19 Comments



Os livros sempre estiveram presentes em minha vida e eu sempre os amei, desde quando ainda era muito pequena para avaliar até onde este amor me levaria.



Sempre li muito; em certas épocas mais, noutras menos, a depender da exigência do momento. Nos longos anos de pós-graduação, por exemplo, a leitura era contínua, mas muito específica, e havia a obrigação de escrever diariamente, o que impossibilitava viagens longas e incertas através da leitura de livros abertos por puro prazer. Minha média de leitura – 90 livros por ano – caiu sensivelmente nesse período.
Nos anos em que trabalhei no ensino superior eu lia de forma caótica tudo que me caía nas mãos, ainda que não gostasse do autor ou do estilo, pois precisava estar preparada para responder quando me indagassem a respeito. Livre hoje dessa obrigação posso me permitir o luxo de ler apenas o que me apetece – e caminho meio sem lógica pelo universo editorial, escolhendo os livros pelos autores que já li e aprecio, pelos que sei que são reconhecidamente bons, pelos assuntos que me interessam e até pelo que o título e/ou a capa me sugerem.
Endoideço se, sem um livro na bolsa, preciso passar algum tempo de espera aonde quer que seja, ou hospedar-me aonde livro não há. Sou capaz, nessas situações, de ler rótulos de shampoo, bulas, panfletos, obituários de antigos jornais. Apesar disso, meu compromisso com a escrita continua a impedir grandes voos pela leitura e a pilha dos livros que compro mensalmente – e que só vão para a estante depois de lidos – continua a crescer, aumentada, ainda, pelos livros que pretendo reler e reler e reler...
Anajá Schmitz, dona do delicioso blog “Minha vida de campo” e grande leitora, apesar do pouco tempo que nos conhecemos percebeu o meu amor pela leitura e ofereceu-me o selinho abaixo:


Já falei sobre selos aqui


Como a Anajá sabiamente observou, ao publicar o selo observando as regras que o acompanham revelamos nossas preferências literárias e abrimos espaço para que outros revelem também as suas, o que pode ser muito interessante e enriquecedor. 
Não indicarei 10 blogs para receberem o selo, mas sugiro a quem se dedicar à leitura deste post que deixe nos comentários o nome de pelo menos 01 livro de que tenha gostado de ler em 2012 e de 01 que pretende ler em 2013. Fique à vontade também para deixar suas impressões sobre os livros e/ou autores lidos e, caso queira, para levar consigo o selinho. Quem sabe se nossas leituras não coincidem em algum ponto?

Regra 1: Citar o nome e o link de quem o(a) indicou:
Quem me indicou foi Anajá Schmitz, do blog “Minha vida de campo”: http://livingonfarm.blogspot.com.br/



Regra 2: Indicar no mínimo 02 livros de que gostou de ler em 2012: 


A outra volta do parafuso Henry James


A condessa cega e a máquina de escrever – Carey Wallace
Comentei esta obra aqui

Escola dos sabores – Érica Bauermeister 
Comentei esta obra aqui



Fazes-me falta – Inês Pedrosa



O céu é de verdade – Todd Burpo e Lynn Vincent



Regra 3: Listar no mínimo 03 livros que deseja ler em 2013: 

A convidada do casamento – Carson McCullhers


Adormecida – Anna Sheehan


  As crônicas de Nárnia – C. S. Lewis



Bordão & Cajado – Marcel Malgo



Crime e Castigo – Dostoiéviski


Ficções – Jorge Luís Borges


 O cemitério de Praga – Umberto Eco



O prisioneiro do céu – Carlos Ruiz Zafón


Tia Júlia e o escrevinhador – Mário Vargas Llosa



 Ulysses – James Joyce




Obrigada, Anajá, pelo presente. Amei participar!









Comente, comente, comente... vou amar!



Amo visitar seu blog
Não me sinto na obrigação de fazê-lo; sigo-o porque realmente gosto. 
Se faz tempo que não apareço... releve, perdoe, espere... pretendo chegar em breve!


Atualização (14.Fev.13):
Estarei fora por uns dias, sem internet porque simplesmente não terei tempo para ela, totalmente envolvida na mudança de minha filha para a cidade onde irá cursar Direito.
... pretendo chegar em breve! ;)




Comente, comente... comente... vou amar!
Beijo&Carinho,
Jussara

19 comentários:

  1. Ler é sempre legal e bom! Tuas leituras ótimas e as que desejas, parecem boas também! Lindo selinho!

    beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Jussara.
    Você é uma exímia leitora! Amei as indicações. Muitas obras eu ainda não conheço e você despertou minha curiosidade. Vou procurar ler em breve. Tenha um dia maravilhosooo!!!
    Beijos de poesia

    ResponderExcluir
  3. QUANTAS INDICAÇÕES BACANAS, COLEGA JUSSARA!
    O LIVRO "FAZES-ME FALTA", APESAR DE SABER QUE ESTE COLÓQUIO É PERMITIDO NA LÍNGUA PORTUGUESA, ACHEI MUITO ESTRANHO... SE TIVESSE INTITULADO "VOCÊ ME FAZ FALTA" SOARIA MELHOR, É MINHA OPINIÃO... :)
    PASSE NOS MEUS CANTINHOS PRA CONFERIR AS NOVIDADES! ;)
    TENHA UMA LINDA TERÇA, CONTERRÂNEA! :)

    ResponderExcluir
  4. Tudo bom Jussara?

    Sempre gostei muito de ler, até a época da faculdade li bastante, "Tia Júlia e o escrevinhador" li naquela época, mas de uns tempos p/ cá ando sem paciência p/ler, aliás, ando sem tempo também - ou será uma desculpa p/ não ler???
    E em tempos de internet fico feliz de conhecer pessoas que gostam e incentivam a leitura, PARABÉNS!

    Que vc. tenha uma semana maravilhosa, ai nas Minas Gerais, lugar lindo que gosto tanto!


    Um abraço


    Audeni

    ResponderExcluir
  5. Oi Jussara,como esta?
    Adorei as indicações...o livro q marcou minha
    infância é Bolsa Amarela de Lygia Bojunga e Dom Casmurro.
    Em 2012 li muito pouco por falta de tempo,foram A Batalha
    do Apocalipse de Eduardo Spohr e A Cabana,
    Agora pra 2013 pretendo ter tempo e ler os livros Crônicas
    de Gelo e fogo.
    Bom restinho de semana.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jussara,
    Adoro ler, mas 2012 foi um ano de muitos cursos, trabalho, preparo para o concurso, preparo para o casamento, só me permiti leituras específicas. Estou lendo Iracema, amo as obras de José de Alencar, estou indo bem devagar e vou aproveitar suas preciosas dicas.

    super beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olá,Jussara!
    Nem imagina como me faz bem passar por aqui.Gosto muito de ler e sou do tipo que lê até bula e obituário,como você.
    O comentário da Cristiane me fez rir ao lembrar do livro Bolsa Amarela que já li e nunca esqueci do galo que se apaixonou e,ao invés de brigar,desenhava no chão um coração!
    Gostei das suas indicações,mas fiquei curiosa,queria ler todos!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Ju, estou passando por 2 fases que você citou no texto: a literatura específica da pós graduação e lendo tudo que aparece (no pouco tempo livre), inclusive literatura duvidosa, por conta de meus alunos do ensino médio e 2 filhas adolescentes. Em especial em 2012, me dediquei à leitura de poemas para crianças e nessa categoria Cecília Meireles é imbatível.
    Bkos

    ResponderExcluir
  9. Ju querida fico encantada pelo seu amor e devoção a leitura, aos livros. Quando você escreve é tão natural, que sinto você contando, mesmo se saber seu timbre de voz. Eu não tenho disciplina, sempre leio o que me atrai, porém sei que é preciso ler um pouquinho de tudo!

    Há, lembrei demais de você quando fui aprovada no vestibular. As aulas começam dia 25 e estou ansiosa para entrar nesse universo acadêmico.

    Beijo carinhoso!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  10. Adorei as suas sugestões!!!
    Tb já fiz uma postagem sobre minhas indicações, aqui:
    http://www.cdecici.com/2013/01/selo-literario-2013.html

    E estou participando de um desafio, com duração até o final deste ano, aqui:
    http://www.cdecici.com/2013/02/desafio-realmente-desafiante-2013.html

    Amoooooooooo livro e, se pudesse, compraria muito mais!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  11. Olá, minha amiga,

    Desculpe a minha ausência, estive adoentada de novo! rsrs. Este negócio de leitura pode mesmo virar um vício e algumas pessoas têm mais predisposição a ele, como é o seu caso, rsrs. Eu também sou amante dos livros e concordo inteiramente com o escritor Jorge Luís Borges em que "a leitura é uma forma de felicidade", rsrs. Li alguns dos livros que você indicou e gostei, mas o A outra volta do parafuso, do Henry James, que tenho há anos, eu ainda não li, sabe por que? Porque na adolescência eu tinha medo de fantasmas e tive que me forçar a ser muito racional e madura para me livrar disso,então fiquei com receio de ser sugestionada pelo escritor, pode? rsrs. Mas dias atrás, organizando a estante deparei com este livro e decidi que vou lê-lo, rsrs.
    Os livros que li no ano passado e gostei foram os que mostrei lá no blog. Um que comecei a ler no fim do ano e estou gostando são os Ensaios, do Michel de Montaigne. Também comecei a ler um livro chamado O tempo entre costuras, de maria Dueñas e ele parece ser bom, rsrs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Jussara ... vim aqui te falar pessoalmente para que vc compre seu grampeador de madeira, gente ele é uma mão na roda literalmente rsrrsrsrrss vale super a pena, e não é tão caro (eu achava q era) rsrsrsrs.
    Meninas, quantos livros q vc leu, 90 por ano kkkkkkkkkk nossa vc deve ser uma biblioteca ambulante ... tb sofria muito na epóca da faculdade e quando me dedicava a esc ritórios de advocacia, hoje vivo só da arte mesmo rsrs pelo menos por enquanto, até me bater a vontade de voltar rsrsr bjs querida

    ResponderExcluir
  13. Jussara,
    estou lendo 'As Crônicas de Nárnia'. O livro é uma graça!

    beijinhos :*
    Carol
    Um blog simples
    Sorteio de coisinhas ♥

    ResponderExcluir
  14. Oi Jussara! Parabéns pelo selinho, você merece! Então, eu achava que eu era uma leitora voraz... mas 90 livros por ano, não é pra qualquer um! Você é uma devoradora de livros mesmo,que legal! E que bom que agora é livre pra ler o que gosta. Gostei muito das suas escolhas. Já anotei alguns aqui na minha lista de futuras leituras. As Crônicas de Nárnia já li e é apaixonante. Crime e Castigo também gostei muito. Em 2012 a leitura que mais me marcou foi "Ana Karenina" que simplesmente amei. Me apaixonei também por "A Leste do Éden". Outro de que gostei muito foi "A dança dos dragões", da séria Crônicas de Gelo e Fogo, fiquei meio viciada nessa série. E agora em 2013 estou terminando "Os Miseráveis". Muuuuito bom. Quero terminar antes de ver o filme! Os próximos acho que serão "O vermelho e o negro", "O tempo entre costuras" e "Pulmão de aço." Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Ju minha amada,seu presente está embaladinho.Sábado fui no correio lá em Recife e tava fechado.Ainda tá uma bagunça a cidade,disseram que só iria terminar de desarmar as coisas do carnaval lá pra quarta feira.Me desculpe,esse período de carnaval me atrapalhou todinha.Assim que eu conseguir enviar te passo o código de rastreamento.Um bju e muito sucesso pra ti.

    ResponderExcluir
  16. oi Jussara, fazer as coisas por amor e não obrigação é o seu diferencial e de quem faz assim!
    O selo foi mais que merecido, em 2012 eu não li nada (vergonha) mas no final de 2011 li o Caçador de pipas amei e indico muito!
    Agora estou lendo memórias Postumas de Brás Cubas, no começo eu não estava gostando, mas agora não velo a hora de terminar!
    Gostaria muito de terminar uma leitura que comecei a fazer mas foi interrompida pq a biblioteca do metrê fechou o Abusado de Caco Barcelos, inclusive se alguém tiver o livro eu compro ou troco rsrs.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  17. Amei o Fazes me Falta! Bom demais esse livro. Comprei outro da autora que ainda não li. E Crime e Castigo vc vai amar. Outro que amo do Dostoi é Humilhados e Ofendidos! Amei sua lista!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  18. Olá tudo bem?
    Adorei sua lista de livros. Quando fiz a faculdade de letras, era sugerido uma lista infinita de livros para ler. Naquela época li os resumos e fui as casas que vendem livros usados e comprei todos os clássicos sugeridos. Ainda tenho muitas caixas para ler, essa lista cresce a cada dia.
    Obrigada por compartilhar, como moro no campo, não tenho acesso aos lançamentos e obras de sucesso.
    Bjos e tenha um ótimo início de semana..

    ResponderExcluir
  19. Li e gostei muito - A fonte dos milagres, sete passos para transformar a sua vida pelo Pai-Nosso (Kathleen McGowan) e vou ler Pelo mundo todo (Júlia Glass).

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Volte sempre!