Carta mineira

sexta-feira, novembro 09, 2012 Jussara Neves Rezende 14 Comments



“Viver não é necessário”, diz Fernando Pessoa, “o que é necessário é criar”. Analisado, o pensamento do poeta indica que a vida a qual não se imprime uma marca, uma certa pegada, o fôlego, o espírito, não vale a pena. Importante é a modificação da vida através da arte – a criação.
Concordo com o poeta e reinvento tanto quanto possível a existência. Encanta-me, portanto, a criatividade que distingue os seres e empresta às mínimas coisas nuances e possibilidades. Um pedaço de pano vira boneca nas mãos de uma artesã habilidosa, uma gaveta se transforma em prateleira, um pneu vira vaso de plantas no jardim, palavras viram poemas, nomes de cidade viram... a carta abaixo.
De autor desconhecido a carta chegou-me por e-mail e adaptei-a para publicá-la aqui. Todos os nomes grafados em maiúsculas e vermelho são de cidades de Minas; Machado, minha cidade, em azul, é a única citada duas vezes.
Haja criatividade para colocar tanto nome de cidade numa carta apenas, figurando em outro sentido que não o de ser o que é! É uma leitura no mínimo interessante; divertida justamente por tirar os nomes de um contexto e empregá-los noutro. Uma pena enorme um trabalho assim circular sem autoria, mas acontece, tanto que a carta aqui está:




Prezado primo TEÓFILO OTONI,
Nesta VIÇOSA manhã de primavera em que se contemplam um BELO HORIZONTE, um CAMPO BELO e MONTES CLAROS, neste ambiente FORMOSO de nossa terra onde se pode admirar também, pela madrugada, a ESTRELA DALVA, escrevo-lhe a fim de lhe contar as novidades.
No âmbito familiar tenho a lhe dizer que LEOPOLDINA, nossa prima, ESPERA FELIZ dar à LUZ o seu primeiro filho que, se for homem, chamar-se-á ASTOLFO DUTRA e, se mulher, JANUÁRIA. Para cuidar do rebento, ela contará com a abnegação de sua governanta, MOEMA. Entretanto, enquanto aguarda o bebê, nossa prima lava roupa tranquilamente nas BICAS existentes em um RIO NOVO, afluente do RIO ACIMA, que passa pelas terras de DONA EUZÉBIA, naquele LARANJAL perto da CAPELA NOVA onde, na hora do RECREIO, a meninada sobe na PONTE NOVA para pescar LAMBARI e PIAU e soltar PAPAGAIOS.
Já a prima NATÉRCIA comprou uma casa à rua ANTÔNIO DIAS, perto da casa do TIRADENTES, você soube? Em agradecimento, orou a Jesus NAZARENO ajoelhada aos pés da SANTA CRUZ DO ESCALVADO, no alto do MONTE SIÃO, lá para as bandas da GALILÉIA, às margens do MAR DE ESPANHA.
A tia MARIA DA CRUZ manda avisar que resolveu vender aquelas pedras que você queria, menos a PEDRA AZUL, que ela diz ser a mais bonita e valiosa.

Quanto aos acontecimentos que envolvem a religiosidade de nosso povo e nossa pequena sociedade, a notícia é que na próxima semana o CÔNEGO MARINHO, da diocese de VOLTA GRANDE, realizará a Festa de SÃO TOMAS DE AQUINO. Se você quiser vir teremos grande prazer em recebê-lo. A prima VIRGÍNIA é quem será responsável pelo evento. Haverá missa celebrada pelo reverendo local, CÔNEGO JOÃO PIO, em honra ao Santíssimo SACRAMENTO, o bispo DOM SILVÉRIO irá crismar as crianças e depois haverá um show com o Agnaldo TIMÓTEO, aberto pelas TRÊS MARIAS. Sob a regência do maestro BUENO BRANDÃO a Banda Marcial SANTA BÁRBARA executará o GUARANI, de Carlos Gomes, e o Barão de COROMANDEL estará responsável por uma saudação. A festa seria no mês que vem, mas todas as datas do cantor estavam preenchidas.
As primas SERICITA e AZURITA farão a comida. Como prato principal irão servir PERDIGÃO e PERDIZES à milanesa e PATOS DE MINAS ao molho pardo. De sobremesa teremos compota de MANGA, tendo sido escolhida a UBÁ, por ser mais saborosa, pêssego em CALDAS e licor de PEQUI.
À noite, haverá um baile no OLIVEIRA Country Clube ao som da orquestra do maestro MATIPÓ, tendo como principais solistas os renomados músicos IBIRACI, ao saxofone, e NEPOMUCENO, ao trompete. Será uma boa ocasião para os convidados exercitarem os seus PASSOS ao ritmo de boleros e rumbas.
Aqui na fazenda fizemos algumas reformas. O CURRAL DE DENTRO estava com o telhado estragado, com problemas no madeirame, e tivemos que trocar as vigas. Desta vez colocamos CANDEIAS, por ser madeira de muita durabilidade, todas compradas do CORONEL XAVIER CHAVES. Com a sobra da madeira ainda reformei a PORTEIRINHA que dá entrada para o quintal, bem como aquele MACHADO, que é de estimação. Estou também reformando a CAPELINHA de Nossa SENHORA DE OLIVEIRA para comemorar o aniversário de LIMA DUARTE. Será outra festa! Estarão presentes o CORONEL MURTA, o PRESIDENTE WENCESLAU, o JOÃO MONLEVADE, o CORONEL FABRICIANO, o CAPITÃO ENÉAS, o BARÃO DE COCAIS, o Barão de BARBACENA e várias outras personalidades. O VISCONDE DO RIO BRANCO não poderá comparecer porque está em CAMPANHA política, mas segundo ouvi dizer o ANTÔNIO CARLOS marcará presença, embora meio aborrecido porque queria que a festa fosse em SÃO JOÃO DEL REI. Iremos cobrar um valor simbólico como entrada a fim de revertê-lo em benefício dos desabrigados da chuva: apenas uma MOEDA de PRATA.
Outra grande notícia é que perto do ENGENHO NOVO, naqueles barrancos cheios de FORMIGA, um empregado nosso descobriu MINAS NOVAS de OURO BRANCO, OURO PRETO, ESMERALDAS e TOPÁZIO! É com uma BOA ESPERANÇA, portanto, que vislumbro uma NOVA ERA para todos nós. Infelizmente, por causa dessa riqueza, a violência já começou a aparecer na região. Um homem de TRÊS CORAÇÕES foi morto por um garimpeiro que usava uma faca de TRÊS PONTAS, tudo porque havia descoberto uma enorme TURMALINA e também uma pedra de RUBIM, de menor tamanho, mas muito valiosa.
Ainda nesta área do desenvolvimento, a dona CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO, proprietária da usina açucareira de URUCÂNIA, quer aumentar a fábrica e incrementar a produção de açúcar, mas para isso precisará de mais energia elétrica. Assim, há um projeto de construir uma usina hidroelétrica aproveitando as quedas d’água da CACHOEIRA DO CAMPO, formada pelo rio PIRANGA, mas o senhor RESENDE COSTA, que é o chefe do IBAMA na região, quer embargar a obra, alegando impacto ambiental.
Com relação à justiça, recebemos um JUIZ DE FORA, chamado EWBANK DA CÂMARA; veio ocupar o lugar de BIAS FORTES que terminou seu mandato. Mas o CONSELHEIRO LAFAYETE, acompanhado de RAUL SOARES, pediu ao GOVERNADOR VALADARES para interceder junto ao PRESIDENTE BERNARDES para efetivar naquele cargo o SENADOR FIRMINO, que muito fez por nós. Este foi DESCOBERTO ainda novo, usando ALPERCATAS, quando em companhia do CORONEL PACHECO na famosa LAGOA DA PRATA, depois daquela GOIABEIRA e daquela árvore de JANAÚBA da fazenda POUSO ALEGRE, lá onde tem aquela VARGINHA, às margens do RIBEIRÃO VERMELHO. De moleque que era, tornou-se um homem sério e honesto, sendo de muito valor para a nossa causa.
Quanto à lagoa a que me referi, dizem que ela contém ÁGUA BOA, tanto que o Aleijadinho teria se curado dos seus males tomando banho nela, por isso passou a ser chamada de LAGOA SANTA. Dizem que um cego também lavou os olhos naquelas águas e voltou a enxergar, mas ele atribuiu esse milagre a SANTA LUZIA.
Outro dia encontrei o BETIM, a MARIA DA FÉ e a ALMENARA nadando nas ÁGUAS FORMOSAS da LAGOA DOURADA e lhe mandaram lembranças. A lagoa fica nas terras de PEDRO LEOPOLDO onde ainda há mais SETE LAGOAS. Avisam que partirão em viagem para ALÉM PARAÍBA no próximo feriado de SANTOS DUMONT. Também lhe mandam um grande abraço o DIOGO VASCONCELOS e o JACINTO.
Passo agora a lhe contar as fofocas: o FRANCISCO SÁ se desentendeu com o JOÃO PINHEIRO por causa daquela LAJINHA que faz o SALTO DA DIVISA das terras dos dois com as terras da MARIANA, às margens do Rio PARACATU... dizem que há ali muita MALACACHETA. A coisa andou quente... um deles, não sei qual, queria agredir o outro com um MACHADO! Ainda bem que o coronel MATEUS LEME chegou na hora e evitou o PATROCÍNIO de uma morte desnecessária e ainda promoveu a NOVA UNIÃO dos dois.
Os índios AIMORÉS, armados de ARCOS e flechas, tentaram invadir a reserva dos índios MAXACALIS por causa daquela reserva de JEQUITIBÁ existente no PÂNTANO DE SANTA CRUZ; felizmente foram contidos pelas tropas da Polícia FLORESTAL comandadas pelo MAJOR EZEQUIEL, evitando-se, assim, um massacre sem precedentes. Os presos foram levados para o QUARTEL GERAL.
E tem mais: o ELÓI MENDES me contou, confidencialmente, que o Dr. CARLOS CHAGAS está de caso com a CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS. A CÁSSIA, que é muito linguaruda, contou para a mulher dele, dona CRISTINA, que imediatamente pediu a separação e queria mudar-se para DIAMANTINA. A Dona MERCÊS, no entanto, muito benquista por todos, conseguiu convencê-la a não tomar essa medida EXTREMA e lhe propôs que aguardasse a chegada do seu primo, MARTINHO CAMPOS – que é um homem de mãos de FERROS – a fim de ouvir o seu conselho. Este achou que a missão seria ESPINOSA, mas ainda assim aceitou o desafio. Homem também ponderado, sugeriu ao marido que pedisse PERDÕES à sua esposa na presença do PADRE PARAÍSO; assim foi feito e tudo teve um BONFIM.
As imagens de Machado que ilustram este post foram todas extraídas do Google Imagens

Depois desta CONTAGEM dos fatos, damos graças a Nossa SENHORA DOS REMÉDIOS, SANTO ANTÔNIO DO AMPARO, SÃO JOÃO NEPOMUCENO, SANTO ANTÔNIO DO GRAMA e SÃO TIAGO, que têm sempre protegido a nossa família para que nossas lutas tenham sempre um BOM SUCESSO.
Terminando, receba um forte abraço do seu primo
MATIAS BARBOSA,
de ITAJUBÁ.
Comente, comente... comente... vou amar!


Beijo&Carinho,


Jussara






14 comentários:

  1. oi querida..
    adoro seus posts.. houve um tempo que eu tentava escrever mas ficou no passado... adoro literatura!
    morei em MG sabia??
    beijão
    http://meuemagrecimentoreal.blogspot.com.br
    @Denniblog

    ResponderExcluir
  2. Oii Jussara, que carta linda, uma bela homenagem as cidades mineiras pena que faltou o triangulo ai rsrsr minha cidade natal Uberlândia rsrs Mas ainda assim adorei ler, não conhecia! Bjoooss

    ResponderExcluir
  3. Olá,Jussara!
    Que bela viagem pelo nosso estado,amei.Bjo,Nena

    ResponderExcluir
  4. Pena mesmo que não se saiba o autor, de trabalho tão criativo! Divertido e instrutivo, pois fiquei sabendo da existência de tantas cidades...E ainda mais, me deu vontade de provar o café de Machado!
    Bjs,Ana

    ResponderExcluir
  5. Oi Jussara!
    Faltou Paraopeba, que fica depois de Sete Lagoas....

    ResponderExcluir
  6. OI TUDO BEM !!
    OI ADOREI SEU BLOG JÁ ESTOU SEGUINDO PODERIA POR GENTILEZA SEGUIR O MEU TAMBÉM , E CLICAR NO G+ . MEU BLOG É :- http://brechodosul.blogspot.com.br , VAI DAR UMA OLHADINHA SERÁ UM PRAZER EM RECEBER .
    OBRIGADA AGUARDO SUA GENTILEZA

    por gentileza me segue já estou te seguindo

    MARCIA REGINA - DESCULPE-ME A LETRA GRANDE MAS SOU DEFICIENTE ESPECIAL

    ResponderExcluir
  7. Woww... sensacional!!
    Haja criatividade mesmo... adorei!!
    Bjns, e um lindo findi!
    :)

    ResponderExcluir
  8. Viajei e não encontrei a minha cidade natal - acho que Muriaé não rima com nada...

    ResponderExcluir
  9. Adorei muita criatividade, uma vez eu fiz um carta para meu marido (na época namorado) com letras de músicas, mas ai é bem mais fácil.

    Eu Gélia Carvalho nasci em Contagem, mas morei mesmo em Paracatu, ja passei por Belo Horizonte depois de adulta, meu sonho em Minas fora Tiradentes é conhecer São Thomé das Letras e quiçá Ouro Preto encontrar. viche falta tempo e criatividade rsrs KKKKKKK

    bjs

    Gélia Carvalho

    ResponderExcluir
  10. Adorei a citação da minha cidade: ESPERA FELIZ. Caiu muito bem no texto.
    É de uma criatividade ímpar.

    ResponderExcluir
  11. Parabens pela citação muito bonita....

    Ainda Bem que minhas duas cidades estão ai..rsrsrs;;;; Arcos e Formiga

    Abração Jussara

    ResponderExcluir
  12. Obrigada aos que comentaram! Também fiquei feliz por achar no texto a minha cidade!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom, melhor ainda por que vc se lembrou de Juiz de Fora (onde nasci forçado pela prematuridade) e Lima Duarte, onde cresci e virei gente! Muito bom mesmo! Comprtilhei no Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de que tenha gostado, Marco Antônio. Espero que volte mais vezes!
      :)

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Volte sempre!