Outro “causo” mineiro

Outro “causo” mineiro
Já comentei aqui o fato de o mineiro gostar de estórias. Estórias com “e” – para significar que não têm a pretensão de “história”, mas que se assumem como “causos”, como contos que se narram ao pé do fogão enquanto se toma um belo gole, quentinho, de café.

Como no “causo” anterior que publiquei, desconheço a autoria deste, bem como da imagem que o acompanha. Recebi-o ontem, por e-mail, e quis compartilhar “causo” e mineirice com você:
MINEIRO NÃO MENTE
Um mineiro, lá de Curvelo, tinha doze filhos.  Precisava sair da casa onde morava – que havia ficado pequena para tanta criança – e alugar outra. Não conseguia contrato de aluguel, no entanto, por causa do “monte” de filhos. Quando dizia que tinha doze crianças já ninguém queria alugar por saber que a criançada iria destruir a casa. Mentir, dizendo que não tinha filhos, ele nem cogitava, porque mineiro que é mineiro não mente.  Ele estava entrando em desespero quando teve uma ideia: mandou a mulher passear no cemitério com onze filhos; pegou o filho que sobrou e foi ver casas junto com o agente da imobiliária. Como era bastante espaçosa a casa pela qual se interessou, o corretor quis saber quantos filhos ele tinha. Respondeu que tinha doze.  – Mas onde estão os outros? – perguntou o agente imobiliário, ao que o mineiro respondeu com um ar indecifrável – meio triste, meio cansado, meio ansioso: – “Tão” no cemitério, junto com a mãe deles.  Mineiro que é mineiro de verdade é, “debaixo do quieto”, muito inteligente e sabe a importância de escolher as palavras certas ao “prosear”. Foi assim que ele conseguiu alugar a casa, sem precisar mentir.
                                                                                                         (Adaptado por mim)
 Família mineira – foto em circulação na Web
Abraço! Bom temais tê-lo(a) aqui!


18 thoughts on “Outro “causo” mineiro”

  • Está difícil comentar seu blog hj, acredito que seja por que minha internet anda muito temperamental, mas queria agradecer pelas dicas para aperfeiçoar minha mineirice.
    Observei que no designer de seu blog há dentes-de-leão e, incrivelmente, há uns dias, sempre tem alguns fiapinhos vindo em minha direção nos mais variados lugares que me encontro. Estava encabulada, por causa da lenda de um amor distante que o soprara para descobrir a direção de sua amada, mas agora descobri que devem vir do seu blog. Obrigada pelos momentos de ilusão que vivi! Porém estou contente de descobrir de onde vieram.
    Abraço, Jussara

    aaaaaaa, hoje postei o seguinte no facebook: nusssss não consigo sair do blog da Jussara: http://www.minasdemim.blogspot.com/
    (meus amigos com certeza também vão viciar!!!)

  • Oi Jussara, tudo bem? Passando pra conhecer seu blog.

    Quando tiver um tempinho, conheça meu cantinho!

    Aproveito para desejar um lindo 2012, repleto de realizações!

    Beijinhos
    Daia
    http//realizandoumsonhoembh.blogspot.com
    Twitter: @rsonhoembh

  • Vim aqui te visitar, agradecer o carinho dos elogios lá no blog…Não sou mineira, mas acho que pela paixão pelos causos, deveria ser…Já me senti à vontade, imaginei o gosto do café tomado na caneca e fui lendo o causo…Pena que já terminou a sessão de hoje! Eu volto para a próxima…Inté!
    Jussara, que 2012 chegue repleto de bençãos de amor, paz e muita saúde!
    Bjnhos,Ana

  • Que a o suave perfume de Jesus, perfume de paz, amor,
    harmonia e a eterna esperança no novo Novo .
    Inspirado, como fundamento de uma sociedade nova, com Justiça e amor
    onde não haja descrinações entre povos de Nações.
    Onde a crianças e idosos encontre respeito numa
    socidade menos corrupita e injusta.
    Que o Mundo seja de todos as cores da primavera
    que todos possam beber do mel extraído do néctar das flores.
    Que a paz de jesus reine em seu coração e que 2012 seja um ano de intensa paz .
    Um carinhoso Beijo meu eterno carinho.
    Vou contar com você em 2012
    Eu vou continuar seguindo e te amando.
    Com carinho.
    Evanir.

  • Que comentário mais poético, Fabiana! Só podia vir de vc! Mas olha… não sei se os fiapinhos de dente-de-leão escaparam aqui do blog, mas torço para que a lenda – que eu não conhecia – seja a verdadeira responsável…
    Nusss… tô chique demais com esse seu post no facebook! Tenho certeza que seus amigos (que além de amigos devem ser também super fãs seus – pois seu espírito de liderença é invejável (para o bem)-aparecerão tb por aqui… conselho seu… visita minha 😉
    Obrigada pelo carinho e pelo post poético!
    Abraço!

  • …rsrs… UAI!! …o mundo é dos espertos!!
    É ou não é, Jussara??

    (Mineirinha, beijos no teu coração!Que 2012 seja repleto de bençãos e realizações!)

    Adorei tua visita e comentário no meu conto postado no Recanto das Letras. Volte sempreque você quiser!

  • Olá, Flávio, posso chamá-lo assim? A Mara havia me dito que vc era diácono… agora é Padre? Seja como for… continua poeta – poético o seu comentário que muito me encantou.
    Obrigada pela visita, pela leitura atenta, pelo comentário.
    Volte sempre! Será sempre bem vindo.
    Amanhã tenho um post especial sobre a virada do ano…
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *