IBITIPOCA E O MAR DE MONTANHAS DE MINAS

IBITIPOCA E O MAR DE MONTANHAS DE MINAS
.
.
.
.
.
Ainda não fui, mas a Keilla, uma ex-aluna que compartilha meu amor pelas montanhas, falou maravilhas de Ibitipoca, povoado rústico, na Serra da Mantiqueira, ao qual se tem acesso através de 27 quilômetros de estrada ruim, morro acima, até alcançar o “Arraial” – como costumam chamar este distrito pertencente à cidade mineira de Lima Duarte – com suas ruas de terra e pedra, suas rodas de viola, fogueira e cachaça que tentam espantar o frio da Serra.
.
.
.
.
.
.
Como se abre para o Parque Estadual de Ibitipoca, uma das mais belas reservas naturais do país, apesar da rusticidade o povoado oferece conforto e boa mesa – o que não é de se estranhar em terras mineiras.
Há charmosas pousadas, bons restaurantes e barzinhos com programação musical.  Isso sem falar nos festivais de jazz e blues que acontecem, respectivamente, nos meses de julho e agosto, enchendo a Serra de acordes e turistas.
.
.
.
.
.
.
Não é aconselhável visitar Ibitipoca em épocas de feriados prolongados, pois o Parque tem um limite de visitantes por dia e às vezes acontece de o turista ser barrado e perder a viagem: as maiores belezas do lugar estão reunidas numa área de 1.488 hectares. 
A reserva fica a quatro quilômetros do Arraial e, segundo a Keilla, é “o” paraíso para quem ama montanhas. Numa altitude média de 1.500 metros, Ibitipoca guarda penhascos, grutas, paredões, mirantes, cachoeiras e riachos de águas avermelhadas.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Para quem gosta de caminhadas, as trilhas são sinalizadas e levam à paisagens deslumbrantes como a “Janela do Céu”: uma corredeira que segue por um cânion e termina em uma cachoeira que despenca de  um paredão de vinte metros.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
O trajeto até lá é puxado – sete horas de ida e volta – mas ninguém discorda que é compensador. Entretanto, há caminhadas menos forçadas que conduzem a cenários também encantadores como o Pico do Pião, a Gruta dos Viajantes, a Cachoeira dos Macacos, o Lago dos Espelhos…
.
.
.
.
.
.
…basta escolher a trilha, orientar-se pela sinalização e encher os olhos de beleza!
.
.
.
.
Beijo&Carinho,
.
.
.
.
.
A fotos que aparecem sem os créditos são cliques da minha ex-aluna, Keilla Petrin.
Crédito da imagem em destaque, aqui.
.
.
.
Compartilhe esta página as redes sociais:


19 thoughts on “IBITIPOCA E O MAR DE MONTANHAS DE MINAS”

  • Olá, Jussara! Tudo bem? Que saudades…
    Por coincidência, estava aqui na net (coisa que há um tempinho não faço), quando recebi seu email. Já li o post e estou sentindo-me lisonjeada por ter sido citada nele. Achei que ficou ótimo e as fotos parece que se destacaram ainda mais. Abraço!!

  • Olá Jussara, tudo bem?

    Obrigada pelo carinho de sempre…..

    Amei ver seu post, pois eu achei que já havia visto muitos lugares lindos nessa vida, mas suas fotos me surpreenderam, fiquei encantada com tudo, cada lugar maravilhoso. Cada dia que passa, vejo o quanto Deus é maravilhoso, ele oferece o melhor para nós, e a gente as vezes deixa isso passar despercebido.
    Fazer um passeio desses acredito que fica guardado para sempre em nossas mentes, quem sabe um dia eu consigo ir em um lugar assim, pois se eu tivesse a oportunidade, juro, não pensaria 2 vezes…

    BJS e ótimo final de semana….!!!!

  • NOSSA, COLEGA! ESSA CIDADE DE MINAS, NUNCA OUVI FALAR. AS IMAGENS SÃO LINDAS MESMO, PORÉM, EU SÓ TERIA CORAGEM DE PASSEAR NAS TRILHAS E FOTOGRAFAR.
    FICAR NA BEIRADINHA DA CACHOEIRA? ENTRAR NA ÁGUA FRIA? APRECIAR UMA GRANDE ALTURA? TÔ FORA!!
    SOCOOOOOOORRO!!! ISSO NÃO FAÇO DE JEITO NENHUM… NÃO SEI NADAR, NEM QUERO APRENDER… SÓ EM TOMAR CHUVA FRIA, JÁ ME DÁ CHOQUE TÉRMICO E PERCO O AR, É HORRÍVEL!! KKK
    MELHOR TERRA FIRME E A ÁGUA LÁ NO LUGAR DELA!! KKKK
    TENHA UM LINDO FINAL DE SEMANA, CONTERRÂNEA!!
    ABRAÇÃO PROCÊ!

  • Oi Jussara!
    Que lugar lindo! Nosso país é muito bonito e existem muitas e muitas cidades que a gente não conhece, que a TV nem menciona e que as pessoas precisam conhecer. Já morei em Minas, mais próximo da Bahia e infelizmente não pude conhecer muitas cidades de lá. Moro no Tocantins hoje e aqui é bem arborizado, tem muita água, muito bonito também.

  • Jussara,
    obrigada por sua visita e comentário no meu blog. Você sabe como nós, blogueiras, ficamos felizes com isso.

    A Serra da Mantiqueira é um paraíso bem falado. As fotos comprovam e faz aumentar a vontade de conhecer esse lugar!

    Vi que você é formada em Letras, tenho um blog sobre um trabalho social que faço na periferia de Goiânia. Se você interessar em conhecer e tiver alguma sugestão, tudo é bem vindo: http://bibliotecalerbom.blogspot.com.br

    Um ótimo final de semana!!

    Beijinhos :**
    Carol
    http://www.umblogsimples.com

  • Oi Jussara querida, tudo bem?

    Fiquei maravilhada com tanta beleza

    nesses lugares. Obrigada por nos

    mostrar tantas coisas lindas, e

    sempre explicando tudinho.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

  • Ola, Jussara,

    Finalmente encontrei nosso "elo perdido" (rsrs..)Keillinha GRANDE, melhor dizendo, Keilla Petrin. Tabalhamos juntos um bom tempo, tenho um enorme carinho por ela. A moça esteve lá sim:Ibitipoca.
    E de repente senti saudade da moça…

    Um abraço,

    Roberto

  • Eu também não conheço mas tenho uma prima que possui uma pousada nesta serra e sei que um dia ainda chego por lá. Obrigado pela visita e desculpe a minha ausência – ando sem tempo por causa dos problemas dos últimos tempos mas quero que saiba que sempre que aqui venho aproveito para ver até a última postagem.

  • Keilla, Ana Belli, Chica, Dona Gam, Cícera, Carolina, Adriana, Isabel, Maria, Regina, Ana Kroetz e Beatriz,

    Amigas, que coisa indescritivelmente boa tê-las como companhia! As blogueiras sabem como é descobrir que é possível ser amiga de verdade de quem você conhece apenas virtualmente. Já a Keilla sabe que é possível se manter amiga apesar da distância e do tempo. Obrigada pelo convite, Carol, apareço em breve por lá, viu? Beatriz, obrigada! Muito bom saber que aproveita minhas postagens!
    Carinho meu para todas vocês!

  • Roberto,
    resposta especial pra vc… rs
    A Keilla era nosso "elo perdido"? rs – Um elo querido… Õ menina gente boa! Eu vislumbro grandes conquistas na vida profissional dela – pois ela se dedica, ela AMA o que faz, ela merece. Trabalharam juntos, então? Coisa booaaa… Amei saber!
    Obrigada por estar sempre aqui. Fico tão feliz!

  • Texto bem escrito e lindas imagens!
    Moro em Juiz de Fora, próximo a Ibitipoca, e quando posso vou lá recarregar a bateria do espírito. Outro lugar maravilhoso para sentar e contemplar o mar de morros das Minas Gerais é São Tomé das Letras (ou São Thomé das Letras, como alguns dizem).

  • Uma das opções confortáveis para se hospedar em Ibitipoca são diversas casas, sítios e chalés para locação em temporadas e fins de semana. Os imóveis são mobiliados e equipados para receber famílias, grupos de amigos ou casais, oferecendo conforto, privacidade e liberdade de horários para o lazer, as refeições e as confraternizações.

    É só escolher o grupo, marcar data e fazer sua reserva antecipada:

    32 84056243

    ibitipoca.info@gmail.com

    Também informamos sobre passeios, guias, comércio, compra e venda de imóveis na serra e outros serviços de hospedagem em ibitipoca.

    Veja fotos de várias casas para fim de semana ou férias clicando no link abaixo:

    http://www.ibitipoca.net.br

    CASA IBITIPOCA MG PROMOTUR COMUNICAÇÃO E TURISMO – AGÊNCIA PROMOTORA DE TURISMO, DIVULGAÇÃO, INFORMAÇÃO E SERVIÇOS NA SERRA DE IBITIPOCA-MG

    Ibitipoca é dos lugares mais espetaculares para se usufruir de vistas panorâmicas maravilhosas, puríssimo ar em clima temperado das montanhas, águas milagrosas, curativas e magicamente energéticas, com mais de oitenta cachoeiras e piscinas naturais cristalinas, em meio a um colorido “lissérgico”, que inspira a “meditações e êxtases” – sem que sejam necessários aditivos químicos para isso. Além do mais, é servido por hotéis e pousadas das mais diversas, sendo várias delas em situações paradisíacas e com excelentes serviços, é só escolher bem – ao perfil de cada um que visite a Serra. Para quem prefere a liberdade de horários, e maior privacidade há também a opção de mais de 30 casas ou sítios para alugar com amigos e família – disque 32 84056243 ou 32 32818135 na Ibitipoca Central – Hospedagens e Informações.
    Na vila de Ibitipoca, à noite, sempre há bares e restaurantes abertos, com música ao vivo, e em algumas datas especiais apresentam-se festivais anuais de jazz(em julho), outros de rock(setembro), Blues(agosto) além de muitas festas.
    Ibitipoca é visitada por mais de 40.000 ecoturistas anualmente, vindo de cidades do Brasil e do Mundo, sendo que a maioria elogia, divulga e passa a frequentar.
    Fui um desses, e gostei tanto que resolvi um dia ficar e viver neste paraíso, encontrando a felicidade plena, que me faltava na grande cidade “maravilhosa” do Rio de Janeura, onde nasci e vivi, até escolher Ibitipoca como residência.
    A Serra de Ibitipoca, dentre outros lugares lindos do planeta, é muito atraente. Vale a pena vencer a preguiça para ver, conhecer e sentir o prazer que proporciona ao corpo, espírito e mente.
    E para quem vive e trabalha nas grandes cidades, Ibitipoca serve para renovar energias vitais necessárias a saúde!
    Saudações ibitipoquenses a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *