ABRIR AS JANELAS DO MUNDO

ABRIR AS JANELAS DO MUNDO
.
.
Uma ex-aluna me enviou a imagem abaixo, em que uma professora parece esboçar um cubo na lousa, mas acaba por desenhar uma janela. O que parecia ilustrar uma aula comum de geometria acaba por revelar o que deve ser o objetivo maior da educação: o de abrir as janelas do mundo depois de abertos os olhos e a mente.
.
.
.
.
.
.
Ao encaminhar a gravura por e-mail, Fabiana, a ex-aluna, escreveu mais ou menos assim: “Encontrei no Face e me lembrei de você; você foi assim para mim”. Fiquei emocionada. Entendo que ler o mundo de forma competente é essencial para o exercício pleno da vida; preocupei-me, assim, em capacitar meus alunos para as demandas da vida além das janelas da escola. Bom saber que acertei algumas vezes! Os retornos, quando acontecem, são gratificantes. Deve ter sido o que Jesus sentiu quando, depois de curar dez leprosos, um deles voltou para agradecer. Bom saber que, mesmo quando eu já não for, continuarei a existir através dos olhos daqueles que escolheram trilhar caminhos entrevistos pelas janelas que abri.
.
.
.
.
.
.

 

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Josiane Amoras
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Mafalda Brandão
.
.
.
Dreamstime
.
.
.
.
Beijo&Carinho,
.
.
.
.
.
Crédito da imagem em destaque, aqui.
Não consegui localizar a autoria das imagens que aparecem sem o referido crédito.
.
.
.
Compartilhe esta página as redes sociais:


23 thoughts on “ABRIR AS JANELAS DO MUNDO”

  • Jussara querida,

    Estive sumida e hoje, ao te revisitar, encontro estas tão belas janelas e esta gratidão tão terna desta tua aluna…
    Abrir janelas para o mundo…é a nossa missão como mestres e seres humanos, como pais, mães, tios e avós.É a nossa retribuição aos mestres que um dia abriram para nós estas mesmas janelas.

    Muito bela a tua postagem, amiga.Parabéns, minha querida!

    Bjsssssss,
    Leninha

  • QUE POSTAGEM LEGAL, COLEGA JUSSARA!!
    SE TODO MUNDO ABRISSE AS JANELAS DO CORAÇÃO, COM CERTEZA VIVERÍAMOS NUM MUNDO COM MAIS PAZ, AMOR E FRATERNIDADE. ENQUANTO ELAS ESTIVEREM ENTREABERTAS OU SIMPLESMENTE FECHADAS, MUITAS COISAS CONTINUARÃO, IMÓVEIS, NÃO SAIRÃO DO LUGAR…
    TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!! 🙂

  • Ju um professor queridíssimo que eu tive no colegial me disse a seguinte frase: "Professor só é valorizado quando é conveniente elogiar, mas o que cada um de nós quer é ter nosso esforço reconhecido DURANTE e LOGO APÓS CADA AULA DADA". Jards Nobre

    Acredito que o que a Fabiana fez foi o que todos os professores desejam. Saber que abriu janelas para o conhecimento e para o novo olhar.

    Você está de parabéns por ser essa pessoa maravilhosa e digna de todos os elogios.

    Beijo pesado de carinho!
    Um domingo cheio de coisas boas.
    Lorena Viana

  • Oi Jussara …

    Muito obrigada por seus comentários fico muito feliz com sua visita e mais ainda em saber que minhas postagens tem lhe feito bem.
    Saiba que admiro muito a maneira como você escreve suas histórias …
    você é uma poeta.

    Lendo seu texto acima procurei uma passagem na bíblia que diz

    E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
    2 Tessalonicenses 3:13.

    Tenho certeza que você abriu e ainda de abrir muitas janelas.

    Deus te abençõe
    Beijinhos

    A propósito você pode sim copiar o meu link-me fico grata .

  • Olá Fabiana!! Também sou professora, e é tão gratificante quando um aluno reconhece o esforço do nosso ensino e vem com esse tipo de demonstração que acabou de relatar!! Parabéns pelo seu blog, já estou te seguindo. Sandra

  • Oi Jussara!
    Obrigada pela visita, e que bom que gostou do blog!
    Seja bem vinda sempre!
    Muito bacana o seu post e o seu relato.
    Também não sou escritora, professora 🙂 mais me interesso por tudo que é bonito e inspirador.

    bjs, ótima semana e também fiquei por aqui!

    A Mi inventou a ideia dos posts de Natal, e me convidou, quando surgiu a #segundanatalina.

    Que bom que estão gostando!:)

  • Oi, Jussara!
    Também amo janelas e tenho 2 destas imagens como papel de parede no PC!

    O gadget para seguir por e-mail o AndreaGuimBlog não funciona! Já tentei instalar no blog várias vezes, mas ele desaparece depois de alguns dias, tal como o gadget de seguidores… Sinto muito.
    Beijins,
    Andrea

  • Oi Jussara, apreciei muito seu comentario no meu blog e vim te fazer uma visita. Adorei ja no primeiro post pois janelas são minhas imagens preferidas, por varias vezes tive oportunidade de comentar no meu blog minha admiraçao por essa imagem tanto vista do interior que se abre em moldura para o mundo, como vista de fora abrindo a imaginação pelos misterios do interior. Voce me lembrou minha professora do terceiro ano que numa aula me mandou ler um texto. Eu era muito timida, sentava no final da fila e não gostava de ser notada. Ao terminar a leitura ela disse as outras mais de quarenta alunas pois naquele tempo era um numero comum de alunos numa sala de aula, ela disse – voces deveriam se espelhar em sua colega, eis ai quem sabe o que esta lendo, ela nao se limita a falar o que esta escrito mas vai muito alem, ela viaja no texto, vive e transmite o que esta escrito – . Na epoca nao entendi muito bem mas a partir de então passei a ler tudo que me caia em mãos e dai vem meu amor pelos livros que me transformou no que sou hoje. Agradeço muito a essa professora que numa frase mudou minha postura perante a vida.
    Ahhh, aprendi a escrever tambem, eh que este micro não esta configurado para nossa lingua e não localizei a acentuaçao grafica.
    Estou te seguindo e colocando teu link no meu blog para voltar com mais tempo ver o blog todinho.
    Beijos
    Joana

  • Adoro janelas, são molduras para o mundo. Seu post foi mais um presente para o bom momento que estou vivendo. Tenho 2 alunas classificadas na Olimpíada de Língua Portuguesa, ajudei a abrir mais 2 janelas.
    Estou sem tempo para o blog (meu e dos outros), mas sempre que puder dou uma passadinha. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *