SOPA DE FEIJÃO PRETO COM ABÓBORA

SOPA DE FEIJÃO PRETO COM ABÓBORA
.
.
Sempre que uma receita passa pela “Cozinha experimental da Jussara”, observo atentamente as reações dos que compartilham comigo as refeições. Mais tarde as observações que eles tecem passam a integrar as margens dos meus cadernos – preciosas considerações que irão me animar, ou não, a repetir a receita numa outra oportunidade.
.
.
.
.
Os comentários mais originais, entretanto, são sempre do meu filho. Gabriel é o dono das frases mais curiosas que margeiam meus registros culinários: “Quando vamos repetir?”, “Beira a perfeição” e “Entrou para os anais da família” são algumas das pérolas que ele cria espontaneamente, do nada, num bom humor que caracteriza o seu jeito de ser.
Como a chuva trouxe um friozinho gostoso e considerando os elogios que esta sopa recebe sempre que é produzida, resolvi compartilhá-la aqui. É muito fácil de preparar e tem um “Delícia!” registrado na margem. Este não é um dos comentários típicos do Gabriel; parece antes o consenso geral sobre o prato. Se por aí a chuva também espantou o calorão, aproveite para fazer.
.
.
SOPA DE FEIJÃO-PRETO COM ABÓBORA.
.
.
INGREDIENTES.
.
1 xícara (chá) de feijão-preto
4 xícaras (chá) de água
2 tabletes de caldo de carne
2 xícaras (chá) de abóbora madura picada
Sal e pimenta a gosto
1 cebola média cortada em rodelas
1 colher (sopa) de extrato de tomate (ou de catchup) dissolvido em 1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de margarina.
.
.
PARA DECORAR.
.
1 ovo bem cozido cortado em rodelas ou
100 gramas de bacon frito aos quadradinhos ou
2 colheres de salsinha bem picada
.
.
.
MODO DE FAZER
.
.
Coloque numa panela de pressão o feijão limpo, lavado e escorrido, acrescente a água e cozinhe em fogo alto por 30 minutos. Retire do fogo, deixe sair a pressão e abra a panela para acrescentar os 2 tabletes de caldo de carne e a abóbora picada. Cozinhe por mais 10 minutos (já sem a pressão; acrescente um pouco de água, se necessário). Verifique o tempero e acrescente sal e pimenta a gosto. Junte a cebola e o extrato de tomate (ou catchup) dissolvido na água e deixe ferver por 15 minutos ou até a abóbora ficar macia.
Tire a sopa do fogo e bata no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Caso fique muito espessa, junte mais um pouco de caldo de carne. Volte a sopa ao fogo e deixe aquecer novamente. Acrescente a margarina e misture bem.
Tire do fogo, coloque numa sopeira previamente aquecida – ou em bowls individuais – e decore com rodelas de ovo, ou com quadradinhos de bacon fritos ou com salsinha picada. Sirva em seguida.
.
.
.
.
Rendimento: Serve 5 bowls bem servidos.
.
.
.
Como diriam os franceses, “bon appétit”, ou como dizemos por aqui… “passa vontade nãooo”… rs
.
.
.
Beijo&Carinho,
.
.
.
.
Crédito da imagem em destaque, aqui.
.
.
.
Compartilhe esta página as redes sociais:


25 thoughts on “SOPA DE FEIJÃO PRETO COM ABÓBORA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *