AMANTES DE LIVROS: CORTESES E PASSIONAIS

AMANTES DE LIVROS: CORTESES E PASSIONAIS

.

.

Minhas memórias mais remotas levam-me a uma casa pequena e ao aconchego de estar entre meus pais, recostada a eles e aos travesseiros. Liam-me histórias que me encantavam pelas peripécias e pelo colorido das ilustrações. Passados muitos anos, ainda lembro o enredo da maioria delas e a imagem de suas personagens está fotografada em minha mente.

Esses primeiros livros tenho-os ainda hoje – início que foram de uma vida inteira voltada para os livros. Eu amo livros! Amo a ponto de não conseguir imaginar minha vida sem eles. Os momentos de leitura são diários e sagrados, provocadores que são de epifania e catarse. Amo de um amor passional que se agrada do toque, das cores, do cheiro.

.

.

.

.

Anne Fadiman, escritora norte-americana, num livro delicioso (para quem ama livros) intitulado Ex-Libris: confissões de uma leitora comum (1998), distingue dois tipos de amor pelo objeto: “amor passional” e “amor cortês”. Este último, segundo a autora, é um amor respeitoso, de quem lê mal tocando o livro, procurando não abri-lo de todo a fim de não desfazer sua costura, ou descolá-lo, nem vincar a lombada; que nunca, ao interromper a leitura, o deixa aberto, virado para baixo a fim de marcar a página, que não escreve nas margens, nem grifa, nem dobra folhas. O outro tipo de amor, o passional, é justamente o contrário disso, pois o amante passional é o que precisa do toque, de possuir não apenas a alma do objeto amado – o conteúdo do livro – mas o objeto em si.

.

.

.

.

.

.

Confesso que ainda que tenha cuidado com meus livros e procure preservá-los íntegros, pertenço à categoria dos que amam de forma passional: meus livros são cheios de anotações a lápis nas margens (ideias que me ocorrem através da leitura, trechos de outros livros que o segmento lido me faz lembrar), grifos a lápis ou com marca-texto nos fragmentos que considero importantes e os trechos mais bonitos, ou que mais amei, coloridos com lápis de cor. Às vezes escrevo poemas nas páginas finais e se gostei muito da leitura chego a beijar a capa do livro em questão. É, eu realmente amo livros e sempre tenho um “escondido na manga” para não me irritar enquanto espero ser atendida no banco, no consultório médico ou no salão de beleza. Quem tem um livro nunca está só, nem ocioso; viaja-se, pela leitura, para universos muito mais fantásticos que o cinema ou a televisão podem imaginar e as personagens que habitam tais mundos se tornam tão reais como se pertencessem ao mundo dos vivos, o que torna difícil, às vezes, aceitar que não se encontrem no mundo real.

.

.

.

.

.

.

As imagens utilizadas neste post são pinturas a óleo do chinês Fongwei Liu, diplomado em 1994 pela prestigiada Academia de Arte de Yunnan, na China. Desde 2010 Fongwei trabalha como professor de Arte na Academia de Arte de Sâo Francisco, EUA, onde atualmente faz pós-graduação. Além disso, Fongwei tem um blog, no qual expõe suas pinturas com as quais espera contribuir para a felicidade do expectador. Suas pinceladas são tão leves e certeiras, tão perfeitos o jogo que constrói entre luz e sombra e os gestos das figuras retratadas, que para a minha felicidade, especialmente, ele certamente contribuiu.

.

.

.

.

Ao mesmo tempo em que os livros retiram o leitor do mundo, isolando-o no momento da leitura, devolvem-no mais rico e sábio, mais apto a enfrentar as circunstâncias que a vida real demanda.

 

Beijo&Carinho,

.

.

.

.

.

Compartilhe esta página as redes sociais:


28 thoughts on “AMANTES DE LIVROS: CORTESES E PASSIONAIS”

  • Oi, Ju!

    Este texto resultou primoroso, parabéns! Adorei a mensagem e as imagens. Confesso que desconhecia este artista (Fongwei Liu) e achei a obra dele maravilhosa.
    Também amo os livros de paixão, mas até pouco tempo atrás eu evitava escrever neles e mesmo sublinhar as frases que me agradavam, rsrs. Isso me parecia um sacrilégio, rsrs.
    Por falar em frase, esta sua resume tudo, a respeito dos livros:

    "Quem tem um livro nunca está só, nem ocioso; viaja-se, pela leitura, para universos muito mais fantásticos que o cinema ou a televisão podem imaginar e as personagens que habitam tais mundos se tornam tão reais como se pertencessem ao mundo dos vivos".

    Um beijo e bom fim de semana (o que ainda resta dele), querida!

  • Boa noite, Jussara.
    Amei seu texto, as imagens, tuuuudo!
    Gosto muito do jeito que vc escreve, aspalavras vão impregnando meu ser suavemente…..como gosto de ler o que escreves!
    Também sou, como vc, uma amante passional dos livros…rrss.. Escrevo nas margens…mas não gosto de dobrar as pontas, tenho sempre marcadores feitos por mim mesma. Acho que meu amor é passional e respeitoso ao mesmo tempo, não é?
    Que imagens lindas! Seu post ficou maravilhoso! Parabéns!!!
    Beijos e fique com Deus.
    Tenha um domingo iluminado.

    Isabel Ramalho
    🙂

  • Olá!
    Tudo bem?
    Concordo plenamente com você, adoro meus livros e tenho mania de escrever nas suas páginas e marcar passagens que me chamam a atenção. Pensei que era só eu, vejo que não e marido reclama dizendo que estrago os livros.
    Grande abraço

  • Oi Jussara,
    Que imagens lindas! E casaram perfeitamente com o texto. Também sou uma amante passional dos livros. Os meus ficam sempre cheios de anotações e partes grifadas, as capas meio amassadinhas… Tenho que me vigiar para não tratar da mesma forma os livros emprestados! Tem um post lá no meu blog que fala um pouquinho dessa paixão por leitura. Se tiver um tempinho, passa lá pra ver. O título é "Destino". Um abraço, Giselle.

  • Ju, também sou doida por livros !!

    Ando um pouco desanimada, quer dizer andava… porque recebi dois semana passada, que menina nem te conto, rrsrs

    É de uma escritora que eu já admirava e agora muito mais, rsrsr

    Você é uma querida e já estou pensando na nossa menina viu ??

    Quero ela bem linda !!

    Bjus 1000 querida

  • Querida Jussara! Confesso que meu tempo anda mais para o trabalho que para os livros, mas também sou passional, gosto de marcar palavras, frases, partes do texto que me chamam mais atenção. Lembrei de quando meus filhos eram pequenos e eu lia muitas histórias para eles.
    Seu texto como sempre impecável, com belíssimas imagens. Obrigada pelo carinho lá no blog. Beijo e um lindo fim de semana, Eunice Maria.

  • Ju, querida!

    Que belíssima declaração de amor. Também amo livros e algumas vezes tenho escrito sobre eles. É bom demais ler-te. A poesia flui em cada palavra… Tua escrita é formidável!

    Perdoe a demora!
    Tenha um domingo muito, muito feliz!
    Beijo no coração

  • Oii Jussara, chega ser emocionante te ler falando dos livros e do seu amor por eles, acho que o fato de fazer anotações neles como mencionou dão a eles ainda mais vida do que já possuem, parabéns por esta relação de amor e paixão com os livros, com certeza quem ganha é vc! Abraçosss

  • Boa noite Jussara!
    É uma alegria vir te conhecer…
    Acabei de ler seu comentário em nosso blog: Clube Das Amigas Leitoras e vim agradecer.
    Como fico feliz em ver mais uma mulher que ama livros…
    Bem você perguntou para nossa Pérola Lin, mas vim te responder com carinho. Nosso clube surgiu com iniciativa da amiga Elisiane Brinhosa, depois Elisiane pediu para que eu assumisse a direção. Então lá estou. Algumas pessoas já saíram, hoje somos oito mulheres que trocamos nossos livros umas com as outras. Na primeira rodada cada uma escolhe um livro, e fazemos a rodada de livros de forma que ao final todas terão lido todos os livros e o último livro a receber será o nosso que colocamos no ciclo de leituras. Então sempre recebo o livro da mesma Pérola e envio sempre para uma outra Pérola, assim consecutivamente. Em breve estaremos fechando nosso ciclo, quem sabe abriremos oportunidades para outras pessoas…Vamos estudar o caso…Tenha uma semana feliz e abençoada.
    Bjokas…da Bia!!!
    http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/

  • Voltei Jussara…
    Acabei de ver seu recadinho em meu blog. Obrigada pelo carinho, mas lendo sua postagem vejo que ainda tenho muito o que aprender sobre livros. Confesso que aprendi a ler e ter o hábito de leitura com as amigas do Clube Das Amigas Leitoras, sempre agradeço a amiga Elisiane Brinhosa pela belíssima iniciativa e agradeço também a Deus por me dar sabedoria e continuar a coordenar o grupo de belas Pérolas… Ler realmente nos leva para outros mundos…muito gostoso até deixei as novelas de lado, prefiro muito mais um livro.
    Desejo novamente uma semana feliz e abençoada.
    Seja sempre muito bem vinda em meu blog.
    Bjokas…da Bia!!!
    http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/

  • Ju,
    Acho que sou a mistura dos dois, pois morro de cuidar dos meus livros. Só os leio se tiverem com uma capa para não suja-lo, não deixo aberto para não marcar, mas amo grifar o que eu gostei do texto. Grifo com lápis mas grifo. Só não faço dobrar as páginas. E uma mania, coloco o meu nome no livro sempre e nas páginas aleatóriamente.
    beijos
    Adriana

  • O texto do post é perfeito. E as imagens lindíssimas. Não sei qual o meu perfil de leitora (acho mesmo que é tudo junto e misturado). Como leio muito jornal e revistas eu tenho sempre um tesoura ao lado para cortar o que me interessa e coleciono os textos.

  • Wow Jussara !!!

    Em me emociono lendo suas postagens, amei seu texto e sou como você por mais que queira mant-los preservados tenho minhas anotações e sublinhados.
    Amei as pinturas.
    Foi bom ter ver .
    Beijinhos
    Deus abençõe

  • Oi Jussara, é a Vi, não sou tão passional, não escrevo nos livros, mas quando fico entusiasmada tenho que devora-lo e para isso sou capaz de perder horas de sono.
    Já não leio qualquer livro, coisa que fazia na adolescência e por alguns anos, mas depois dessa fase, quando o livro não consegue me cativar, largo ele como quem larga um namorado que não sabe namorar.
    Amei seus livros, comecei a ler o Dora as 22 horas e acabei às 2 da madrugada, o Minas foi rapidinho.
    Achei linda sua cartinha e sua letra, é delicada e bonita, eu tenho um certo que de garranchos, kkk, sem contar que não acentuo nada..
    Muitos beijos,Vi

  • Olá querida!!!!
    Ler é tudo de bom!
    Também amo livros, tenho muitos deles que me acompanham de longa data, cada um uma história pessoal acoplada. Impossível viver sem eles.

    Beijinh♥ carinhoso
    Raquel Fraga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *