Muito mais que pedi

terça-feira, agosto 28, 2012 Jussara Neves Rezende 12 Comments


Eu devia ter uns catorze anos quando iniciei um caderno de pensamentos. Os primeiros foram recortados de umas revistas de palavras cruzadas que meus avós descartavam depois de terminarem o passatempo, outros copiados de livros lidos, recortados de revistas... Hoje tenho pelo menos uns cinco cadernos cheios de frases que de algum modo marcaram quem sou. Uma delas impressionou-me sobremaneira nessa impressionável fase de adolescer; tanto que nunca pude esquecê-la e vez por outra ela me cruza o pensamento:

Deus, meu, dá-me na vida apenas isto:
uma casa cheia de livros
e um jardim cheio de flores.
Ser-me-á bastante.

A clareza e a simplicidade do pedido, muito embora este envolva certa abundância (“cheia de...”, “cheia de...”) enterneceu-me. Livros e flores, casa e jardim. Confúcio, o sábio chinês a quem se atribui à frase, que viveu provavelmente entre os anos 551 a 479 a.C. – tão distante de mim, portanto, no espaço e no tempo – era, afinal, uma alma irmã da minha. Colei o retangulozinho de papel no caderno de pensamentos, transcrevi para outros cadernos a frase, copiei na lousa do colégio com giz colorido. Eu também não precisava de mais nada:
 
“Deus, meu, dá-me na vida apenas isto: uma casa cheia de livros...”


 
Google Imagens
 
“...e um jardim cheio de flores...”
 

Google Imagens
 
 “... Ser-me-á bastante.”

 Embora pouco se saiba sobre a vida de Confúcio, sabe-se que empreendeu longas viagens e atraiu discípulos em razão de sua sabedoria e elevado caráter. Como não deixou obra escrita, é difícil precisar o que teria sido mesmo pensado por ele e o que seria interpretação de seus seguidores, responsáveis por recolherem suas meditações. Sua filosofia, entretanto, exerce imensa influência sobre o pensamento e a mentalidade chinesa ainda hoje.


 
Confúcio sob a ótica de diferentes artistas
Google Imagens
 
Enquanto eu escrevia o pensamento do sábio chinês por todos os cantos, Deus sondava-me o coração e conhecia meu mais profundo desejo. Assim, ainda que minha casa e meu jardim não sejam esta imagem de sonho que encontrei na web, reúnem o que construí desde então: tenho a casa cheia de livros e o jardim cheio de flores. Meus mais preciosos tesouros, entretanto, são o meu mais profundo desejo (mal percebido no tempo em que me encantei com o pensamento de Confúcio) transformado, por Deus, em realidade:

 

 
Gabriel e Ângela, meus filhos



Comente, comente, comente... vou amar!
 
Beijo&Carinho,
 

Jussara


 

12 comentários:

  1. Bom dia Jussara!
    Venho acompanhando seu trabalho há bastante tempo pois adoro seus textos.
    Você teve um lindo adolescer guiada por este fabuloso pensamento e hoje você nos revela a concretização de tudo te motivou. Filhos lindos! Parabéns pelo post maravilhoso.
    Beijos cintilantes
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de pedido e foste atendida...Livros e filhos, tuas flores! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Uma mina de sentimentos em uma pessoa só...
    Você é especial querida, se na adolescência já tinha essa linha de pensamento, sabe valorizar desde cedo o que realmente tem valor.
    Seus filhos são belos. Linda fotografia, representa bem a irmandade.
    Beijinho especial.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  4. QUE POSTAGEM MAIS LITERALMENTE FAMÍLIA, COLEGA!!
    ADOREI TEUS COLÓQUIOS. SUPER LEGAL!!
    MEUS TRÊS BLOGS ESTÃO COM POSTAGENS NOVAS.
    VISITE-ME!!
    ABRAÇÃO PROCÊ!!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Jussara, eu tive tbém vários cadernos de pensamentos mas um dia descobri que minha mãe os lia e por rebeldia queimei tudo, hj me arrependo muito de te-los queimado, seria legal lembrar como eu pensei um dia! Adorei seu post! Bjooooosss

    ResponderExcluir
  6. Querida Jussara!
    Sei que já tem um tempinho que não passo por aqui,amiga, e peço-te novamente perdão pela minha ausência...Na verdade,adoro vir até este teu especial cantinho e me encantar com teus belos posts!Mas até por gostar tanto daqui,fico sempre esperando um momento mais tranquilo para ler e comentar por aqui...E como a correria do cotidiano é inimiga da tranquilidade,cá fico eu sonhando com esses "momentos de quietude e poesia"no decorrer de um dia agitado...Uma doce ilusão!
    Mas saiba,querida amiga, que tu me encantaste hoje (como sempre!) com a doce leveza e a profunda ternura deste teu belo post... Impossível não se emocionar com estas tuas lembranças carinhosas de menina moça, e os teus sonhos encantados que floresciam apaixonados entre livros e flores! E como se fosse uma miragem no espelho da existência, me vi também nesta tua imagem, às voltas com o mundo dos livros e o colorido de um gracioso jardim...Sonho que a menina que guardo em mim, também acalentava dentro da alma juvenil...Mesmo ainda não conhecendo na época este pensamento do sábio Confúncio e a força desta reflexão...
    E como você,também hoje já realizei de certa forma estes sonhos,com a casa rodeada de plantas e flores, e muitos livros se espalhando por todos os cômodos...Mas como um sonho bom sempre abre a porta para um outro, ainda cultivo outros novos sonhos na alma, com a família que ajudei a construir... Lindos e preciosos presentes de Deus,que começaram com livros e jardins...Milagres da vida!
    Linda foto dos teus meninos,amiga!
    Beijo carinhoso no teu doce coração!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  7. oiiiiii amiga, arranjei um tempo para vir lhe fazer uma visita diária ao seu belo espaço , desejar-lhe uma boa tarde, felicidades e tudo de bom..
    Se você quiser passa la no meu blog, seria um prazer ter-te por lá http://assombrado-mc.blogspot.com abraços

    ResponderExcluir
  8. Oie Ju!!
    Fiquei muito feliz com sua visita no Casa Com Decoração. Obrigada viu?
    Fiz novamente seu cadastramento para receber as atualizações.
    Por favor, vc receberá uma mensagem de verificação do FeedBurner para ativar a sua assinatura no "Casa Com Decoração". Quando clicar no link e responder a mensagem de verificação estará cadastrada.
    Quanquer problema é só me avisar.
    grande beijo!
    Regiane

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju,

    Com surpresa, percebi neste post outro ponto em comum entre nós: o gosto pelos pensamentos, rsrs. Na adolescência (um pouco depois, na verdade) eu cheguei a comprar um livro sobre o assunto, rsrs. É que encontrar uma frase que espelha algo de nós, ou registra a sabedoria de alguém é sempre tão bom, né?
    E o gosto pelos livros? Eu também os amo, tanto que foi com dor, que me desfiz de umas dez dúzias deles recentemente. Pois é, foram muitos mesmo! Mas preservei os mais amados e em breve pretendo fotografar a minha estante de livros "normais" para mostrar no blog, rsrs.
    Já o jardim é outra das minhas obsessões, apesar de estar apenas começando o cultivo de flores na casa nova.
    Ufa, já vou finalizar, antes que escreva um livreto, rsrs.

    Os seus filhos são lindos!


    Beijo e, desde já, bom fim de semana, querida.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo Jussara!! seus filhos são lindos, parabéns!
    bjs
    Cimara

    ResponderExcluir
  11. Já disse que amo seus posts, Jussara? Pois é, gosto tanto que me delicio lendo e relendo cada palavra. Também tenho um pouco de vc. Gosto muito de livros, desde a mais tenra idade. E flores....nem se fala. Tudo o que eu queria e também...a casa cheia de livros e um jardim imenso.
    Desde minha infancia, gosto de escrever pensamentos e mensagens. Tenho vários cadernos e pastas, os quais são minhas preciosodades. Gosto muito de coisas antigas, valorizo muito as coisas do passado, pois elas representam uma parte da minha história.
    Seus filhos são lindos, viu? Deus ilumine sua família!

    Bjos e feliz quinta-feira.

    Isabel Ramalho

    ResponderExcluir
  12. Jussara, como é bom ler suas palavras!!! Só de ler suas palavras, sentir o seu carinho por sua família (não esqueço o post da toalha pintada por sua mãe) fica fácil visualizar o seu sonho realizado, muitos livros e muitas flores!!! Tudo isso contribuiu para moldar esta pessoa tão cheia de qualidades!!!
    Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Volte sempre!