UMA PALAVRA SOBRE A ANSIEDADE

UMA PALAVRA SOBRE A ANSIEDADE
.

.

A Bíblia diz que “Moisés era mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra”. Leio e mais uma vez admiro Moisés, esse homem cujas obras foram acompanhadas de estupendas maravilhas e que falava “boca a boca” com Deus.

Quero para mim essa mansidão de Moisés, tão difícil nos dias que vivemos, quando “a ansiedade nos corrói e abate”.
.
.
.
.
Já ouvi dizer que “toda ansiedade é pecado” porque implica em falta de fé. Concordo em parte: creio que uma pitada de ansiedade é normal e até saudável, uma espécie de mecanismo de defesa em relação aos reveses da vida. Por outro lado, se a ansiedade me paralisa, se fico ansiosa quanto ao menor passo a dar em seguida, é bem possível que de fato eu não esteja plenamente confiante de que Deus estará comigo. Talvez seja por isso que no seu célebre Sermão do Monte Jesus Cristo condenou tão enfaticamente a ansiedade. “Não andeis ansiosos pela vossa vida”, disse Ele, “nem quanto ao que haveis de comer ou beber, nem quanto ao que haveis de vestir”. Além disso, disse que a ansiedade é inútil porque por mais ansiosa que uma pessoa esteja ela não pode acrescentar nem um centímetro ao curso de sua vida.
Foi por causa da ansiedade que o povo hebreu, quando ainda escravo no Egito, não quis atender à palavra libertadora de Deus trazida por Moisés. Por causa da “dura escravidão” o espírito do povo estava aflito, inquieto, incerto quanto ao que fazer a seguir. Moisés, porém, estava tranquilo quanto ao que deveria ser feito porque falara com Deus.
Sim, quero para mim o espírito “mui manso” de Moisés. Quando Deus disse a Moisés que subisse ao monte e ali ficasse porque ali lhe daria a lei e os mandamentos para o povo, Moisés não pestanejou: “levantou-se e subiu ao monte”.
.
.
Monte Sinai, onde Deus falou com Moisés
.
.
Quando Moisés subiu, “uma nuvem cobriu o monte e a glória do Senhor pousou sobre o monte Sinai”. Essa nuvem esteve ali por seis dias e só “ao sétimo dia, do meio da nuvem o Senhor chamou Moisés”.
.
.
.
.
Se eu estivesse no lugar de Moisés provavelmente teria enfartado, me descabelado, chorado sozinha: “Eu aqui, no meio desta neblina, e o Senhor não aparece?… Ahh… vou ficar só mais quinze minutos!”.
.
.
.
.
Se Moisés se entregasse à ansiedade, poderia se angustiar nessa semana de silêncio no monte. Poderia pensar: “E agora, o que faço no alto deste monte, completamente só, já que o Senhor não aparece?”. Mas seu espírito “mui manso” confiou em Deus e esperou calmamente n’Ele, docemente envolvido por glória e nuvem. Quando desceu, depois de quarenta dias e quarenta noites, “seu rosto brilhava”.
Quero para mim o espírito manso de Moisés e a graça de deixar-me envolver pela nuvem de Deus, seu brilho e glória. Que seja assim para mim e para você.
.
.
.
.
.
Beijo&Carinho,
.
.
.
.
.

Referências bíblicas feitas neste texto: 

Êxodo 6: 9; 24: 12-18; 34:29;

Números 12:3-8;

Provérbios 12:25 e

Mateus 6:25-27

.

.

Crédito da imagem em destaque, aqui.
.
.
.

 

Compartilhe esta página as redes sociais:


14 thoughts on “UMA PALAVRA SOBRE A ANSIEDADE”

  • Ei JU…Excelente este texto. Já não é à toa que Deus enviou Moisés, e não nós duas, rsrsrs, eu também não ficaria por lá…
    Ansiedade…Quem não a tem?????Até hoje não conheci uma pessoa que não tenha ansiedade, uns mais outros menos,mas tem.
    Creio, que quando não existir mais ansiedade em nossa existência, talvez já tenhamos completado nossa missão por aqui.
    Adorei o texto.
    Obrigada por compartilhar coisas tão lindas.
    Bjins doces.
    Marcinha

  • Jussara: muito bom o texto e quanta verdade! E não que Moisés fosse um "superhomem"… ele apenas confiava mais que nós!!! Eu penso que, muitas vezes, nossa confiança está alicerçada em 'evidências' e Deus "escreve tão certo por linhas tortas"! E nós teimamos em ver apenas as 'linhas tortas'… Penso que uma das causas da ansiedade é bem essa: confiamos, sim, mas queremos ver resultados. Ô cérebro exigente esse que temos! Confiar, como Moisés, requer ser 'deixada nas águas' de confiança total, como o bebê no útero materno:confio! e pronto! Mas não é fácil, não! Depois que o cordão é cortado e enfrentamos esse mundão de coisas diferentes, confusas etc. e passamos a confiar em nossos conhecimentos, aiaiaiai! Mas, o Senhor sabe: a nosso jeito, nós confiamos!!
    Um abraço grande! Meu afeto e obrigada pela lição de confiança. 'Sor' Pilar

  • "Sor Pilar", amei seu comentário e a relação que faz entre a confiança que deveríamos ter em Deus e o bebê no útero da mãe. Como realmente não é fácil – e aí também gostei da relação com o cordão umbilical cortado – é maravilhoso saber que o Senhor sabe que, ao nosso modo, nós confiamos.
    Obrigada por esse comentário tão sensato e tão confiante.
    A "lição" foi para mim. Minha filha se mudou hoje para São Paulo… escrevi o texto para acalmar meu coração inquieto.
    Abraço!

  • Amém!! Não é preciso dizer mais nada sobre o post.
    Sobre os links que coloco no blog resumindo os assuntos, eu faço isso porque me sinto perdida em alguns blogs, então tento localizar meus leitores. Mesmo porque quem não tem blog, sente dificuldade em entender o mecanismo das postagens. Mas estou aprendendo ainda, meu blog tem só um ano e meio. Bjos

  • Oi Jussara, amei o texto, bem escrito, harmonizando citações bíblicas com seu jeitinho gostoso de dizer as coisas. Ficou perfeito! Destaco este texto: "Quero para mim o espírito manso de Moisés e a graça de deixar-me envolver pela nuvem de Deus, seu brilho e glória. Que seja assim para mim e para você."
    Estou vivendo um período de ansiedade, rs, e o texto veio a calhar. Deixo um beijo no seu coração, amiga, e mil sorrisos na sua alma.

  • Jussara, minha querida!

    Como vai vc? Espero que tudo esteja azul, azul!
    Que Post mais oportuno… Realmente amei! Pra mim caiu como uma luva, estava mesmo precisando dessa leitura. Obrigada, hein?!
    Queria também te agradecer a visita, és sempre um grande prazer receber seus comentarios.
    Uma semana abençoada pra vc e sua familia.
    Gros bisous
    Joanna

    Aqui o post sobre "meia noite em Paris"

    http://mapetitelima01.blogspot.com/2012/01/meia-noite-em-paris.html

  • Oi Jussara, como vai querida? Brigada pelo carinho de sempre. E sim, nao vejo a hora da primavera chegar e esse frio horroso acabar! Muito oportuno esse post sobre ansiedade. Falou comigo, pode acreditar!
    Entao Jussara, eu tambem nao falo frances, mas olha, isso nao eh um obstaculo para visitar Paris, pois tem TANTOS estrangeiros la (a maioria turistas), que vc pode identificar brasileiros facilmente. E quase tudo esta traduzido pro ingles.
    E sim, os parisienses nao sao as pessoas mais simpaticas do mundo. Mas fazer o que? Eu amo Paris (mais como icone do que a propria cidade), mas amo muito mais o interior da Franca. Vou postar mais fotos em breve.
    Abs!

  • Oi, querida! Fiquei um pouco sumida né? Correndo contra o tempo, programando um viagem para me refurgiar nesses dias de carnaval. Também meu esposo, tem um hobby que é tocar. A banda que ele toca, foi convidada por um festival e eles se apresentarão quinta-feira. Estou dando uma força a eles. Já viu que meu tempo foi reduzido.
    Mais hoje tive um tempinho, coloquei algumas pedências em dia e cá estou, visitando as pessoas queridas.
    E quando li, linha por linha… falando o que ando sentindo nesses últimos dias! Ansiedade.
    Estou correndo contra o tempo, tentando alimentar meu espírito de sentimentos amáveis e bons resultados.
    Mas vou tentar dá uma pausa, andar despreocupada, exercita minha mente para que a ansiedade saia de mim!
    Saudades desse cantinho que tanto adoro.
    Beijinhos cheio de afeto.
    Dias carregado de boas vibrações.
    Lorena Viana
    pequena-prendiz.blogspot.com

  • Olá, Jussara,

    Eis aí um assunto no qual eu tenho pensado muito, nos últimos dias: fé X ansiedade. Cheguei à conclusão que o grande problema da gente, ou o meu, pelo menos, é justamente o perseverar na fé, mantendo a quietude e a boa expectativa, nos tempos de turbulência.
    Então eu tenho procurado me lembrar sempre de um outro versículo, aquele que diz: "aquietai vos e sabei que eu sou Deus".

    Beijoca!

  • Marlete, Joanna, Dene, Lorena e Marly: meninas… eu escrevi esse texto para acalmar meu coração que estava super ansioso… e não é que descubro que há muita gente ansiosa pelo mundo afora? Infelizmente! Mas se meu texto ajudar alguém, um pouquinho que seja, já terá cumprido sua missão.
    Obrigada pelo carinho de vocês comigo e com meus escritos. É uma prazer tê-las aqui!
    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *