“MARINA”, DE CARLOS RUIZ ZÁFON – EXPERIÊNCIA DE LEITURA

“MARINA”, DE CARLOS RUIZ ZÁFON – EXPERIÊNCIA DE LEITURA

.

.

Álvaro de Campos começa um de seus poemas a afirmar: ” Estou cansado, é claro,/ Porque, a certa altura,/ a gente tem que estar cansado.”
Penso nesses versos para me desculpar pelo meu próprio cansaço e pelo ritmo lento em que pareço me mover em tudo que ultimamente faço. “Em que pareço”, enfatizo, pois na verdade ando numa correria louca que me rouba o fôlego e que nunca se mostra produtiva o bastante para que eu risque da lista de afazeres todos os itens selecionados para o dia.
Breve explicação (para um cansaço que se arrasta há tempos e que não seria fácil esclarecer aqui), mas necessária para justificar a demora do comentário sobre o livro Marina, de Carlos Ruiz Zafón, cuja leitura terminei há duas eternidades e sobre a qual só agora venho falar:
.
.
.
Edição brasileira
.
.
.
Zafón nasceu em Barcelona em 1964 e escreve há muitos anos, embora o reconhecimento internacional tenha vindo apenas em 2003 com a publicação de A Sombra do Vento, seu quinto romance. Reside em Los Angeles desde 1994 e é correspondente dos jornais espanhóis El País e La Vanguardia.  
.
.
.
Carlos Ruiz Zafón
.
.
.
Voltado para o público juvenil, El Príncipe de la Niebla, seu primeiro livro, recebeu um prêmio de literatura. As obras seguintes, El Palacio de la MediaNoche, Las Luces de Septiembre e Marina, nascidos também para atender o mesmo público, guardavam a secreta intenção do autor de se adequarem, afinal, a todos os leitores interessados. É o que acontece com Marina.
Nessa obra o leitor mergulha numa misteriosa investigação sobre a emaranhada história de um imigrante de Praga que fez fama e fortuna em Barcelona e cujo fim trágico, junto de sua bela esposa, é conhecido de toda cidade. Entretanto, cada capítulo apresenta novas personagens e novas pistas que vão aos poucos revelando que a verdade está muito distante da versão oficial.
Tudo começa quando Óscar Drai, 15 anos, estudante de um internato, entra em um antigo casarão, aparentemente abandonado, atraído pelo som de uma belíssima voz. Assustado com uma inesperada presença foge levando um relógio de bolso, muito antigo, que pegara, ao acaso, sobre uma mesa. Ao retornar à casa, dias depois, a fim de devolver o relógio, Óscar conhece Marina, uma jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora.
Aventurando-se por palacetes e estufas abandonadas, lutando com manequins vivos, sempre a se defrontar com o mesmo símbolo – uma mariposa negra – Óscar e Marina tentam desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério e vivem situações arrepiantes pelos cantos mais remotos da gótica e mágica Barcelona.
Não preciso dizer para quem já conhece A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo, que o clima de mistério é tão bem tecido que o leitor chega a ficar sem fôlego. Entretanto, o suspense sombrio é aliviado pelas belas frases construídas por Zafón, de poeticidade inquestionável, sem falar na paixão que se esboça entre Óscar e Marina e atravessa o misterioso romance que expõe suas personagens à vivência de experiências supremas na vida: o amor, a condição humana, a essência ou as facetas da verdade, os momentos de felicidade ou de dor.
Recomendo a todos! Muito bom!
.
.
.

 

Edição espanhola

 

Edição romena
.
.
.
.
.
.
Beijo&Carinho,
.
.
.
.
.
Compartilhe esta página as redes sociais:


22 thoughts on ““MARINA”, DE CARLOS RUIZ ZÁFON – EXPERIÊNCIA DE LEITURA”

  • BOM DIA, COLEGA!! NÃO CONHEÇO O AUTOR, MAS SE VOCÊ ESTÁ INDICANDO, DEVE SER BEM BACANA. SE UM DIA TIVER A OPORTUNIDADE DE LER ALGUMA DE SUAS OBRAS, COM CERTEZA LEMBRAREI-ME DESSA SUA INDICAÇÃO!
    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA,JUSSARA!!

  • Oi Jussara….
    Muito obrigada pelas visitas e pelo carinho de cada comentário seu….
    Seu blog é maravilhosoooooo…
    Dicas ótimas de leitura….lindoooo….Parabéns…
    Te aguardo mais vezes em meu blog, será uma alegria…..
    bjos carinhosos…Paula marins

  • Oi Jussara, antes de mais nada quero te agradecer pelas orações pra mamãe e pedir desculpas por só passar agora pra te agradecer, mas as coisas estão meio de pernas pro ar por aqui. Mas vai melhorar, eu creio!
    Quanto ao livro, fico até envergonhada de mim mesma, porque atualmente, só ando lendo blogs e revistas,kkk… livro que é bom, não tenho lido nadica de nada, mas obrigada pela dica. bjs

  • Será que algum dia vou conseguir ler o autor? baixei o primeiro capítulo de um de seus livros e não consegui ler. Eu lia e me esquecia do que tinha lido, o pensamento ia para outro lado.. um inferno. Uma amiga estava com ele na mão, embevecida e eu . neca.. Buá..estou perdendo alguma coisa muito legal.

  • DONA GAM – se tiver oportunidade, lei, sim. Estou certa de que vai gostar!

    GABRIELA – sim, vc já me falou sobre sua mãe! Diz pra ela deixar um comentário, se identificar!

    PAULA – realmente achei tudo muito lindo lá… e fico feliz que tenha gostado do minasdemim. Será sempre bom tê-la aqui, viu?

    ANITA – a verdade é que os blogs consomem muito do nosso tempo… mas já não sei viver sem eles… rs. Fico feliz que sua mãe esteja melhor. É hora de orar agradecendo por isso 😉

    ANGELA – se fosse vc eu insitiria… há frases tão poéticas que por si sós justificariam a leitura, mas o enredo em si é muito interessante, principalmente para mim que gosto um tanto de mistérios… rs

  • Oi Jussara, vim ver o minas de mim que não me sai mais rsrsrs, foi assim em um dos meus primeiros cometários lembra?
    Eu amo decoração, festas e tudo mais, mas estou adorando descobrir que há outros assuntos a serem abordados em blogs, aliás infinitos, hoje conheci o primeiro blog masculino e gostei muito..Estou envergonhada, este ano ja comprei 4 livros e não li nenhum!! houve um tempo quando me apaixonei pelos livro que lia 1 em 2/3 dias, ja li 1 inteirinho em 1 dia de descanso!! (era menor mas li) rsrs..
    Depois que eu ler os meus venho aqui, buscar orientação para leitura.

    Beijos e bom final de semana.

    Gélia Carvalho

  • Jussara,
    Uma delícia estar aqui, nesse espaço tão especial e bonito.
    Uma delícia também essa "experiência de leitura", que me permitiu chegar pertinho de Carlos Zafón e sua Marina. Excelente teu comentário sobre autor e obra.
    Grata pelo carinho da visita e um beijo!

  • Obrigado por ter enriquecido minha vida com a alegria da vossa presença.
    Gestos de amor, atenção e carinho faz ver quanto você é
    tão especial no geito de ser e como são bem-vindas as suas visitas.
    Agradeço a Deus pelo que conquistei até agora, mas peço a Ele para me dar sabedoria para conquistar muito mais.
    E saiba que assim como eu sempre pude contar com você, você pode contar sempre comigo.
    Um final de semana beijos no seu coração.
    Carinhosamente:Evanir…

  • Oi Jussara,só hoje entrei no blog. Estava sem net. Eu comprei o brinco na loja Beco,é uma loja só de acessórios. Não sei se por ai tem?
    Dica bacana essa de leitura. Estou lendo A Cabana,só agora me interessei em ler esse livro. Comprei faz tempo.estou gostando muito.
    Bom fim de semana.
    bjks.

  • Jussara,

    Desculpe-me adentrar no universo das Luluzinhas. (rsrs…) (Estou ficando inibido. Rs…) Brincadeiras à parte, gostaria de parabenizá-la por mais uma bela resenha. Bendito seja o teu tempo de leitura!

    Um abraço,

    Roberto

  • Toda essa história de ler todos os livros que eu achasse interessantes é cada vez mais uma utopia na minha vida… mal e mal consigo tempo pra reler meu próprio blog, a procura de erros grotescos! =/

  • Ju, o importante é seguir devagar e sempre. A frase é 'lugar comum' mas é verdadeira. Mesmo postando menos você não esquece seus leitores e sempre nos presenteia com suas análises literárias.
    Grande abraço.

  • Ju querida! Saudade do seu cantinho, toda vida que entro aqui me sinto uma distancia aproximada de você… se existe esse termo, não sei, mas é assim que sinto!
    Minha vida tem sido assim, uma correria, hoje tive que parar, meu corpo e mente estão cansado, pedindo colo.
    Também sinto que faço tanto, mas que pareço fazer nada, tudo anda lento.
    Amiga querida da blogosfera, confesso que ando sem tempo para minhas leituras, lembro que adoro ler ao me deitar e aos fim de semana, parece que minha mente relaxa… então já anotei algumas dicas, para quando tiver nos conformes, eu quero obter Marina.
    Maravilhosa e abençoada semana…
    Lorena Viana

  • Oi, Jussara!!!

    Vim bem rapidinho pra te dizer que tem outro "presente" pra você no meu blog.

    Tô sempre te indicando pra essas coisas porque admiro mesmo teu blog! rsrsrsr
    E como o pessoal dos blogs tem essa "cultura" de repassar selinhos e derivados, eu procuro participar! hehehehe
    Espero que não fique abusivo!

  • GÉLIA – Eu também já li muito mais do que leio hoje. A vida apresenta muitas solicitações e mulher, já viu, né?, tem mania de dar conta de tudo! Venha, sim, sempre que puder, será muito bom tê-la sempre aqui!

    CIBELI – Vou, sim, Cibeli. Será um prazer. Que bom que gostou do minasdemim! Vou esperar novas visitas suas, viu?

    HELENA – Sem mais palavras, Helena: obrigada!

    EVANIR – Obrigada, Evanir! Irei visitá-la novamente em breve!

    CRISTIANE – Eu li A CABANA e gostei muito. Li também outro livro que apenas criticou A CABANA e seu autor – mas não me convenceu… rs. Obrigada pela atenção, viu?

    MARIA – Sou eu quem agradece, Maria, sua presença aqui. Seus posts sempre me inspiram!

    ROBERTO – Tenho muitas leitoras, mas os leitores são esperados, ainda mais quando são especiais como você.

    SHELL – Como te entendo! Eu vou selecionando o que quero ler numa pasta, ou compro e vou formando pilhas e pilhas… compro num ritmo bem mais acelerado que o da minha leitura, infelizmente.

    CHICA – Obrigada, querida. Que bom que pensa assim. Também me sinto muito bem no “Sementinhas” 😉

    SILMARA – Obrigada pela amizade e carinho!

    BEATRIZ – Que bom que gostou da dica! É tão bom tê-la aqui!

    LORENA – Querida, é normal não ter tempo agora que vc tem uma garotinha para cuidar. Logo vc retoma seus hábitos e vai adorar MARINA, tenho certeza!

    DANI – Nossa, Dani, eu também amo!

    ANINHA – Abusivo nada, Aninha. Eu fico toda feliz por vc se lembrar de mim! Obrigada!

    PRISCILA – Obrigada, querida! Se tiver oportunidade, leia mesmo, vai gostar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *