15 presépios encantadores e a verdadeira história do Natal

sábado, dezembro 22, 2012 Jussara Neves Rezende 42 Comments



Embora ela estivesse prestes a dar à luz eles se puseram a caminho de Belém porque um decreto exigia que todos os cidadãos fizessem um recenseamento em sua cidade de origem.



Era noite e Maria já sentia as dores do parto, mas a cidade estava cheia de peregrinos e o casal não encontrou quarto disponível na estalagem. O dono do lugar, contudo, condoído pela situação de Maria, ofereceu-lhes a estrebaria para passarem a noite. Ali, em meio aos animais dos viajantes, nasceu Jesus e sua mãe o envolveu em panos e colocou-o numa manjedoura.




Maria devia ser muito jovem, pois embora estivesse casada com José eles ainda não haviam mantido relações sexuais. Aquela gravidez era um mistério divino e fora anunciada a ela por um anjo. Ela se assustara, mas ouvida a explicação do anjo, rendera-se à vontade de Deus.



Ao perceber a gravidez de Maria seu marido pensara em abandoná-la; advertido, porém, em sonhos, para que não o fizesse, pois o que nela estava a ser gerado era fruto do Espírito Santo de Deus, José, ao acordar, fez o que o anjo lhe ordenara no sonho e colocou no menino o nome de Jesus – indicação do anjo que apontava a missão com que o menino santo nascia: salvar o povo de seus pecados.



Não, provavelmente não era dezembro. Devia ser verão no hemisfério norte, pois pastores perambulavam à noite com seus rebanhos e testemunharam um coral festivo de anjos e o brilho intenso de certa estrela que iluminava um caminho que resolveram seguir e que acabou levando-os até à estrebaria em que se refugiavam José, Maria e o bebê.




Sábios do Oriente – estudiosos do céu e de antigas profecias – seguiram também a estrela e levaram presentes para o menino...



... a história continua... e é linda! Parece fábula, invenção? Mas não é. O menino marcou tão fortemente a História que a dividiu em antes e depois Dele e o mundo pára a fim de comemorar a data escolhida como a de seu nascimento.






Deve ser triste para quem não crê comemorar uma data na qual não vê sentido. Deve ser triste comemorar uma data sem saber bem o que se comemora.
Por isso, entre os símbolos natalinos gosto muito do presépio que retoma essa história (a palavra presépio a significar, segundo o Aurélio, a estrebaria em que Jesus nasceu) e penso que ela deve ser contada aos nossos filhos antes que para eles o Natal passe a significar apenas uma data para ganhar presentes.



A troca de presentes só tem sentido como extensão da felicidade de quem se reconhece salvo do pecado (e da morte eterna) através do sacrifício que anos mais tarde o homem Jesus faria ao morrer, sem culpa, no lugar em que deveriam morrer os pecadores como eu.



Parece muita ficção para você? Eu o(a) respeito, mas em nome da coerência, por favor, não comemore o Natal, pois é exatamente dessa história que ele trata.


Parece um conto de fadas (no caso, de anjos)? Pois eu creio nele de todo coração e, menino, esse coração se alegra com a história e com as figurinhas dos presépios.



Jesus talvez pensasse nos céticos – que pensariam ser invenção a Sua história – quando disse que é preciso ser como criança para entrar no reino de Deus (Marcos 10:15).



Por isso eu desejo – com o meu coração menino – que o seu Natal seja verdadeiro e que – como criança – você simplesmente creia!

 Feliz Natal!
Quer ler por si mesmo (a) a história? Ela está registrada na Bíblia em: Mateus 1: 18-25; Mateus 2: 1-21; Lucas 1: 5-56; Lucas 2: 1-20.

Até 2013!



Comente, comente... comente... vou amar!


Beijo&Carinho,
Jussara

42 comentários:

  1. Tão lindos todos e adoro a simplicidade nos presépios! Que o Natal seja lindo e 2013 raie iluminado! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. olá Jussara
    o presépio significa exatamente isto pra mim -
    eu sempre conta esta historia para meus filhos, principalmente quando estavamos montando o presepio
    e não cultuei o consumismo
    é uma troca de presentes por causa dos tres reis magos
    a minha mãe sempre dava presente em 06 de janeiro
    lindos os presepios ideias lindas
    Mesmo assim Feliz Natal pra ti e familia
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  3. Oi Jussara.
    Que post rico!

    Rico em arte e conteúdo.

    Primeiramente, amei cada um desses presépios.

    Também gostei de ler aqui a verdadeira história do Natal.

    Em uma sociedade consumista, o povo esquece disso tudo.

    Aproveito para lhe desejar um feliz Natal.
    Bjo


    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jussara, que lindo post!
    Sua coleção etá aí?
    Como já disse,né...Natal tem que ter presépio!
    Linda seleção!
    Desejo um Natal iluminado e de muita paz.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Jussara, que lindo! Obrigada! E... você sabe como aprecio sempre seus escritos, suas "obras de arte" nas palavras e nas imagens! Que você continue iluminada... cheia de muita paz! Meu abraço! "Sóror" Pilar
    Ah! e, agora, tendo mais tempo, vou "curtir" bastante suas postagens... São sempre muito gostosas de ler e reler.

    ResponderExcluir
  6. Muito lindos os presépios!
    Sempre os achei muito mais belos e significativos do que a árvore de Natal!
    Obrigada por partilhar, Jussara!
    Um Natal muito feliz a você e a todos os seus!
    Meu carinho.

    ResponderExcluir
  7. Querida Jussara! Lindo, lindo, lindo! Tanto o seu texto quanto as imagens dos presépios artesanais traduzem pura emoção. Obrigada por esse presente! Desejo um Feliz Natal junto aos familiares e um novo ano com muita saúde, paz, harmonia e tudo de melhor que a vida possa lhe oferecer. E que você continue emocionando as pessoas aqui no seu espaço com seus textos. Meu abraço carinhoso, Eunice Maria.
    http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/
    efacilserfeliz.artesanais@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, minha amiga! Adorei relembrar a história, tão bem narrada, acompanhada de lindos trabalhos tão diferentes e tão iguais...
    Sempre vale a pena comemorar o Natal, desde que o Aniversariante esteja presente nos corações dos convidados...
    Um Natal feliz e abençoado para vc e os seus! Que 2013 seja um ano marcado por vitórias e conquistas...
    Bjs,Ana

    ResponderExcluir
  9. Ju, lindo presente a seus leitores, encantador esse post. Um Feliz Natal para você também, muitas felicidades e realizações em 2013.

    ResponderExcluir
  10. Jussara, obrigado pelo email com link deste post. Adoráveis todos os presépios!
    O exercício da crença é desafiador. Crer requer energia e muita confiança....confiança em si mesmo antes de tudo. Os maiores desafios estão dentro de nós. O caminho é longo....mas penso que lá no final encontraremos todas as respostas. Feliz Natal querida! Muita paz, amor e harmonia para você e toda família!

    ResponderExcluir
  11. Que bela postagem Jussara, uma das mais lindas. Cada um desses presépios são especiais. O do Portal do Artesanato é muito simples e lindo.

    Um Feliz Natal para você e sua família. Que tenham um dia iluminado e abençoado.

    Muito obrigada querida Jussara por sua presença em meu pedacinho virtual no ano de 2012. Uma presença carinhosa, inteligente, e sensível.

    Que o ano de 2013 seja um ano de muitos momentos felizes, realizações de sonhos e projetos. Que você seja abençoada com saúde, e muito carinho de seus familiares e amigos.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Lindo, Jussara. Aqui no Peru, práticamente nao tem casa sem presépio no tempo de Natal. Pode ou nao ter árvore, mas precépio nao falta... é que sem ele, se perderia o verdadeiro significado da data, nao é? Beijo grande e que a paz, alegria e amor que o menino Jesus nos traz, more sempre com você e sua família.

    ResponderExcluir
  13. Como sempre uma postagem perfeita e com sentimento.

    bjs e um Feliz Natal

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju!
    Lindo lindo teu post!
    Amei!
    E as imagens ... lindas também!
    O verdadeiro espírito natalino!
    Feliz natal e próspero ano novo pra você!
    bjus

    ResponderExcluir
  15. Jussa, você continua arrebentando!! Lindo de doer!! O Natal é assim mesmo;
    : Lindo, lindo, lindo. Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  16. Lindo texto...verdadeiro, amiga Jussara...e esses presépios...amo!!!
    "Jesus o Salvador do mundo, veio aqui salvar os seus, quem porém nele creu o recebeu."
    Desejo que tenhas um Feliz Natal, iluminado com as bênçãos de Deus e um Ano Novo com muitas conquistas e vitórias!!!
    Beijos, amada!!!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Jussara. Que post especial e maravilhosos! Parabéns!
    Desejo a vc um inesquecível Natal e que o Menino Jesus abençoe seu lar para que todos os dias de 2013 sejam de saúde e paz.
    Beijo no coração, querida.

    ResponderExcluir
  18. Jussara,

    Muito grato por esta demonstração de carinho. Simplesmente belíssimos todos estes presépios, que nos falam do amor entre as pessoas. Quão bom é receber estas mensagens quando, na época de Natal, muitas pessoas que supúnhamos admirar nem sequer respondem aos nossos votos natalinos.

    Um grande abraço do
    Leonardo Vieira de Almeida

    ResponderExcluir
  19. "Da mulher - que me chamaram: ela não estava conseguindo botar seu filho no mundo. E era noite de luar, esta mulher assistindo no próprio rancho. Nem rancho, só um papiri à-toa. Eu fui. Abri, destapei a porta - que era simples e encostada, pois que tinha porta; só não alembro se era um couro de boi ou um tranço de buriti. Entrei no olho da casa, lua me esperou lá fora. Mulher tão precisada: pobre que não teria o com que para uma caixa-de-fósforo. E ali era um povoado só de papudos e pernósticos. A mulher me viu, da esteira em que estava se jazendo, no pouco chão, olhos dela alumiaram de pavores. Eu tirei da algibeira uma cédula de dinheiro, e falei: - 'Toma, filha de Cristo, senhora dona: compra um agasalho para esse que vai nascer defendido e são, e que deve se chamar Riobaldo...' Digo ao senhor: e foi menino nascendo. Com as lágrimas nos olhos, aquela mulher rebeijou minha mão... Alto eu disse, no me despedir: - Minha Senhora Dona: um menino nasceu - o mundo tornou a começar!...' - e sai para as luas".

    João Guimarães Rosa - Grande sertão: veredas

    ResponderExcluir
  20. Jussara... que lindo!!!
    Não saberia escolher qual gostei mais... tudo muito lindo!!!

    Querida, um ótimo Natal pra vc e pra sua família!
    Que o amor, a harmonia, a paz, o carinho, o afeto, estejam presentes em cada coração... e que nosso menino Jesus abençoe a todos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ju,

    Desculpe o atraso, a minha filha Lili faz aniversário no Natal, por isso essa época é ainda mais corrida para mim, rsrs.
    Acho tão bom quando vejo alguém falar sobre o Natal verdadeiro, já que muitos parecem crer que Natal é só festa e consumo, rsrs. Acho a estória de Jesus maravilhosa e defino o Natal conforme o versículo bíblico:

    Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, ele se chamará: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6)

    Um beijo e votos de que o seu Natal seja cheio da luz desse menino, e também de amor e paz, junto aos seus queridos!

    ResponderExcluir
  22. Ah, os presépios são lindíssimos!

    ResponderExcluir
  23. Oi Jussara, é a Vi, lindo texto e os presépios também, mas gostei mais do presépio feito de rolha.
    Deixo esse louvor do grupo Logus para você, espero que goste, eu gosto D+.
    http://www.youtube.com/watch?v=X8PNwxb0N2M
    Feliz Natal.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigado, Jussara. Belo texto, belas imagens, bela postagem. Traduzem todo o espírito do Natal, de uma maneira simples e bastante singela; como o próprio Menino Jesus. Que você e sua família tenham um santo Natal, e que essa doce magia os acompanhe durante cada dia do Ano Novo. Grande abraço.
    Francisco Paiva de Carvalho

    Read more: http://minasdemim.blogspot.com/2012/12/15-presepios-encantadores-e-verdadeira.html#ixzz2G0rDr1bM

    ResponderExcluir
  25. Jussara,

    Um beijo em seu coração menino.
    Feliz Natal!

    Roberto

    ResponderExcluir
  26. Jussara, aqui está o enderêço do meu blog:
    http://ternuraantiga.blogspot.com.br
    Vc pode por na busca do google também assim:
    blog ternura antiga de Martha Marquez
    Um feliz natal para vc e sua família. Que Jesus a abenções muito!
    Bjs,
    Martha

    ResponderExcluir
  27. lindoooo ... Obrigada por compartilhar!
    UM 2013 incrível p vc!

    ResponderExcluir
  28. Ju,
    Feliz Natal para você e toda a sua família!!!!
    Que seja um Natal abençoado.
    Adorei esses presépios e a mensagem linda, do verdadeiro Natal.
    Besitos

    ResponderExcluir
  29. Olá Jussara! Obrigada pela visita! Que bela postagem de Natal! Os presépios e as diversas técnicas são liiindos!!
    Amiga que o Natal permaneça em nossos corações por todo o Novo Ano, com saúde, alegria de viver, compreensão e fé. Um Abraço.

    ResponderExcluir
  30. Owhhhhhhh, um mais lindo do que o outro !!!

    Amei os de biscuit, rsrs
    Ju, ainda não pus no correio a boneca, vou colocar até o fim dessa semana tá ??
    Você avisa a menina que ganhou ??

    Feliz Natal querida , tudo de mais lindo em 2013 para todas nós !!!

    Bjus 1000

    ResponderExcluir
  31. Olá Jussara, tudo bem?

    Vim retribuir seu carinho, que como sempre é impar, e desejar um feliz Natal atrasado, mas que é de coração e um abençoado Ano Novo, cheio de alegrias e realizações......


    BJs no coração.....!!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Oi Jussara!
    Obrigada pela visita lá em casa, também lhe desejo muita alegria neste natal e um ano novo de realizações e repleto de vida! Adorei os presépios, aqui em casa tenho vários que nos lembram o verdadeiro significado do natal todos os anos!
    beijos
    Rô Garbuio

    ResponderExcluir
  33. Excelentes...todos eles...gostei!

    []s e feliz 2013!

    ResponderExcluir
  34. Lindas ideias!!!
    Olhei, olhei e olhei e ainda não me decidi qual o mais lindo, sabia?!
    Adorei.
    Bjns, e um 2013 cheio de saúde, luz, alegrias!!
    :D

    ResponderExcluir
  35. Oi Jussara!! Presépios são uma das partes mais bonitas do natal pois representam realmente o significado desta data tão importante e tantas vezes confundida com consumismo desenfreado... adoro me lembrar dos grandes presépios das casas do interior da Bahia onde morava a minha avó, que ficavam prontos para receber a visita dos ternos de reis... uma aprte bonita da minha infância!!! Grande abraço e desejo a você e toda a sua família um 2013 de muito amor, muita paz e felicidade para você e toda a sua família. Obrigada por ter você sempre por perto!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  36. QUE VENHA 2013!!!

    Para o Ano de 2013 Desejo: Amor,Paz, Alegria e união,para você e sua família.

    Feliz Vida! Beijos!

    ResponderExcluir
  37. Olá querida
    Que 2013 seja recheado de amor e alegria, que te traga tudo o que desejares!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  38. Olá Jussara,
    Estou atrasadinha ... passei para agradecer as felicitações de Natal que você deixou no meu blog.
    Não estou sumida não viu. Faz tempo que estou tendo problemas com o blog; tudo que publicava só aparecia no meu computador; ninguém mais conseguia ver. Agora parece que finalmente tudo se resolveu.
    Feliz 2013 prá você e sua família!
    bjs
    Sueli

    ResponderExcluir
  39. Amei esta postagem !!!

    Feliz Ano Novo para ti minha querida saude... saude... saude... paz... alegria... realizações .
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  40. Querida Jussara!
    Amei este teu terno post natalino,que fala tanto ao meu coração de criança! Sei que já estamos em um Novo Ano, mas pra mim, acredito que a mensagem daquela noite divina é mesmo para todos os dias de nossas vidas... E desejo muito,querida amiga, que o "Menino de Belém" possa "renascer" a cada singelo dia no coração de muito mais pessoas ao redor do mundo...
    Lindo post e lindos presépios!
    Meu beijo grande natalino pra ti,querida irmã em Cristo!
    Teresa

    ResponderExcluir
  41. Que post mais lindo! Amei os presépios, um mais lindo que o outro! Quero usar um na próxima decoração. Natal é bem mais que árvore enfeitada, que papai noel então...
    Meu coração é como de criança sim... =) Essa história mudou a minha vida completamente, graças a Deus!!!
    Bjão, flor, e vou colocar o link desse post no facebook!

    ResponderExcluir
  42. Gosto muito de artesanato. Adorei os presépios. Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Volte sempre!